Endurance ... no final tudo se resume a endurance

Alguns anos atrás um primo meu que era oficial do exército passou em uma rigorosa seleção interna para iniciar o treinamento para um grupamento de forças especiais. "Sabe aqueles filmes de guerra que no começo mostram os soldados passando por aqueles treinamentos puxadíssimos, é daquele jeito mesmo, todos os dias, mas é preciso ter endurance", me disse uma vez.

Encontrado no dicionário: inglês > português.

  • endurance [ɪn’dʋrəns] [US] ouvir
    • noun
      • paciência
      • duração
      • tolerância
      • persistência
      • resistência
      • demora
      • sofrimento
Como vocês podem ver, não há uma única palavra em português que encerre exatamente o que a palavra inglesa endurance quer dizer. De qualquer modo fica claro que nós, concurseiros, precisamos ter muita endurance para enfrentar a guerra dos concursos públicos, muita mesmo, especialmente nas segundas-feiras. Explico.

Começar a semana sob a perspectiva de continuar estudando, continuar se preparando para provas, continuar persistindo, continuar deixando para trás as derrotas e só olhar para frente, para os novos desafios depende de muita endurance.

Endurance não é vendida em hipermercados dentro de caixas bonitas de cores reluzentes, nem pode ser adquirida pela Internet. Seus pais não podem lhe dar endurance de presente, nem ninguém pode tomá-la de você. E endurance é criada pelo próprio concurseiros no âmago de seu espírito, todos os dias, todos os minutos.

Afinal, quem precisa de endurance quando tudo está correndo as mil maravilhas, quando todos os nossos planos se realizam, quando as coisas estão indo bem, vivemos uma época de alegrias, realizações, vitórias? Ninguém precisa mais disso nessas épocas do que precisa de um antigripal quando não se tem gripe ou de uma blusa de lã no verão.

Precisamos de endurance quando as coisas não vão tão bem quanto gostaríamos que estivessem, quando temos de lutar, temos de fazer por merecer, temos de treinar, lutar, treinar novamente, quando temos de deixar as derrotas para trás, esquecer a dor do treinamento, da luta, da perda, quando temos de prosseguir, e prosseguir, e prosseguir.

Somente concurseiros sérios necessitam de endurance, enquanto falsos concurseiros precisam apenas de sorte.

Resumo da ópera - Essa é uma daquelas segundas-feiras bravas? Você acordou e deu aquele suspiro enquanto pensava "lá vamos nós de novo"? Então, concurseiro, hoje você precisa ter endurance, o resto é fácil.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



2 Response to "Endurance ... no final tudo se resume a endurance"

  1. Pablo says:

    É, para encarar uma segunda-feira de manhã, tem que ter endurance mesmo.

    Claro que um artigo desse merece uma divulgação no Twitter!!!!

    Muito Bom!!!!
    Minha segunda já está melhor!!!!
    @fahtim

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards