Por que ainda não passei?

Quantas vezes já ouvi essa pergunta? Impossível saber. Acho que é a dúvida que mais assola os concurseiros de todo o nosso País e, até mesmo do mundo. Por que ainda não passei?

Eu mesmo já fiz esta pergunta. Já obtive as mais diversas respostas também; algumas mais sinceras que outras. Mas algo que sem dúvida nenhuma derruba a maioria dos concursos é uma coisinha chamada EGO.

Vejamos o que o nosso bom e velho dicionário diz sobre esta palavra:

sm (lat ego) Psicol Experiência que o indivíduo possui de si mesmo, ou concepção que faz de sua personalidade; em psicanálise, apenas a parte da pessoa em contato direto com a realidade, e cujas funções são a comprovação e a aceitação dessa realidade”.

Mas o que o ego tem a ver com concursos? Tudo. O ego é, como dito ali, uma visão ou o conceito que uma pessoa tem sobre si mesma. Como tudo em nossa vida, muitas vezes o indivíduo detém uma imagem deturpada de si próprio. Para melhor entender a realidade dos concurseiros vamos à três classes de candidatos que se destacam:

1) O falso concurseiro. Este é velho conhecido dos leitores deste Blog. Geralmente, este tipo de candidato tem aquela idéia fixa de que é possível passar em concurso sem estudar. Da mesma forma, é possível também você ganhar sozinho o prêmio acumulado da mega sena sem precisar burlar o sistema. O ego deste concurseiro o cega tanto que ele se acha totalmente capaz de ser aprovado dentro das vagas sem se esforçar. A gente sabe, é claro, o final da história, regra geral. A pessoa “estuda” uma semana antes e faz a prova daquele jeito jogado. Reprovação, friso, em regra.

2) O concurseiro preguiçoso. O ego desta pessoa é um pouco menor, mas atrapalha do mesmo jeito. Este é o tipo de candidato que pega o edital e começa a analisar um certo assunto e o acha fácil, o qual não é preciso estudar. Parecido com o falso concurseiro, mas se difere daquele, porque este pelo menos pega uma apostila ruim para dar uma lida um mês e meio antes da prova. Tem preguiça de estudar mais do que três horas por dia, preguiça de ir até à biblioteca. Assim, geralmente ao estudar em casa não consegue vencer os confortos do lar (tevê, Internet, cama).

3) O concurseiro orgulhoso. Como já disseram várias vezes o pior cego é aquele que não quer ver. Esse se esforça muito mais que o preguiçoso, mas não é suficientemente sincero consigo mesmo. Logo depois da prova sabe que poderia ter estudado mais, poderia ter feito ajustes no planejamento para que aquelas horas que atrasaram pudessem ter sido cumpridas, ao invés de esticar o papo um pouco mais com aquele amigo ou amigo no MSN. Ele sabe exatamente o porquê de não ter ido tão bem, mas é orgulhoso o bastante para admitir o erro.

A pergunta do título geralmente quem faz mais é o terceiro tipo de candidato: aquele que se esforça, mas ao final não é suficientemente sincero para dizer a si mesmo onde ele errou. Tomo como exemplo o meu: sempre resisti fazer exercícios para estudar. Nunca os fazia; me fixava totalmente na doutrina e na lei seca. E toda vez que terminava uma prova batia aquele sentimento de ter faltado algo; e é claro que eu sabia: a resolução de exercícios. Enquanto não me conscientizei de que deveria mudar e melhorar não obtinha melhora em meu rendimento. Foi aí que finalmente venci o meu EGO e mudei. Não me arrependo. Hoje sou viciado em exercícios (risos).

Resumo da ópera - O EGO pode ser o seu maior inimigo na luta para concursos públicos. Não deixe que um orgulho infantil e o medo da mudança te derrotar. Pode ser que aquele sentimento de não evoluir na prova seja simplesmente em virtude do seu EGO exaltado. Que tal aproveitar para refletir e ser sincero consigo mesmo na busca pela sua vitória pessoal? Garanto que você não vai se arrepender.

Jerry Lima, um Concurseiro Profissional

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


5 Response to "Por que ainda não passei?"

  1. Jenny says:

    Caro editor de "Concurseiro Solitário", eu gostaria de sugerir alguns temas para serem abordados no blog. Como eu faço?! Vcs tem algum e-mail?

    Pablo says:

    Puxa, estou lutando para sair categoria 3: "concurseiro orgulhoso".

    Raquel says:

    Olá, Jenny. Nosso e-mail é concurseirosolitario@gmail.com. Será um prazer receber suas sugestões.

    Raquel Monteiro
    Concurseiro Solitário

    Fadinha RJ says:

    Cara quando li a categoria 3, pensei que estivesse me descrevendo.
    Adoro esse blog, reflito muito sobre minhas posturas e atitudes. E não me sinto tão sozinha nessa batalha dos concursos.
    Obrigada por vocês existirem!!!

    Unknown says:

    CARA VALEU!!! ACHEI INTERESSANTE E VERDADEIRA A SUA POSTAGEM NO BLOG, E JÁ VÍ EM QUAL EU ME ENQUADRO! VALEU MSM!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards