Raquel Monteiro na Feira do Concurso - Rio de Janeiro - 2010


Olá, concurseiros! Primeiramente, venho dizer que não os abandonei. Apenas estive ausente, cobrindo a Feira dos Concursos que aconteceu nos dias 7 e 8 de maio no Rio de Janeiro. Eu simplesmente adorei!





O evento deste ano apresentou a novidade do Divã. Nele, tive a oportunidade de colocar minhas minhas dúvidas que ainda existem sobre organização, motivação para serem sanadas com a ajuda da Psicóloga Patrícia Danan, do curso Escolha Preparatória. Ela me deu uma dica preciosa. Segundo ela, nosso planejamento deve ter um desconto de 20% do tempo previsto. Afinal, existem dias em que ficamos doentes, não rendemos bem etc. Dessas circunstâncias eu já sabia, mas não sabia quantificá-las matematicamente. Achei a sugestão muio boa. Já estou implementando!

Além disso, a minha experiência foi retratada pelo site da Globo, o G1. Veja o vídeo abaixo:



As minhas impressões sobre o evento foram excelentes. Vi que os concurseiros iniciantes tiveram muita atenção nos temas das palestras. Claro que os que já estudam há mais tempo tiveram sua importância, mas os novatos (que precisam de muita informação) foram muito bem atendidos.

No dia 07 de maio, conversei com uma universitária, que pretendia começar a estudar para concursos e sua mãe. Achei uma atitude muito séria e compromissada da moça procurar se informar sobre o universo que irá enfrentar. Afinal, isso reduz o tempo que perde-se cometendo erros banais e encurta o caminho rumo à aprovação. Eis as impressões delas.


Havia estandes bem chamativos, em especial o que trazia belas moças, anunciando um curso preparatório para a área policial. Para atrair alunos, vale tudo! (risos)


Havia estantes de diversas editoras, as quais ofereceram descontos na venda de livros. Neles, pude encontrar alguns professores e autores com quem tive o prazer de conversar.



No que tange o tema Língua Portuguesa, o professor Ernani Pimentel o qual tem diversos livros publicados sobre o tema, registra suas crtícias ao Novo Acordo Ortográfico. Segundo ele, não houve ampla discussão no seio da sociedade. Como vemos, o tema suscita muita polêmica.








A ANPAC se fez presente e mostra que defende os interesses dos concurseiros. Por isso, aproveitei para conversar com a Presidente e o advogado da Associação. Eles realmente estão antenados com o mundo concurseiro.




Constatei que no Rio de Janeiro, infelizmente, ainda existe espaço para as famigeradas apostilas. Havia muitos pontos de venda das mesmas. É impressionante como existe gente que as compra, pois os estandes estavam cheios de visitantes!

Fiquei um pouco desapontada, também, com alguns stands de cursos que só mandaram vendedores. Não havia nenhum professor ou o diretor do curso para deixar as informações sobre os mesmos mais pessoais. Achei que foi um pouco de descaso com os concurseiros. Já outros, como os da rede LFG, EU VOU PASSAR, GRAN CURSOS, COMPLEXO JURÍDICO DAMÁSIO DE JESUS, entre outros, recebi uma grande atenção. Parabéns!

Para finalizar, pedi para que cada um dos professores com quem conversei deixassem uma mensagem aos concurseiros que não puderam comparecer ao evento. Afinal, o evento aconteceu no Rio de Janeiro e nem todos os nossos leitores poderiam vir até a cidade maravilhosa para prestigiá-los.

Por isso, segue na sequência a mensagem de Wilson Granjeiro, Sylvio Motta (Cia dos Módulos), Maria Augusta (que foi minha professora), Ricardo Ferreira, Alexandre Meirelles, Eduardo Guerra (Guerrinha) e Damásio de Jesus (autor de clássicos do Direito Penal).







a

bbb






Resumo da Ópera - a Feira foi uma experiência muito agradável, pois pude conhecer pessoalmente aqueles professores e autores que tanto me motivam em minha luta. Eles são vencedores de carne e osso!

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



———«»———«»———«»———

4 Response to "Raquel Monteiro na Feira do Concurso - Rio de Janeiro - 2010"

  1. Fontenele says:

    Raquel, meus parabéns pelo belo trabalho de cobertura da Feira do Concurso - Rio de Janeiro.
    O material com as entrevistas ficou nota 10.
    Fontenele.

    Raquel says:

    Obrigada, Fontenele!
    Deu um trabalhão para mim e para o Charles, mas o resultado foi gratificante.

    Pablo says:

    Muito boa cobertura do evento. A indicação do site "Acordar Melhor" pelo prof. Ernani foi bem legal. Puxa, com uma propaganda daquelas dá até vontade de se inscrever no curso que as garotas estavam anunciando :-)

    Olá a todos !

    Por favor, seria interessante um post a respeito da "escolha do cursinho" adequado.
    Sabemos que existem vários cursos, todos muito afamados e isto e aquilo; mas na realidade, como saber qual cursinho escolher, que informações são mais relevantes na escolha certa.
    Aguardo um post assim e parabéns a todos, conteúdo do site é muito construtivo.
    Abraços.
    Sandro.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards