Sobre prestar duas provas no mesmo dia

Essa semana termina o prazo de inscrições para o concurso público da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que oferece um bom número de vagas tanto para cargos de nível médio quanto de nível superior. A banca responsável por esse concurso é a CESPE, que já divulgou que as provas para os diferentes níveis de escolaridade serão realizadas em turnos diferentes (manhã e tarde).

Ainda são muitos os concurseiros interessados em prestar esse concurso que têm uma dúvida pairando em suas mentes. “Provas em turnos diferentes ... dá para fazer ... mas e se local de prova muito distante?”.

Hummm, dúvida bastante pertinente diante da possibilidade, mas não mais pertinente que outras questões. No artigo de hoje vamos conversar um pouco sobre isso, sobre a possibilidade de prestar prova para cargos diferentes em um mesmo concurso quando são realizadas provas em turnos distintos.

Para não prolongar demais esse artigo, tocarei nas três questões relativas a esse assunto que considero as mais importantes.

1 – Dar conta de estudar toda a matéria

A primeira questão que deve passar pela cabeça do concurseiro que cogita prestar provas para dois cargos no mesmo dia (seja no mesmo concurso ou até concursos diferentes) é o volume dobrado de matéria que terá de estudar. Considerando que muitos concurseiros prestam prova para apenas um cargo, quem prestar para dois cargos (ou concursos) terá de estudar o dobro.

Quando ainda não se pagou as taxas de inscrição e se “arregaçou as mangas” para começar a estudar, o volume duplo de matéria não parece tão assustador ou impossível de lidar. Para falar a verdade, nem nas primeiras semanas de estudo o bicho pega. A coisa fica feia é quando o concurseiro saca que falta apenas um mês para as provas e que ainda falta muita, mas muita coisa para ser estudada e revista.

Acredito que a regra de ouro para se decidir em prestar duas provas no mesmo dia deve ser a coincidência de pelo menos 80% dos programas de ambos os cargos. Ou seja, se a matéria a ser estudada para ambos os cargos for pelo menos 80% igual, pode-se começar a analisar seriamente a possibilidade de encarar o desafio. Isso porque daí não se terá de estudar o dobro de matéria, mas apenas 120% de matéria ... os 80% comuns + 20% específico de um cargo + 20% específico do outro cargo. E não pense que 20% a mais de matéria para estudar é pouca coisa, visto que, geralmente, esse “a mais” é composto de matérias exóticas que você nunca estudou e que não serão fáceis entender e memorizar.

2 – A necessidade de lidar com o estresse e cansaço maiores

Se estudar para brigar por um cargo apenas já é estressante e cansativo, para dois, então, é rabo de foguete. “Mas para estudar apenas 20% a mais de matéria?!” deve estar pensando alguns leitores. Podem ter certeza de que até 5% a mais de matéria pesa e muito na carga de estudos.

Lidar com o estresse de ter de lidar com tantas matérias, com pouco tempo disponível para estudo, com a necessidade de ser manter uma disciplina férrea, bem, tudo isso consome o concurseiro e torna a jornada mais dura e difícil. Claro que algumas pessoas lidam melhor com o estresse que outras, mas todas experimentam o danado em algum grau e podem ter certeza que se for para prestar duas provas no mesmo dia, o estresse é um pouco maior que duplo.

Agora, lidar com o cansaço é um pouco mais complicado. Estudar é cansativo, isso é fato. Tanto é cansativo que vários autores, professores de cursinho, psicólogos e tal, não se cansam de repetir que dormir bem por um período suficiente não é apenas necessário, mas imprescindível para o concurseiro sério. Estudar para provas de dois cargos no mesmo dia é muito mais cansativo, pois o volume de matérias a serem estudadas e/ou revisadas é sensivelmente maior que quando estudamos para apenas um concurso e isso deve ser levado em consideração.

3 – O perigo de locais de prova distantes

Está aqui um ponto que muitos concurseiros não levam em consideração quando decidem prestar provas para dois cargos/concursos diferentes no mesmo dia e muitos acabam se ferrando.

Imaginem um concurseiro que prestará prova em uma capital, qualquer uma, que dependa de transporte público (ônibus, metrô, trem, táxi, ...), descobrindo que seus locais de prova são em lados opostos da cidade e que, para piorar, a prova da manhã termine às 12 horas e a da tarde comece às 13 horas. Gente, sejamos honestos, o cara está ferrado de verde, amarelo, azul e branco!

O concurseiro que opta por prestar duas provas no mesmo dia deve levar em consideração a possibilidade de, simplesmente, ter de escolher dar mais atenção para uma das provas que para outra, até mesmo ter de escolher prestar apenas uma delas. Se esse nosso amigo do parágrafo anterior for prestar prova em São Paulo, por exemplo, e tiver de fazer prova pela manhã numa escolha de Itaquera e duas horas depois numa escola lá nos cafundós da Avenida Santo Amaro, num dia de chuva ... com greve do Metrô ... bem, esse concurseiro está ferradíssimo e, com 99% de certeza, deverá escolher entre fazer uma prova ou outra.

Resumo da ópera – É, gente, não é refresco, não. Tudo na vida do concurseiro sério deve ser muito bem analisado, planejado, pensado, ruminado. Qualquer decisão é muito importante e escolhas erradas cobram um alto preço no futuro próximo.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

1 Response to "Sobre prestar duas provas no mesmo dia"

  1. Pablo says:

    Só faço as duas provas no mesmo dia se a que for referente ao cargo em que tenho mais interesse for de manhã.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards