Material de estudo de graça

Material de estudos para concursos públicos de boa qualidade é caro, isso é fato. Claro que existem materiais para todos os bolsos, desde aquelas apostilas vagabundas cheias de erros que não custam mais que um combo de lanche no McDonalds até um belo e atualizado Vade Mecum que pesa no bolso da maioria dos concurseiros.

É fato também que (in)felizmente há uma relação direta entre o preço do material e sua qualidade didática, salvo exceções. Em geral livros e cursinhos mais caros são também os melhores. O problema é que por serem caros estão fora do alcance de muitos concurseiros muito sérios que mereciam estudar pelo melhor material.

Mas vocês sabiam que há muito material de estudo de boa qualidade disponível para os concurseiros sérios que saibam onde procurar? E não estou falando de material pirateado, muitos de qualidade também duvidosa, mas de materiais oferecidos gratuitamente de forma legal. Vejamos alguns exemplos.

INTERNET

Já vi muitos concurseiros gastarem uma graninha razoável comprando livros e apostilas que traziam nada além de exercícios cobrados em provas de concurso passadas e leis secas.

Se você ainda não sabe, então fique sabendo que ambos são disponibilizados gratuitamente na Internet.

As provas anteriores com gabaritos oficiais de quaisquer concursos públicos podem ser encontrados nos sites das bancas de concursos (www.esaf.fazenda.gov.br, www.cespe.unb.br, www.fcc.org.br, ...) ou então no famoso http://www.pciconcursos.com.br

Quanto às leis secas, saiba que todas as leis são disponibilizadas gratuitamente em suas versões atualizadíssimas no site do Palácio do Planalto. Como encontrar uma lei específica por lá? Darei o caminho das pedras. Procure no Google (www.google.com) pelo número da lei, exemplo “8.666” para a Lei 8.666/93 que trata das Licitações e Contratos da Administração Pública. Lembre se sempre incluir o ponto indicando milhar (não entre com 8666, mas com 8.666). Então entre os resultados apresentados escolha o que origina do site do Planalto (no nosso exemplo seria o www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8666cons.htm). Importante, na página que você irá acessar, note no canto superior da tela alguns links em azul, clique no “Texto Compilado”, que o levará para a versão atualizada e “limpa” da lei, sem os dispositivos originais entre os alterados, o que torna o texto mais fácil de ler e estudar.

MATERIAL IMPRESSO

Você se lembra daquele rolo recente do escândalo das passagens aéreas no Congresso Nacional? Então, essa verba para passagens aéreas faz parte de um conjunto de verbas recebidas por senadores e deputados (também por deputados estaduais) para bancar correio, gastos diversos, blá blá blá. Certo, então guarde isso na memória.

Você sabia que há gráficas oficiais no Senado, na Câmara dos Deputados e em todas as Assembléias de Deputados Estaduais? E que essas gráficas produzem, entre outras coisas, Constituições Federais e Livros diversos que tenham haver com assuntos legais e de administração pública?

Agora junte as duas coisas acima, o que você terá? Simples, Constituições Federais atualizadas e de ótima qualidade de graça, títulos diversos interessantes para o estudo para concursos públicos também de graça. Como fazer para ganhar tudo isso? Simples, entre nos sites dessas gráficas, da biblioteca dessas casas legislativas, enfim, deixe a preguiça de lado e pesquise um pouco para encontrar os títulos oferecidos. Então liste tudo o que você quer e mande emails para algumas dúzias de deputados e senadores explicando que você é concurseiro, que não tem grana para comprar material, e peça os títulos em questão, deixando claro que eles são publicados pelas gráficas das casas e que são disponibilizados gratuitamente para os nobres deputados e senadores.

Há também diversas autarquias e fundações públicas, ONGs, entidades de pesquisa, que oferecerem diversos títulos interessantes para auxiliar nos estudos para concursos públicos absolutamente de graça, bastando aos interessados apenas enviar um email solicitando o material (indicando no email o endereço para envio, claro).

Serei bonzinho e darei para você uma dica muito legal. Orçamento Público é matéria comum em muitos concursos públicos e já vi livros e apostilas complicarem o assunto de forma absurda. Pois bem, o INESC (Instituto de Estudos Socioeconômicos) publicou uma cartilha que explica o assunto de forma muito clara e didática, que com o apoio da Ford Foundation foi publicado em papel de ótima qualidade, todo colorido e ilustrado. Foi com esse material que aprendi o basicão da matéria e o utilizo sempre para revisar Orçamento Público. Você pode conseguir seu exemplar acessando o site da instituição (http://www.inesc.org.br) e acessando na base da página o link “contato”, Preencha seu formulário com seu nome, email, no campo do assunto coloque algo como “cartilha sobre orçamento público” e no campo do assunto diga que você gostaria de receber um exemplar da cartilha entitulada “O Orçamento Público a seu alcance”, explique que você é concurseiro e que esse material será de grande ajuda para seu estudo do assunto, que é cobrado em diversos concursos públicos, e não esqueça de incluir seu endereço para envio da cartilha. Pronto, em alguns dias você receberá sua cartilha pelo correio sem custos, um material de estudo de ótima qualidade que custaria pelo menos R$30,00 em uma livraria de concursos.

Resumo da ópera – Claro que é possível estudar para concursos públicos com qualidade sem precisar gastar uma fortuna com material de estudo. Se é possível utilizar material de estudo de ótima qualidade disponibilizado legal e gratuitamente, por que não fazer?!

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

4 Response to "Material de estudo de graça"

  1. zezé Morais says:

    Nesta publicação o Inesc apresenta noções básicas do orçamento público. O objetivo é contribuir para que cidadãos e cidadãs aprendam a acompanhar os gastos governamentais e se mobilizem para inervir nas decisões sobre o destino dos recursos públicos. A edição impresa encontra-se esgotada, mas a versão eletrônica pode ser obtida on-line, gratuítamente, no http://www.inesc.org.br/biblioteca/publicacoes/cartilha/cartilha_inesc.pdf.

    Unknown says:

    Valeu pela dica do material sobre orçamento público. Me inscrevi e espero receber o mesmo. Aliás, gostaria de dar uma dica. É possível receber exemplares da Constituição Federal atualizada, bem como de leis específicas em forma de brochura, como o estatuto da criança e adolecente, código civil, tributário, entre outros, solicitando através de e-mail aos nossos "dignos" representantes no Congresso Nacional. Os exemplares que citei acima foram conseguidos junto ao senador paranaense Flávio Arns. Mandei um e-mail a ele, pedi e recebi em casa. Os e-mail dos parlamentares estão disponíveis no site do senado. Já foi uma boa graninha economizada, pois os exemplares são atuais. Fica a dica.

    Alicinha says:

    Olha essa dica foi muito boa, mandei um e-mail pros Deputados e tive retorno que receberei a constituição gratuita em minha residência!!
    Nossa foi uma mão na roda!

    Camisa 9 says:

    Adorei a dica!
    Vou pedir também!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards