Olha a entresafra, gente!

Uma leitora do blog postou no shoutbox uma pergunta muito pertinente para os concurseiros sérios, “o que fazer na entre safra dos concursos?”.

Entresafra, o período entre duas épocas produtivas, que aplicado à vida de um concurseiro sério se refere àquele período após se prestar um concurso em que não há outro concurso de seu interesse à vista.

Hummm ... “o período entre duas épocas produtivas” ... falando assim dá a impressão que a entresafra de concursos é uma época de baixa produtividade, até de produtividade nula, não? Só que a história não é bem assim, na verdade está longe disso.

Concurso público parece vida sentimental de mulher ou homem bonito, a fila anda rápido. É muito difícil uma entresafra duas mais que três meses. Então, de cara, já digo que não é preciso se desesperar quando você tiver de encarar uma entresafra. Basta ter sempre em mente que concursos públicos dos bons proliferam e que logo, logo será publicado o edital de um deles que te agrade, te encha os olhos.

Agora, o que fazer efetivamente numa entresafra? Ora, bolas, continue estudando. Simples assim. Entresafras são ótimas para fazer aquela boa e velha revisão geral e aprofundada de algumas matérias-coringa, que sempre são cobradas em praticamente qualquer bom concurso público, como Língua Portuguesa, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

É aquela velha história, o concurseiro que domina essas três matérias tem uma grande, uma enorme vantagem competitiva frente aos outros concurseiros que ainda “apanham” delas. E para fazer essas revisão “top” sugiro apenas três materiais de estudo:

- Curso Regular de Português da Cláudia Koslowisk do Ponto dos Concursos (www.pontodosconcursos.com.br);

- Direito Constitucional Descomplicado do Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Editora Método);

- Direito Administrativo Descomplicado do Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo (Editora Método).

Mas quando falo em revisão geral e aprofundada, falo em revisão geral e aprofundada mesmo. É estudar página por página desse material com 110% de atenção, montar um bom resumo detalhado e, finalmente, fazer muito, mas muitos exercícios mesmo.

Resumo da ópera – Entresafra de concursos existe, isso é fato, mas é um período de estudo como qualquer outro, só que sem edital de matérias para seguir. Estude as matérias básicas com seriedade, saia na frente para o próximo concurso e seja feliz no dia da sua posse em um belo cargo público. Ou estou errado?

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


0 Response to "Olha a entresafra, gente!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards