Carta Aberta aos Concurseiros Solitários

Olá, sou o RC (tentei eleger um codinome com melhor sonoridade, mas já viram o quanto criativo eu sou, não?), tenho 22 anos de idade e há 15 anos almejo a magistratura. Mas já quis ser Promotor, Procurador, Oficial de Justiça, Advogado, Analista de Controle, Escrevente, Escrivão, Policial, Delegado etc.

Quem nunca enveredou por tantos abrilhantados sonhos? Quem nunca quis ser alguma coisa na vida, que atire a primeira pedra! Mas na verdade, o que todos queremos ser, é felizes, ricos e casados (ou solteirões). E tudo se converge num mesmo ponto: o concurso público.

Em verdade, a escolha pela carreira pública, como nós optamos (se você está lendo este blog é porque você tem pelo menos o interesse em mudar de vida), é uma mudança de vida, para alguns, mais abruptas, para outros, mais amenas. Ora, se você é casado e tem filhos, qual tempo precioso da família se sucumbirá aos estudos; caso seja solteiro ou esteja namorando, o tempo da farra e da assistência amorosa estarão mitigados. Costumo dizer que não dá para conciliar falta de tempo com estudos...

Mas calma lá! Não estou os desencorajando. Quero adentrar um pouco da minha história e aconselhar um pouco aos meus amigos (se conselho fosse bom, venderíamos, não? hehehe).

Primeiro: Como começar? Se você é recém chegado ao barco dos concurseiros solitários, vá para o banco de trás e observe os erros de quem está à sua frente. Quero dizer: há muito vi que comprar os melhores livros, frequentar as melhores faculdades e cursinhos, não são a solução. Explicarei. Já gastei bastante com livros e tenho muita vontade de largar o preparatório, mas não consigo. É, isso vicia e faz parecer necessário e fundamental.

Segundo: Comecei! Há uns 08 anos, juízes diziam que “passei lendo os livros do professor sinopse”. Para quem não as conhece, são os livros resumos da Saraiva, do Professor Carlos R. Gonçalves (eu particularmente gosto muito de suas doutrinas “completas”- civil e responsabilidade civil). Bem, a geração evoluiu e o direito mais ainda. Hoje em dia, devemos buscar o aprimoramento circunstancial do direito, não apenas a doutrina, haja vista a sensível jurisprudência do STF e STJ (leitura indispensável para quem está começando).

Terceiro: Meu quarto mês de preparação. De início, o contato com doutrinas do tipo “Curso Completo – Volume único” favorecem o apanhado geral das disciplinas vistas na faculdade. Eu as li para começar e vem dando certo para mim. Associado a isso, vem novamente os informativos, famigerados “sistema push”!!

Quarto: Ôpa! Olha a autorização do concurso aí! O que mais se vê na internet é a manchete de que tal instituição pediu autorização para concurso e o edital sairá no mês que vem. =/ Mai, Jun, Jul, Ago, Set, Out, Nov, Dez... E nada de edital. Um exemplo disso, notório, é a prova da Policia Federal. Já fazem uns 02 anos que a internet ta nessa. O que quero dizer é o seguinte: não é hora de se desesperar. O concurso virá mais cedo ou mais tarde. O que deve ser feito então? Sempre estar estudando, principalmente Português, Direito Administrativo e Constitucional e Tributário. São figurinhas fáceis nos editais.

Quinto: Falando em edital... Eleja um concurso base, aquele que é o seu sonho de contracheque (holerite, para alguns!). Deve ser ele seu foco, então busque sempre estar em dia com suas matérias principais, porque volta e meia, aquelas manchetes que eu disse acima, as mesmas não vem e você será pego de surpresa. Ademais, eu não descartaria de tudo outros concursos, apesar de eu não ser adepto ao concurso escada. É que para mim, o objetivo principal não deve inibir de tentarmos provas subsidiárias. Vide meu exemplo: Quero magistratura. Mas acho que vou fazer prova para agente penitenciário do ES e ainda TRT. Nada a ver? Não se engane. Ali tem fortes concorrentes fazendo o que VOCE deveria estar fazendo: controlando o estômago, a cabeça e a postura diante de uma prova. Isso também é preparação, meu caro amigo! Faz você se desapegar da prova e “obrigação” de passar.

Sexto: Está enfadonho o texto? Peço desculpas. Mas estou tentando sintetizar aqui no nosso blog diário tudo que um concursando mais precisa saber.

Sétimo: Cursinho ou não cursinho? Cursinho! Se você tem a oportunidade de fazer um preparatório, dou total apoio. Caso não, apoio também. Como eu disse, eu faço. Tenho bons professores, alguns amigos (de outras salas. Da sua, infelizmente, não haverá altruísta) e é um bom local para revisar a matéria, para quem não consegue se dedicar aos livros. Conheço Juiz Federal que nunca fez um dia de cursinho. Conheço Defensor Público da União que ia em todas as aulas que podia. Ou seja, isso é muito subjetivo. É o único conselho que eu pediria uma segunda opinião! =/

Oitavo: Exercício físico: É, meu caro, serviço completo por aqui! Se você é magrinho, parabéns. Mas faça uma atividade física pelo menos 03 vezes por semana, porque isso lhe contribuirá para a memória, haja vista a melhora da circulação sanguinea e oxigenação do cérebro, sua máquina principal. Recomendo uma leitura excelente, do Preparador Físico do Ayrton Sena, Nuno Cobra: A semente da vitória. É uma leitura rápida e de campeão. Não me custou um dia e me adiantou uns 03 meses de sedentarismo.

Nono: Ajustes finais: Aquilo que todo mundo fala: Tenha um lugar reservado para estudar; evite estudar com ipod e afins, salvo uma música clássica PARA COMEÇAR a estudar, que ajuda no relaxamento; evite também tampões de ouvido, a fim de inibir totalmente o ruído; enfim, o ambiente deve ser calmo e relaxado, o mais próximo da sala do concurso. Ah! Cuidado com a caligrafia, uma prova feia não conquista o examinador. Assim sendo, vá escondido à papelaria e compre um caderninho de caligrafia e volte a cuida da estética da tua letra, ok?

Décimo: Finalmente, meu grande trunfo: O Quadro de Horários. A organização é o que prende o estudante à disciplina rígida dos concursos. Fixar uma meta, igualmente. No meu quadro, tem o horário da igreja, da academia, do trabalho e de cada matéria. E eu divido de 15 em 15 dias, de modo a favorecer, ou melhor, a diminuir a curva do esquecimento. Depois eu escrevo algumas dicas de como montar um supimpa quadro de estudos, ok?

Décimo primeiro: Obras auxiliares de concurseiros campões:

www.williamdouglas.com.br - Juiz Federal

Concurso Público: Estratégia e atitudes. Waldir Santos (Advogado da União)

Juiz Federal: Lições de preparação para um dos concurso mais difíceis do Brasil. Alexandre Henry. www.dedodeprosa.com

Então, seja lá qual o cargo que pretendes, essas dicas irão aperfeiçoar seus estudos. Mas tudo não será significativo se não aliá-las aos estudos propriamente ditos, à humildade e companheirismo.

Resumo da ópera - A Internet pode ser uma boa amiga na sua preparação, outrossim, a sua derrota. Desapegue-se, aprenda a fazer concurso, porque isso é profissão e cada vez mais, o próximo está mais preparado.

RC é um concurseiro solidário e está em busca de um lugar no sol, digo, na folha de pagamento do Estado.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

1 Response to "Carta Aberta aos Concurseiros Solitários"

  1. Camisa 9 says:

    Excelentes dicas, B.C.!
    vlw

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards