CONCURSEIRA CONVIDADA - Malhação Concurseira

Esses dias vi estampado numa camiseta uma frase bem interessante:”Corpo é mente”, ao invés de “corpo e mente”. É da nossa cultura ocidental pensar que os dois são completamente apartados, que dá pra cuidar bem de um e negligenciar o outro, o que se perpetua através de caricaturas como do fútil e limitado "rato de academia" e do intelectual fumante e barrigudo. E o que todo esse papo-cabeça tem a ver com concursos? É que estive pensando em como nós, concurseiros, cometemos verdadeiras atrocidades em matéria de saúde. É o lanche rápido na cantina do cursinho ao invés de uma refeição decente; horas e horas de estudo sentados sem ao menos esticar as pernas e beber a quantidade necessária de água; a supressão de preciosas horas de sono com a ajuda de café, guaraná em pó e refrigerantes de cola,;e por aí vai. E quando a pessoa resolve estudar seriamente para concursos, qual a primeira coisa que faz se freqüenta uma academia? Simplesmente deixa de fazer isso para que sobrem mais horas disponíveis para o estudo. E estuda, estuda, a semana toda. No tão desejado período de lazer faz o quê? Passa o tempo todo deitado no sofá vendo TV e se entupindo de porcarias, ou vai para algum programa igualmente nocivo como rodízios de carne ou uma tarde no shopping regada a guloseimas. Que atire a primeira apostila o concurseiro que jamais se identificou com alguma dessas situações!

Se você faz dessas atitudes uma rotina, sugiro que pense seriamente em mudar. Ou você corre o risco de ter sua sonhada aprovação adiada por causa da saúde que esqueceu dar a devida atenção. E uma boa forma de começar a ter uma rotina mais saudável é conciliar algum tipo de atividade física com os estudos. Os benefícios para a saúde como um todo, você já deve estar cansado(a) de saber. Mas como pode influenciar positivamente na qualidade do estudo,n ão custa repetir:

- A atividade física melhora a postura e dá uma força pra coluna, evitando dores horríveis nas costas, ombros e pescoço;

- Melhora a circulação, prevenindo câimbras e dormências típicas de quem fica horas e horas sentado.

- Melhora a capacidade de concentração.

- Libera endorfinas que aumentam a sensação de prazer e bem estar, o que auxilia a manter longe a ansiedade e a depressão, essas mazelas conhecidas nossas.

- Ajuda a desenvolver a auto-disciplina. Para os que só estudam isso é muito importante, pois passa-se a ter uma rotina e estabelecer horários. Quem só se dedica aos estudos sabe como não ter outros compromissos pode mais atrapalhar do que ajudar.

Se ainda não foi suficiente para convencer você, lembre-se que deixando de ser sedentário você se tornará mais tranqüilo(a) e relaxado(a), o que pode ser determinante para uma excelente ou péssima prova. A chance de ter um surto de nervosismo diminui bastante. Lembro-me de um comercial de uma famosa marca de produtos esportivos em que aparecia uma moça correndo, enquanto das costas dela “saíam” vários problemas: o chefe mala, a mãe rabugenta, eletrodomésticos a consertar...E é exatamente como me sinto quando estou correndo. E ainda digo mais: passa um tempo e começamos a nos acostumar a ponto de sentir uma falta enorme do exercício. Acreditem, há uns meses quando precisei extrair um dente ciso e ficar “de molho” por uns dias, quase chorei de desgosto.

E se você já está maquinando as desculpas, adianto logo que falta de tempo e de grana não é motivo. A falta de grana você pode driblar indo caminhar num parque ou na praia, por exemplo. Acaba que você economiza: geralmente lazer de fim de semana passa pelo shopping, o que muitas vezes significa comprar o que não precisamos. E você também não precisa adquirir toda a parafernália esportiva que vendem por aí: basta um tênis confortável. Aproveite para levar alguém junto e colocar o papo em dia, ou colocar no mp3 player alguma matéria da prova.

E quanto à falta de tempo, talvez seja apenas falta de planejamento. Existe uma ótima definição de auto-disciplina,que é “a capacidade de uma pessoa cumprir os compromissos que estabelece consigo mesma”. Encare mais esse desafio como parte do caminho à aprovação. OK, vamos dizer que você esteja realmente com a agenda apertada. Ainda assim, pense a respeito, pois já foi falado ad nauseam que em matéria de estudo, mais vale qualidade do que quantidade.

Resumo da ópera: É claro, todos temos direito de comer coisas gostosas e ficar um pouquinho a mais na cama nos horários livres, ninguém precisa ficar neurótico quanto a isso. Mas lembre-se de cuidar bem do seu corpo. Você vai precisar de muita disposição para aproveitar todas as coisas boas depois que estiver empossado(a), não?

ATENÇÃO -
Devo salientar que não sou profissional da saúde e que esse texto tem apenas caráter motivacional. Coloquei aqui minhas observações baseadas em minha experiência pessoal e na minha pesquisa amadora. É IMPRESCINDÍVEL que você consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, pois será ele que irá orientá-lo e ajudá-lo a escolher a atividade mais adequada, levando em conta sua idade, personalidade e condições de saúde, além de solicitar os exames necessários.

Ana Luiza, corredora e concurseira do Rio de Janeiro.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



O clipe de hoje ,como não poderia deixar de ser, é uma música bem animada que está sempre no meu Top 10 na hora da corrida, "Good Luck" da Basement Jaxx, uma dupla que faz música eletrônica maravilhosamente, juntamente com a voz poderosíssima de Lisa Kekaula. Boa corrida.

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Hoje, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br/)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

3 Response to "CONCURSEIRA CONVIDADA - Malhação Concurseira"

  1. Esse artigo de hoje ressalta tudo que eu sempre defendi. Concurseiros amigos, escutem a Ana Luiza, pois os benefícios são esses mesmos. Além disso, peguem sol, pois nos deixa saudáveis e mais alegres. Xô depressão concursídica!

    Raquel

    Anônimo says:

    Concordo em gênero, número e grau, amiga corredora!
    Sou mais uma concurseira que sentiu na pele, digo, no corpo inteiro, os benefícios da caminha/corrida.
    Estudo pela manhã, assisto aula à tarde e depois vou para o parque mais próximo para correr pelo menos uns vinte minutos (levo sempre uma mochila com tênis e roupa comigo, assim não tenho desculpa!). É incrível como saio renovada depois do exercício. Quanto ao tempo, sou mãe de duas meninas, tenho uma casa e marido para cuidar. Tempo a gente arruma, quando quer...sou a prova disso. Você precisa arrumar tempo para fazer pelo menos um pouco de exercício físíco, ou terá que arrumar tempo para ficar doente...essa é a mais pura verdade. Beijos a todos!

    Camisa 9 says:

    Excelente postagem.
    Estudando ou não sempre bato uma bolinha fds com aquecimento e tudo mais. Me desestresso e pratico esporte. É bem gostoso. O problema é praticar um esporte de contato com um certo risco à explosões heheh, mas só entra na chuva quem tá afim de se molhar mesmo!

    Como disse a Raquel, peguem sol, mas usem filtro solar.
    http://www.youtube.com/watch?v=GI4oxOljwsc

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards