COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Doce Ilusão

É impressionante, todas as vezes que falo para algum concurseiro que um determinado concurso saiu ouço a mesma pergunta: “quantas vagas?”. Seria a quantidade de vagas a informação fundamental para que o concurseiro decidisse prestar ou não tal concurso? Tenho certeza que não.

Para ilustrar este artigo usarei dois editais recentes da mesma banca para nível médio: STJ (Cadastro de reserva) e Ministério da Saúde (600 vagas para Brasília).

À primeira vista saltam aos olhos as 600 vagas do Ministério da Saúde. Concurseiros de todos os tipos ficam eufóricos. Um edital com essa quantidade e vagas não sai todos os dias, ainda mais com a forte tendência do cadastro de reserva depois que o STJ decidiu que candidato aprovado dentro do número de vagas tem direito à nomeação. Porém, cada tipo de concurseiro reage de maneira diferente a cada edital que sai, é o que veremos agora com esses dois exemplos.

Edital do STJ

Concurseiro sério: Analisa o edital, o cargo, o salário e o conteúdo programático. O número de vagas para ele é importante, porém não é o que o fará prestar o concurso ou não. Por ser um concurseiro sério e antenado ele sabe que a maioria dos concursos sempre nomeia muito mais candidatos do que está previsto no edital. Além disso, o foco desse concurseiro é sempre os estudos. Ele tem confiança em si, planeja os estudos e se mantém fiel ao objetivo da aprovação.

Fazedor de concursos: Olha o edital e não encontra nenhuma vaga. Fica triste. Olha o salário e se anima. Vai para o conteúdo programático e acha que dá pra estudar, mas que pode deixar uma matéria que não gosta de lado, afinal de contas ninguém vai conseguir estudar tudo. Compra a apostila mais barata e começa a estudar quando não tem nada melhor para fazer. Enquanto isso fica de olho em outros concursos que pode fazer e “estudar” enquanto não chega o dia da prova.

Falso concurseiro: Também olha primeiro o número de vagas, mas como ele ficou sabendo que trabalhar no STJ é muito bom, mesmo se tratando de cadastro de reserva ele se inscreve. Então junta todos os amigos e familiares e diz que está estudando pro STJ e tem grandes chances de ser aprovado pois o amigo do tio, do pai, do irmão, do cunhado do vizinho passou em um concurso só no chute.

Edital do Ministério da Saúde

Concurseiro sério: Ao analisar o edital fica entusiasmado com o número de vagas. Vagas são vagas, 600 então, nem se fala. Ao ver o restante do edital fica sabendo que nem tudo são flores. Trabalha-se mais e o salário é muito baixo. Mesmo assim analisa o conteúdo para decidir se aquele concurso é para ele ou não. O concurseiro sério que prestar esse concurso o fará porquê vê nele uma porta de entrada para serviço público e não um cargo para toda a vida.

Fazedor de concursos: A primeira coisa que faz é olhar o número de vagas e fica doido com a quantidade oferecida. Então deixa a apostila do STJ de lado e compra uma do Ministério da Saúde. Aquele é o concurso pelo qual ele esperou a vida toda, afinal, são 600 chances a mais de passar do que no concurso do STJ. A partir de então passa a estudar para o concurso do Ministério da Saúde, mas vai fazer o do STJ também, pois existem matérias “parecidas” e ele acredita ter ótimas chances em ambos.

Falso concurseiro: Como sempre olha primeiro para o número de vagas e dá pulos de alegria quando descobre que são 600. Trata-se da maior oportunidade de todos os tempos. Pouco se importa com a concorrência, pois não acredita que não seja possível não conseguir para si uma das vagas. Acha que tudo será fácil e que nem precisa ver o edital todo, afinal de contas já domina determinada matéria que julga fazer a diferença. Entusiasma-se, faz a inscrição, avisa pra todo mundo que está estudando, mas não muda nem um pouco suas atitudes e comportamento. O negócio é dizer que ta estudando.

Resumo da Ópera: Concursos com um grande número de vagas chamam a atenção, principalmente, dos fazedores de concursos e dos falsos concurseiros. Eles vêem na quantidade de vagas a grande oportunidade de passar em um concurso público. Doce ilusão. Hoje em dia qualquer concurso na esfera federal tem um grau de dificuldade elevado. Apesar de o salário ser mais baixo, por exemplo, muito mais de 600 concurseiros sérios irão prestar o concurso do Ministério da Saúde. O segredo é manter sempre o foco. Não se iluda com concursos que anunciam muitas vagas. O que mais interessa são os seus objetivos.

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

Simulado RI-STJ #13

Será disponibilizado depois do almoço.

Amanhã será publicado um novo e exclusivo simulado. Não perca.

ATENÇÃO - A partir de semana que vem os simulados de Regimento Interno do STJ não serão mais postados diretamente aqui no blog, mas enviados semanalmente junto com nossa newsletter semanal. Para receber a newsletter e as questões é simples, basta enviar um email em branco (nada no campo de assunto ou no corpo de mensagem) para concurseirosolitario-subscribe@yahoogrupos.com.br

——«»———«»———«»———

Clipe do Dia



Pra quem não sabe, o U2 começou como cover dos Beatles e Rolling Stones. Só depois de um tempo passaram a compor músicas próprias. "With or Without You" fez um enorme sucesso nos anos 80, até hoje é tocada nos grandes shows da banda.

4 Response to "COLUNA DO SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Doce Ilusão"

  1. Anônimo says:

    E a inscrição para o STJ foi prorrogada. O número de vagas pode ter influenciado muito na hora das inscrições. Já esse do MS vai vender apostila pra caramba.

    Camisa 9 says:

    É verdade...essa é sempre a primeira pergunta que a gente ouve.
    Quando disse para amigos que ia fazer um concurso com 7 vagas (e olha que eu tentei explicar as contas sobre faltantes, pára-quedistas e 2 + 2 anos nem ligaram) me acharam um louco.

    Bem...se é pra ser louco trabalhando como FP. Sou muito louco!!!

    Anônimo says:

    Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente blog!
    Você escreve brilhantemente e tem minha admiração e respeito.
    Abs,
    Simone Hartmann (Concursanda Aprovada - blog do professor Douglas)

    Os comentários de vocês são combústiveis para os novos artigos que surgem por aqui toda semana.

    Muito obrigado!

    Tiago

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards