COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Concurseiro: um espécime interessante

Antes de virar concurseira, eu via a minha mãe antes de ela ser aprovada em dois concursos super concorridos e achava que ela estava meio maluquinha. Ela, que era uma mulher super interessante, havia se tornado uma chata.

Para pagar com a língua, eu me tornei uma chata pior que ela, pois agora há mais recursos tecnológicos para isso. Virei concurseira. Eu sei que virei uma pessoa chata (não pra vocês que estão no mesmo universo que eu) para quem fica de fora dessa batalha diária. Eu não queria, mas acabei virando uma pessoa cheia de manias, argh!

Isso porque concurseiro vira sujeito monotemático. Só pensa naquilo...concurso. Os pobres dos maridos e namorados pensam que nós até não mais nos interessamos por eles, pois estamos com eles e ficamos falando de concurso. As solteiras nem mais paqueram o bonitão do cursinho que anda dando mole para elas, coisa que em outros tempos seria impossível acontecer.

Concurseiro ficam incrivelmente atraentes (estou ironizando), pois ostentamos um belo bronzeado com cara de doente, alguns de nós criamos (eu me incluo) olheiras, emagrecemos demais ou engordamos demais por causa da gangorra emocional que esse processo envolve.

Alguns, eu inclusa, nos tornamos meio rebeldes e revoltados. Perdemos um pouco da paciência com comentários ruins. Temos vontade de mandar uma tonelada de gente às favas.

Muitos de nós éramos pessoas que tinham vida social, adorávamos uma noitadinha e detestávamos quem passasse muito tempo falando de estudar. Agora noitada não nos pertence mais e quando encontramos gente da “nossa outra vida”, elas acham que ficamos loucos de vez. “Como você agüenta viver assim?” “Você gosta de sofrer” Essas são as perguntas mais comuns. Ou então, se afastam de nós silenciosamente (risos).

Nossas grandes viagens são até o concursinho preparatório, nossas novas amizades são concurseiros loucos como nós. A roupa usada para ir a esses locais não é a mais bonita, mas a mais confortável. Deixamos a vaidade de lado, mulheres não fazem mais as unhas, pois o tempo é curto.

Os tocadores de MP3 que antes tocavam boa música, agora são gravadores de aulas, tocadores da Constituição Federal em áudio. Nossos quartos que antes ostentavam fotos de bons momentos, agora tem bilhetes, lembretes, mapas mentais e mensagens motivadoras.

Se antes a Internet era usada para lazer, ler piadas e Powepoints, agora é para pesquisar sobre concursos, jurisprudências, leis novas e ler artigos do Concurseiro Solitário.

Se algum dia, você nunca imaginou fazer amizades com gente que nunca viu pessoalmente, de todos os lugares do Brasil, agora pode se surpreender por criar laços fortes de amizades com esses concurseiros forasteiros.

Resumo da Ópera – Concurseiro é um espécime transitório, mas engraçado. Cheios de manias, horários e sistemas, somos gente estranha, mas especial. Alguns são grosseiros, outros chorosos e sentimentais, outros verdadeiros e falsos, outros fazedores de concursos. Existem diversos tipos, mas é essa condição de concurseiro que faz de nós pessoas singulares, pois miramos em nossos sonhos (combustível de nossa luta).

Raquel Monteiro, uma legítima concurseira carioca.


———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Uma música legal para animar o seu final de semana de estudos.

8 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Concurseiro: um espécime interessante"

  1. Anônimo says:

    Raquel, você disse tudo.
    Eu sou realmente um espécime muuuuuiiiittttooo estranho...rsrs
    Parabéns pela coluna. Excelente.
    Simone Hartmann - blog prof.Douglas

    Anônimo says:

    Adoro ler os textos e as dicas desse blog.
    Parabéns!
    Abraços.

    Fabiana says:

    Amigaaa!
    Mais um artigo que me vi no espelho!!
    Eu sou assim!!! Depois de 3 semanas, fiz as unhas ontem, hehehe!!!
    Meus melhores amigos são meus livros, apostilas e o Concurseiro Solitário!
    E estou namorando sabia? Ontem o CPC me pediu em casamento, hahaha! Mas a CLT tá morrendo de ciúmes, hahaha!
    Bjusss
    Parabéns por mais um belo artigo!
    Fabi Pacheco
    Concurseira de Plantão

    Anônimo says:

    Adorei! Somos, realmente, seres humanos diferentes. Quem tem familiares que entendem tem muita sorte, mas quem não os tem devem viver num verdadeiro purgatório... tenho muita sorte pois meu marido me entede muito (apesar dele preferir assistir o canal de fofocas da tv em vez de assistir o noticiario...grrrrrrrrr!!!).
    Parabéns!

    Obrigada! Gente, não falei que concurseiro é muito estranho e engraçado?! Depois que passarmos, faremos as unhas toda semana! rsrsrsrsrs


    Raquel

    Unknown says:

    O que vc disse é o que acontece comigo. A gente pensa q é só com a gente q acontece isso, mas nao é. Tanto é q esse blog serve para eu ver isso e me sentir menos desesperada.Acho uma pena termos que nos abdicar de tantas coisas para entrar nessa guerra.Meus poucos amigos sumiram, meu namorado são meus livros e minha familia nao entende nada de vida de concurseiro, para eles eu estou deixando de aproveitar a vida. Olha que absurdo e como eu fico brava com uns comentários desses. Mas enfim, adoro esse blog. Ele se tornou meu verdadeiro companheiro de todos os dias.

    Que legal, Ana Carolina! Vir aqui e ler algum texto sempre me traz alento.

    Raquel

    Camisa 9 says:

    Obrigado, Raquel.
    Hoje eu deixei algumas coisas para trás e amanhã deixarei outras se eu ainda estiver mesmo pensando em alguma posição adequada no TRT..algo por volta da casa dos 100 ou melhor porque eu acredito em milagre e sorte. Mas só tem sorte goleiro bom e que treina, por isso tem sorte, pois ele merece.

    Excelente postagem.

    *Estou me tornando, a muito tempo, repetitivo quanto a estudar, estou meio viajando ainda, mas voltarei aos trilhos em breve. Tive muitos contratempos, alguns eu mesmo criei, mas estou me desfazendo dos mesmos graças ao blog.

    *Não escrevi aqui antes, porque trabalhei sábado o dia todo e domingo dormi.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards