COLUNA DA MALU - Uma semana muito louca!

Nesse último domingo, dia 21, prestei prova para o concurso do TRT de Alagoas. E a semana anterior à prova foi muito tensa e louca. Passei de um estado de estresse total para um de tanta tranqüilidade e calma que até agora não consegui entender como pôde acontecer. Vou fazer um resumo de como foi minha semana para vocês terem uma boa idéia de como foi isso:

Domingo – 14/09

Quase não pude estudar. Final de semana é sempre bem complicado para mim. Acho que foi quando começou meu estresse, porque eu queria estudar, eu precisava estudar e não conseguia.

Segunda – 15/09

Acordei preocupada. Muito preocupada. Sabe quando você sente que tudo vai dar errado, que foi perda de tempo ter estudado? Eu estava assim. Não estava conseguindo acreditar em mim mesma.

Terça – 16/09

Feriadão aqui em Maceió. Maior solzão lá fora e eu estava mais estressada ainda. Sinceramente, gente, eu estava cansada. Queria muito sair, ir à praia, ver gente, mas não conseguia. Só ficava pensando no que eu tinha que revisar, nos prazos que tinha que rever para decorar direitinho. Estava preocupada demais com a prova. Na minha cabeça era como se esse concurso fosse o último pra mim. O que não é verdade, claro. Mas naquela hora eu me sentia assim. Passei o dia estudando, mas à noite resolvi sair. Foi um passeio até o shopping mesmo, só com a família, mas que foi um santo remédio. Cheguei em casa me sentindo outra pessoa. Parecia que tinha tirado todo aquele peso das minhas costas.

Quarta – 17/09

Acordei bem melhor. Bem melhor mesmo! E nesse dia eu quase não estudei, pois tive que passar o dia na rua resolvendo algumas coisas para a minha viagem (estou indo pra Brasília essa semana para fazer a prova do STJ e do Senado em novembro). Se eu não estivesse tão relaxada, acho que teria entrado em pane por ter estudado tão pouco.

Quinta – 18/09

Passei o dia estudando, mas sem o estresse de antes. Foi muito bom. Meu estudo rendeu muito mais. Quando estamos preocupados é difícil conseguir estudar bem. Por isso que é melhor nem se estressar, porque piora tudo. À noite, recebi um presente muito especial de amigos mais do que especiais. Esse presente renovou os meus ânimos. Se eu já estava tranqüila, fiquei mais ainda. Foi muito bom!!!!

Sexta – 19/09

Estudei um pouco e depois tinha consulta com meu médico. E fui muito tranqüila, sem preocupação ou estresse.

Sábado – 20/09

Muitas pessoas falam que é melhor não estudar na véspera da prova. Eu concordo em parte. Acho que estudar um pouquinho é bom sim. Não é bem estudar, mas revisar algumas coisinhas. E depois fazer algo que a gente goste, que nos relaxe. Foi isso que fiz. Estudei um pouco pela manhã. Depois fui a um almoço de aniversário e à noite estudei mais algumas coisinhas. Para mim foi muito bom fazer isso. Estava calma e isso não me deixou estressada. Mas, cada um tem que saber seu próprio limite. Fazer aquilo que te deixa bem na véspera é muito importante. Seja passar o dia relaxando ou estudando.

Domingo – 21/09

O Dia D!!!

E como eu estava? Rindo à toa! Sério mesmo! Não sei de onde veio tanta calma e alegria. Eu nunca fiz uma prova assim. Só sei que acordei muito bem. Ainda peguei o código pra olhar alguns prazos. Como minha prova foi à tarde, tive tempo suficiente para relaxar. Então entrei na Internet, olhei algumas comunidades no Orkut e entrei aqui no blog pra ler o artigo do dia. Foi aí que vi o artigo da Thaís falando de tudo que ela passou e de como o estresse a prejudicou. E percebi que não precisava me estressar. Se eu não tivesse conseguido me acalmar durante a semana, teria chegado no domingo muito louca e provavelmente acabaria tendo um treco. E o que isso me adiantaria? Nada! Aquele artigo me deixou mais calma e relaxada do que eu já estava. Depois fui me arrumar (claro, né, gente, não vou fazer prova feito uma louca, toda feia e descabelada...risos), almocei e fui para o local de prova. Saí de casa bem cedo. Isso eu faço sempre e não é por estresse não. Temos que ser prudentes. Quando cheguei lá encontrei com minha amiga. Fazer prova na nossa cidade é muito bom, pois sempre encontramos amigos e conhecidos! Ficamos conversando. Sobre concursos? Que nada! As pessoas que estavam perto da gente devem ter pensando que nós estávamos ali por engano. Se, normalmente, já conversamos muito e falamos muita besteira, no dia da prova falamos mais besteiras do que o normal. Enquanto todo mundo estava estressado, estudando, nós estávamos ali, rindo, brincando. Foi bom demais! Entrei na sala e nem sentia que ia fazer prova. E a prova foi tranqüila.

Resumo da Ópera – Essa semana foi incrível. Senti todas as emoções que uma pessoa sente ao longo da vida em apenas uma semana. Agora estou mais experiente. Ficar nervosa e estressada por causa de prova eu não quero mais ficar. Entendi que concursos sempre existirão. Se não for esse, com certeza será outro. Minha hora vai chegar. O estresse só nos prejudica. Tranqüilidade na hora da prova é muito importante. Quando você estiver em semana de prova tente relaxar. Estude, mas não se estresse. Eu digo que não vale a pena. É bem melhor rir e aproveitar cada momento.

Malu Heli, Concurseira do Paraíso das Águas, tomando uma água de coco e relaxando enquanto escreve para o Concurseiro Solitário.


——«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Como você se sente na semana que antecede um concurso? E no dia da prova? O que você faz para aliviar o estresse?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

Clipe do Dia



A música de hoje é "Three Little Birds", de Bob Marley. Essa múscia diz uma grande verdade: não se preocupe com nada, porque tudo ficará bem! E, no final, tudo realmente ficará bem! Então, concurseiros, estudem e relaxem! Eu estou fazendo isso.

3 Response to "COLUNA DA MALU - Uma semana muito louca!"

  1. Malu, que bom que ficou calma. Por isso eu digo, me apropriando dos dizeres de Chico Buarque de Hollanda: "não se afobe não, que nada é pra já". O que é seu está guardado.

    Raquel

    Fabiana says:

    Amigaaa!!!
    Adorei o seu "Diário de Bordo!
    Tá vendo essa foto que coloquei no artigo abaixo do teu? É da minha turma da Magistratura, tirada antes da prova de Campinas/SP. Tinha alguém ali estressado? Rsrsrs. Tenho certeza que todo mundo ficou pensando que nós éramos todos doidos, rsrsrs. Que delícia isso! Essa foi a 1a prova que fiz sem culpa, sem estresse, e foi a minha melhor nota. A gente faz tanto concurso que uma hora aprende não só a estudar, mas sim fazer concursos...
    Relaxe essa semana! Sua missão está cumprida!!!
    Bjooo
    Fabi Pacheco

    Camisa 9 says:

    O seu "Diário de bordo" foi bem escrito, hein! E bem vivido também.
    Você passou do medo, da ira e da tristeza pra alegria total...Só falta a classificação ser anunciada agora. Espero que tenha ido bem...
    Normalmente eu vou tranquilo pras provas mesmo sabendo que não vi ou não estudei tudo direito. Mais vale eu ir tranquilo e ir bem naquilo que penso saber do que ir nervoso e ter um branco geral.

    É isso aí...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards