Pizza, salada de frutas e outras comidinhas

O que passa pela cabeça de alguém que leva, para uma prova de concurso público que não durará mais que cinco cinco horas, uma verdadeira cesta de café da manhã? Será que essas pessoas acham que terão uma súbita e incontrolável fome durante a prova? Ou hipoglicemia aguda? Será que acham que precisam de tanta energia para responder às questões propostas?

Não prestei muitos concursos públicos até hoje, mas já vi alguns absurdos alimentares. Também já soube de muitos outros por outros concurseiros, igualmente ou até mais estranhos que os que testemunhei. Vamos ao “Top 10”.

1º lugar – Pizza de Calabreza

Esse ocorrido eu tive o desprazer de testemunhar no final do ano passado. No meio da prova um rapaz pegou um potinho tappeware (desses de plástico para guardar comida na geladeira), abriu e tirou um grande pedaço de pizza de calabresa, sobra do jantar do dia anterior. Imediatamente a sala foi tomada pelo cheiro da iguaria e graças à intervenção da fiscal de prova, o rapaz terminou de comer no corredor em frente da sala.

2º lugar – Panetone/ovo de páscoa

No final do ano passado um concurseiro relatou que em um concurso realizado pouco antes do natal, uma menina levou um panetone de 500 gramas para a sala de prova, disposta a comê-lo durante a prova. Claro que foi impedida pelos fiscais de prova. Agora, candidatos levando ovos de páscoa nas provas realizadas no mês passado houve muitos por todo o país, inclusive na minha sala de prova no concurso da CGU.

3º lugar – Salada de frutas

Essa também testemunhei na prova da CGU. No intervalo das provas de domingo uma garota chegou na cantina da escola primária onde estava sendo realizada a prova levando um potinho tappeware, disse que era salada de frutas para comer durante a prova da tarde, mas que ela preferia gelada e por isso pediu para guardarem na geladeira da escola, “no meio da tarde desço aqui para pegar”.

4º lugar – Garrafa de refrigerante de 2 litros (quente)

Latinhas de refrigerante sendo abertas no meio de provas de concurso são comuns e, como sempre, atrapalham a todo mundo que está ao redor com aquele barulhinho característico, shiiiiiii, do gás escapando. Não satisfeitos com os 300ml das latinhas, muitos candidatos “sem noção” estão levando, agora, garrafas de 2 litros de refrigerante para tomar durante a prova. Pior, para tomar no bico (já que não tem como levar copo) e quente (temperatura ambiente).

5º lugar – Barra de chocolate de 1kg (uso culinário)

No primeiro concurso público que prestei fiquei sem palavras quando vi um rapaz (magro, por sinal) levar para a sala de prova uma barra daquelas de 1kg de chocolate de uso culinário, usado por quem faz bombons caseiros. O pior é que ele nem levava uma garrafinha de água para aplacar a sede que, com certeza, não esperaria a aparecer.

6º lugar – Amendoim salgado

Uma menina reclamou em um fórum que numa prova que ela havia prestado no final de semana anterior um senhor (um concurseiro de terceira idade) simplesmente levou um pacote daqueles amendoins torrados e salgados usados como tira-gosto em bares. “Ele ficou a prova toda comendo aquilo, a sala cheirando à amendoim, todo mundo reclamando, ele fingindo que não era com ele e os fiscais repetindo que não poderiam fazer nada. Foi um horror. Nunca mais quero ver amendoins na minha frente”.

7º lugar – Caixinha de leite longa vida

Essa aconteceu na sala de prova de um amigo. Ele disse que uma menina chegou com uma sacolinha de supermercado trazendo uma caixa de leite longa vida desnatado, abriu com uma tesourinha, colocou um canudo e ficou tomando durante a prova!

8º lugar – 28 chocolates e doces diversos

Candidatos que levam dezenas de chocolates e doces diversos são comuns em todos os concursos públicos realizados pelo país afora. “Parece até que assaltaram uma loja de doces antes de vir para a prova!” comentou muito bem um concurseiro em uma lista de discussão.

9º lugar – Batata Ruffles/Pringles

“Imagine fazer prova ouvindo alguém comendo batatinha frita o tempo todo. Aquele crec-crec vai dando nos nervos. Eu já estava perdendo a esportiva quando um cara levantou puto da vida e disse que se o comilão não parasse com aquilo, ele registraria na ata da sala o ocorrido. O cara parou na mesma hora, ainda bem”.

10º lugar – Biotônico Fontoura

Imagine estar na sala aguardando o horário de distribuição das provas, quando um concurseiro retardatário chega esbaforido, senta-se na carteira do lado, coloca sobre a mesa lápis, caneta, borracha, identidade ... e uma garrafinha de Biotônico Fontoura (isso mesmo, as avós insistem em dar para os netos “para abrir o apetite”). Simplesmente fiquei abismado com o que via. E o cara tomou um bom gole antes de começar a prova e quando saiu, tinha dado conta de toda a prova. Acho que ele acreditava que tal produto lhe daria alguma vantagem competitiva na prova.

Resumo da ópera – Parece até brincadeira, mas essas coisas acontecem com mais freqüência do que deveria. Não duvido que vocês tenham testemunhado ou souberam de outros alimentos ainda mais estranhos para comer durante provas de concurso, não duvido mesmo. Concurseiro sério leva para a prova somente uma garrafinha de água bem gelada (para permanecer fresca por mais tempo), uma barrinha de chocolate ou de cereais e ponto final. Lugar de prova e para fazer prova, não para comer. Estou errado?

———«»———«»———«»———

Conte quais foram os maiores absurdos alimentares que você já testemunhou em concursos públicos em nossa comunidade no orkut (é só clicar na imagem).

———«»———«»———«»———

AVISO – Tem um artigo exclusivo de minha autoria no blog do professor Douglas. Quem quiser conferir, o endereço é www.professordouglas.com, está entre o que foi postado ontem e trata da importância de tomar cuidado ao preencher o gabarito de respostas das provas de concurso público.

———«»———«»———«»———


Música do dia
Para hoje separei um clássico da história do rock´n roll. “Great Balls of Fire” por Jerry Lee Lewis, lançada em novembro de 1958 foi uma das “Top 3” em vários países por vários meses. Na lista da revista Rolling Stone das melhores músicas de todos os tempos ocupa a posição 96ª.

5 Response to "Pizza, salada de frutas e outras comidinhas"

  1. Raquel says:

    Eu li e achei tudo permissivo até demais. Eu sou uma concurseira padrão, rsrsrs. Mesmo assim, a pobre da minha garrafinha de água foi vetada pelo fiscal da Fundação Carlos Chagas. Eu tive de empacotá-la e só pude ficar com meus nutris, rsrsrs. Achei hilário!

    Não consigo parar de ouvir Nouvelle Vague! Muito boa música! Não conhecia.

    Um abraço

    Anônimo says:

    levar alguma coisa que tenha cheiro, eu chamo o fiscal e faço retirar da sala. sou extremamente calma mas consigo gritar, criar confusao e etc sem contudo me alterar (puro teatrinho) bom p desestabilizar o povo. hehehe

    uma dica: é interessante tb ver o comentario das outras pessoas e essa forma de comentario aqui dos blogs é mto chata. pq vc n faz como em vario outos blogues: crie um link no seu artigo direcionando para o topico correspondente na sua comunidade no orkut? assim todo mundo comenta o seu artigo lá no topico que vc criou qdo postou o artigo. que tal?

    Anônimo says:

    Seria bacaninha se pudéssemos tomar um cafezinho durante a prova.. Mas imagine a cena: a cada minuto um candidato se levantaria, iria até a mesa do fiscal, pegaria um cafezinho.. Se fosse um expressinho, melhor ainda. O barulhinho do expresso, mais aquele cheirinho tomando conta da sala!! Perfeito!! A concentração agradeceria.

    Agora, sério, já vi cada coisa também! Pra mim, o mais ridículo é a pessoa levar muita coisa, encher a carteira com doces e balas. Mas o pior de tudo nem é comida. O fim da picada é o canditado ir fumar na porta da sala, deixando aquele cheiro horrível tomar conta de todo o lugar. Total sem noção!!!

    Anônimo says:

    é, já é tempo de redigir-se um "manual de etiqueta para concurseiros" *rsssss*

    e tome piquenique e farofagem. ô povinho sem-noção...

    Camisa 9 says:

    Eu procuro levar um H2O e um sufflair, já disse! rs

    O que eu já vi...hummmm
    de comida axu q nunca reparei em nada, fico concentrado na minha prova, mas eu já me irritei com um cara na minha frente que ficava fungando, sabe! O cara tava gripado e com o nariz escorrendo, era só ir no banheiro assoar o nariz e pegar um papelzinho, mas nada de sair dali e nada de limpar o nariz direito, só fungando. Quase que eu bato nele, mas acabei não fazendo nada...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards