Coluna do SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia.

Definitivamente concurso virou moda. A busca pela estabilidade no emprego leva, todos os anos, quase 10 milhões de pessoas a se inscreverem em concursos públicos em todo o país. A indústria dos concursos movimenta mais de R$1 bilhão em inscrições, cursinhos, editoras e comércio de apostilas e livros. Hoje em dia vende-se material para concursos desde a banca da esquina às grandes redes de livrarias do país. A variedade de material, cursos, sites e blogs é imensa e por isso pode gerar muita dúvida e muitos contratempos.

Devemos confiar em materiais baixados da internet? Confiar no que usuários postam em fóruns? Acreditar em dicas e macetes? A resposta está dentro de nós. Eu procuro sempre observar - onde faço os meus cursinhos – os professores, a estrutura e o material utilizado, sempre buscando a melhor relação custo X benefício. Na internet procuro notícias em sites e blogs que são mantidos por pessoas, assim como eu, interessadas em aprender, interagir e ajudar aos outros.

Pensando nisso tudo, reuni algumas dicas e experiências pessoais que tive ao longo desse tempo que venho estudando para concursos. Irei postá-las aos poucos ao longo de vários artigos, mesmo porque se fizesse de uma vez só, ficaria um artigo muito longo e pesado. Lembro que essas dicas são pessoais e se de um lado servem muito bem pra mim, por outro podem não servir pra você.

1. Sonhe!: Tudo começa com o sonho de ter uma vida melhor, ajudar a família, casar, ter um carro novo, uma casa, enfim ... sonhe. Seus sonhos é sua fonte de motivação. Mas não apenas sonhe, canalize e transforme os sonhos em energia para os estudos.

2. Concurso como objetivo de vida: Você agora tem um objetivo: passar em concurso. Então, incorpore o espírito concurseiro e vá estudar, afinal de contas, ninguém fará a prova para você.

3. “Família, eu quero estudarr!!!”: Apoio da família é fundamental. Pai, mãe, marido, esposa, namorado(a), filhos, sobrinhos, tios, primos, procure a compreensão de todos. Mostre que você está estudando para realizar um sonho e que precisa da ajuda de todos. O carinho da família conforta e diminui o estresse diário dos estudos.

4. “Tô ligado!”: Todo concurseiro deve ser antenado com o que ocorre no mundo dos concursos. Claro, ler um bom jornal, assistir ao noticiário, ler uma boa revista semanal e passear por portais de notícias é fundamental, mas de agora pra frente, as notícias que mais interessam são sobre concursos públicos. Existem vários sites e blogs com notícias confiáveis sobre concursos. Não deixe de passar pelo D.O.U (Diário Oficial da União) digital na seção 3, é lá que são publicados todos os editais de concursos para a área federal.

5. Boato? Tô fora!: Fuja dos boatos. Imagine que a área de concursos é uma grande Bolsa de Valores, ou seja, um mercado altamente especulativo. Todo dia pipocam notícias que o concurso tal está pra sair, que foi lançado um novo livro de direito com todos os macetes possíveis vai revolucionar o mercado, o curso que o fulano vai ministrar vai sobre técnicas de prova irá fazer com que o candidato acerte 95% da prova só no chute e seja aprovado sem estudar. Boatos só atrapalham a concentração e o foco que você precisa ter para estudar, portanto, fuja deles.

6. Tô chato, e daí?!: Vire um chato. Em época de preparação para concurso é período de total dedicação. Fale, pense, sonhe, alimente-se, viva para o concurso. Depois, quando você passar, todo mundo vai dizer que você é uma pessoa muito inteligente e, acredite, gente boa vai falar isso.

7. Atividades extras: Procure fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana. Além de ser ótimo para saúde, você não ficará ansioso e terá muita energia para estudar. Agora, se você, além do exercício físico faz aula de violão, curso de pintura em xícaras, dá aula de catecismo, é voluntário em causas sociais, cuidado. Isso pode te atrapalhar. Faça assim, suspenda todas essas atividades e quando você estiver lá com o seu cargo, poderá fazer tudo que quiser e ainda sobrará tempo.

8. Investimentos: Fazer cursinhos e comprar livros e apostilas não são gastos e sim investimentos. Procure sempre pelo melhor custo x benefício. É melhor estudar por um livro não tão barato do que estudar por um material baixado da internet totalmente desatualizado.

Resumo da ópera: É necessário ter muita força de vontade e determinação para trilhar o caminho da aprovação em concursos públicos. Cada vez está mais difícil, o nível de dificuldade dos exames aumenta a cada dia, assim como o nível de preparo dos candidatos sérios. Não perca tempo. Prepare suas armas, leias as dicas acima e procure adaptá-las a você. Todos lutamos pelo mesmo sonho, sermos empossados em um cargo público ou melhorar de cargo dentro do serviço público. Não desanime, nunca, e lembre-se sempre que “se você tem um plano, vai acabar executando-o; se você não tem um plano, o executado é você” (William Douglas).

Continua no próximo artigo.

Tiago Gomes, 24 anos, publicitário e solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

0 Response to "Coluna do SOLITÁRIO CONCURSEIRO - Se conselho fosse bom ninguém dava, vendia."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards