DICA PRÁTICA - Pasta de Orientação de Concurso

Sou daquele tipo de pessoa que não é muito organizada no sentido convencional do termo, mas que me localizo bem em minha bagunça. Desde que comecei a estudar sério para concursos públicos, soube que não poderia me dar ao luxo de ser desorganizado porque isso somente me atrapalharia.

Hoje, um ano depois de começar a estudar, ainda não posso dizer que sou totalmente organizado, mas já sou bem mais organizado do que quando comecei. Mantendo as coisas em seus lugares e usando técnicas de disposição de material, não perco muito tempo para saber qual matéria estudarei em tal horário, onde está o material de estudo para cada matéria e tal. Isso é imprescindível para o concurseiro, pois assim não se quebra a concentração e o ritmo de estudo.

Desde o começo sempre briguei com os editais dos concursos. Imprimia aquele punhado de páginas e quando precisava de alguma informação ia procurar no edital. Como a maioria dos concurseiros, comecei a marcar as informações mais importante para visualizá-las mais facilmente quando necessitasse. Comecei com o marcador de texto (daqueles verdes), depois passei para as canetinhas coloridas. Não adiantou muito, sempre achei que perdia tempo demais procurando no edital as informações que precisava. Então um belo dia, enquanto assistia um filme, tive uma boa idéia para resolver esse problemas.

O filme se passava na época da Guerra Fria e lá pelas tantas, numa base de lançamentos de mísseis nucleares, os personagens precisavam descobrir como cancelar uma contagem regressiva de lançamento. Então pegaram uma pasta com procedimentos e logo acharam o que precisavam saber. Bingo. Bolei então o que chamo de Pasta de Orientação de Concurso.

Para cada concurso que me inscrevo monto uma dessas pastas. Nela estão todas as informações que vou precisar sobre o concurso, tudo organizado de forma a tornar a consulta rápida e prática. Vejamos como faço essa pasta.

O material para confeccioná-la é bastante simples. Uma pasta de plástico transparente daquelas com presilhas e uma dezena de plásticos perfurados, para proteger as folhas de papel com as informações do concurso, já que serão manuseadas muitas e muitas vezes.

Primeiro monto uma folha de rosto no Powerpoint com a sigla do órgão que promove o concurso, o título “Pasta de Orientação” logo abaixo e então uma imagem que tenha haver com a função do órgão (para o MMA usei uma imagem de floresta, para o do MPOG uma foto com várias notas de Real). Como a pasta é transparente, sempre será visível essa folha de rosto, tornando fácil encontrá-la em meio ao material de estudo.

A segunda página eu chamo de “sumário do concurso”. Nessa página listo todas as informações básicas do concurso, como os cargo que vou concorrer, salários e número de vagas, período de inscrição, valor da inscrição, data da prova, quadro de matérias com o número de questões de cada matéria, se haverá questões discursivas, data provável de divulgação do gabarito e do resultado final, período de interposição de recursos. Essa página é muito útil, já que as informações que ela contém estão dispersas ao longo do edital e são as mais chatas de encontrar.

Nas páginas seguintes listo as matérias que serão cobradas em prova, com os respectivos tópicos. Primeiro as matérias básicas, depois as específicas e depois as mais específicas ainda. Nessa parte tomo o cuidado para deixar o nome das matérias em negrito e cada tópico numa linha ao invés de num bloco único de texto, o que torna muito mais fácil o controle do que já foi estudado e do que falta ainda estudar.

No último plástico da pasta, guardo o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, o comprovante de inscrição impresso do site da organizadora, o local de prova e tudo o mais.

Notem que não há segredo em montar uma pasta assim, qualquer um pode fazer. A parte das matérias não precisa ser redigitada, claro, basta copiar do PDF do edital com a ferramenta de cópia de texto do leitor de PDF. Não gasto mais que meia hora para montar uma dessas pastas e até o resultado final do concurso não perco mais tempo lendo e relendo o edital atrás de informações.

Resumo da ópera – Concurseiro precisa de todo o tempo disponível para estudar. Não dá para se dar ao luxo de perder meia hora lendo editais cada vez que precisa de uma informação básica como a data da prova ou os tópicos que serão cobrados da matéria X. Montar pastas de orientação é ser organizado nos estudos, é poupar tempo e paciência preciosos para o estudo efetivo das matérias que serão cobradas no concurso. Por que você não tenta? Garanto que vale a pena.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
A música de hoje é uma mistura muito interessante. O Gotan Project, um grupo musical francês, deu uma inusitada roupagem de tango a um clássico do jazz, "Round About Midnight" do mestre Thelonius Monk ... e funcionou.

3 Response to "DICA PRÁTICA - Pasta de Orientação de Concurso"

  1. Raquel says:

    Legal, nunca pensei nisso! Intuitivamente, eu já fazia uma pasta de determinado concurso, mas não com "instruções".

    O que eu costumo fazer é dar uma "humanizada" na parte do conteúdo programático, que costuma vir meio bagunçado. Daí, eu copio, colo no word, aumento as letras, coloco espaço entre as matérias, agrupo bibliografia indicada.

    Estou escrevendo um novo artigo e está ficando ótimo. Chama-se "Saindo do vermelho", rsrsrsrs.

    Adorei a música de hoje. Lindíssima!

    Raquel

    Catequese says:

    Gostei da sua idéia da pasta, mas me surgiu uma dúvida...vc monta uma pasta para cada concurso ou uma pasta enorme (com um zilhão de saquinhos) e coloca os editais numa ordem lógica pra vc?
    Agradeço sua atenção e muito obrigada pelos textos.
    Ainda estou engatinhando no mundo dos concursos, visto que tenho duas bebês de 1 aninho, então o tempo de estudos ainda está escasso, mas desistir é uma palavra que não consta no meu dicionário!

    Camisa 9 says:

    Charles, acho que você deveria fazer que nem o William Douglas, depois que for nomeado em algum que você queira muito, escrever um LIVRO.
    Você escreve muito bem, então a editora não irá perder tempo te corrigindo. Você tem idéias simples às vezes, porém muito brilhantes.
    Você tá expert no assunto, talvez você PRECISE e até QUEIRA compartilhar suas informações com muito mais pessoas.
    Você tem uma grande alma e alcançará o sucesso em breve eu creio nisso, você merece.
    Essa sua dica da pasta é impressionante. Demais mesmo, nunca pensei em nada parecido, escrevo as coisas importantes num papel qualquer e o perco quase sempre, tento me organizar, mas me desorganizo e depois perco um bocado de tempo tentando procurar alguma coisa no edital, tanto pra mim quanto para informar algum amigo.
    Fica com Deus e que ele sempre ilumine seus pensamentos, no blog, nas provas e na vida.
    Abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards