Respondendo algumas perguntas

Hoje é dia de responder algumas perguntas enviadas por leitores do blog nas últimas duas semanas. Posso demorar um pouco para responder, mas é por um bom motivo, para juntar um pouco mais de perguntas e centralizar tudo.

Vamos lá.

Você irá estudar para o concurso da Receita Federal ?

Por enquanto não penso em estudar para a Receita Federal, não. Meu foco no momento está sendo cargos administrativos principalmente do judiciário. Como as matérias de estudo para carreiras fiscais são bem diferentes das dos cargos que são meu foco atual, não tenho como compatibilizá-las.

Gostaria de saber como você faz para organizar a matéria que vai estudar. Muitas vezes eu separo umas duas horas por matéria e não termino um ponto, você acha que deveria continuar e adiar a outra matéria?

Boa pergunta. Eu não tenho um único método de organização e estudo. Tudo depende da minha motivação, animação, gosto pela matéria e urgência do estudo. Algumas vezes estudo duas ou três matérias ao longo do dia, outras vezes estudo uma única matéria. Também quanto a estudar o material programado ou passar para outro sem terminar o anterior, depende. Por exemplo, se noto que estou enrolado na matéria porque não estou num dia bom para estudar aquela matéria em especial, pulo. Se notar que estou enrolado porque a matéria é difícil, estudo até terminar.

Esse assunto merece ser tratado num artigo. Semana que vem postarei esse artigo, fique de olho.

Que tal falar sobre recursos das questões? Você já ingressou com algum?

Outro assunto que merece um artigo, que também publicarei na semana que vem. Posso adiantar que já ingressei, sim, com quatro recursos em uma prova do TJSP feita pela Vunesp, todos para questões de informática.

Você sempre fala que devemos nos motivar e tal, mas o que você faz para conseguir ficar grudado na cadeira??? Estou sofrendo com isso...

Penso em como será a vida depois da aprovação. Penso que além do lado financeiro muito mais tranqüilo, também passarei a ostentar aquela aura de “o cara é fodão, passou em concurso público”. Não, não se escandalizem, porque vocês também gostarão de ostentar essa aura, mesmo que agora neguem. Concurso público se tornou tão difícil, que o mérito de ser aprovado se tornou, mais do que nunca, motivo de orgulho. E não devemos ter vergonha de nos orgulharmos quando vencermos essa guerra. Pense nessas coisas e você achará a cadeira muito mais confortável e os estudos muito mais interessantes.

Vi que você usa a internet para pegar resumos. Achei alguns resumos prontos mas queria saber se você os usa somente como base e vai completando ou se você estuda só por eles pois quando não tem tempo de fazer um próprio, que seria melhor?

Cada pessoa tem um jeito de fazer resumos. Alguns preferem resumos mais superficiais, outros mais detalhados. Dependendo do assunto, pego na Internet resumos postados por outros concurseiros ou professores , dependendo faço meus próprios resumos do zero. Quando pego resumos de outras pessoas, sempre os adapto às minhas necessidades, seja tornando-os mais superficiais ou mais detalhados. Raramente uso um resumo sem modificações. Inclusive, algumas vezes adaptar um resumo pode ser muito mais interessante em termos de aprendizado da matéria do que fazer um do zero.

Uma pergunta que sempre me faço e se será sua idéia com o blog também treinar sua escrita para uma eventual prova de digitação? Se for, é uma excelente idéia.

Em primeiro lugar, esse blog é minha terapia diária. Tudo o que escrevo aqui tem haver com minha realidade pessoal como concurseiro. Se posso fazer isso também ajudando outros concurseiros que vivenciam o mesmo drama, por que não fazê-lo? Mas não vou negar que escrever artigos para o blog também é exercitar a redação, a argumentação, o português e a digitação.

A prova para o STF é no dia 6 de julho, não junho.

Já corrigi o engano, obrigado por apontar o erro.

Sempre recebo perguntas recorrentes sobre alguns temas, então é mais fácil reuni-los em tópicos do que responder cada pergunta individualmente. Vejamos.

Sobre sugestões de apostilas – Como já disse antes em alguns artigos, há por aí tanto ótimas apostilas, quanto apostilas vagabundas. Não existe uma editora ou cursinho que lance somente um tipo. Sob uma mesma marca você encontra os dois tipos. Meu conselho é para que antes de comprar uma apostila, deve-se folheá-la com cuidado, verificar os tópicos abordados, a profundidade. Somente com uma análise cuidadosa é possível saber se tal apostila é boa ou não. Há muitas apostilas que são excelentes, melhores que livros. Outras trazem somente a transcrição de leis que podem ser encontradas gratuitamente na Internet. Tempos atrás vi o site de uma dessas “editoras” de apostilas onde os preços não passavam de R$20. Pedi uma amostra da apostila em PDF. Quando recebi, vi que era somente um apanhado de leis, nada mais.

Sobre sugestões de cursinhos – Até hoje não fiz nenhum cursinho, portanto não tenho conhecimento pessoal para indicar algum. Sorry.

Sobre trocar banners - Claro que quero trocar banners com outros bons sites e blogs concurseiros. Inclusive vou preparar um para o Concurseiro Solitário essa semana. Quem quiser fazer, deixe seu email para contato, por favor.

———«»———«»———«»———

O artigo “Concurseiros mudos” criou uma certa polêmica. Vários colegas enviaram mensagens dizendo que não concordavam com minha opinião expressa no artigo e que preferiam o silencio para se concentrar para a prova e outros motivos mais.

Respeito todas as opiniões. Cada um age conforme acha melhor para si. Minha crítica, no entanto, foi voltada especialmente para aqueles concurseiros que querem usar o silêncio como um tipo de arma contra a concorrência, o que é uma grande bobagem, convenhamos.

———«»———«»———«»———

Gente, amanhã (sábado) e no domingo serão postados dois ótimos artigos de colaboradores do blog. Não deixem de dar uma passadinha por aqui para lê-los e comenta-los. Acreditem em mim, são ótimos artigos que merecem serem lidos.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
"Get no satisfaction" é um dos grandes sucessos do rock´n roll. Hoje trago para vocês esse sucesso com uma roupagem diferente, uma mistura muito sensual de salsa com big band e voz de Frankie Ruiz. Nada melhor para terminar a semana, só falta uma boa Pinã Colada e uma morena caribenha com um decote generoso ... hum hum ... bom final de semana de estudos.


2 Response to "Respondendo algumas perguntas"

  1. Camisa 9 says:

    Opinar sempre causa e causará polêmicas. O bom do blog e podermos opinar com você e agora opinar diretamente com outros concurseiros no orkut.

    E o TRT?
    Vc prestará também?

    Éu

    Anônimo says:

    Oi , aqui é o irmão da Raquel (que escreveu pra você um post recentemente - ainda a ser publicado).

    Se você gosta de releituras big band, procure o Rock Swings , do Paul Anka.
    Nada supera "Smells Like Teen Spirit" na voz do Canadense de voz de ouro.

    um link de download?
    http://porcariasonora.blogspot.com/2007/10/paul-anka-rock-swings.html

    []s

    Daniel "NeoStrider" Monteiro

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards