Coluna da Raquel - Reflexões de uma concurseira

Olá, concurseiros! Sou a Raquel, uma legítima concurseira carioca.

Venho refletindo sobre estudar e gostaria de dividir com vocês algumas das coisas que venho concluindo a esse respeito.

Depois de dois anos estudando para concursos, concluí que entender qualquer matéria da área de ciências humanas - Direito é o maior exemplo - é uma questão de montar um verdadeiro quebra-cabeça mental. As peças vão se juntando até formar um conjunto único. O que isso tem de utilidade para você que está começando nessa luta? Isso serve de alento porque o início costuma ser difícil e monótono. Contudo, não há motivos para maiores preocupações porque, depois de um tempo, tudo começa a fazer sentido. Quem estuda com seriedade sabe do que estou falando.

Dicas sobre como estudar, ainda não me sinto confiante para dá-las porque ainda estou testando métodos de estudo. Já tentei muita coisa e creio que seja bom variar um pouco quando não está dando certo. Eu tenho conseguido melhorar meus resultados, mas ainda não cheguei lá.

Motivação eu tenho de sobra. A preguiça raramente me atinge. Sabe por quê? Eu sou extremamente apaixonada pelo objetivo de ser aprovada. Eu me vejo no futuro como uma profissional digna de orgulho. É uma questão de vocação e paixão. A estabilidade financeira será apenas conseqüência. Isso é muito importante para criar um comprometimento com o seu objetivo. Crie um vínculo emocional com ele.

Em se tratando de tempo, uma das coisas que resolvi na minha vida é o seguinte: deve-se viver cada dia de uma vez. Não se culpe pelo que não estudou no passado, mas daqui por diante, vá estudar! Falo isso porque algumas pessoas se cobram muito. Portanto, não se culpe pelo que não deu para estudar, pois acontece com todo mundo, até mesmo com alguns primeiros colocados com quem conversei. Todos nós temos momentos ruins!

Veja bem, isso não irá eximi-lo(a) de procurar, dentro do que é possível, fazer o melhor. Então, carpe diem! Aproveite todo o seu tempo livre. Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer! Seja um concurseiro sério.

Quando estiver estudando, não despreze detalhes por excesso de auto-confiança. Os examinadores vêm se superando, cada vez mais, quando o assunto é criar questões difíceis. Saia da posição de conforto.

Outra coisa que recomendo: não seja um concurseiro inseguro e mesquinho que, se puder, atrapalha seus "concorrentes". As aspas foram colocadas porque nossos verdadeiros concorrentes somos nós mesmos. Isso é óbvio e todo mundo repete isso, mas nem todo mundo pratica. O bom concurseiro busca superar as próprias dificuldades. Só que somente você poderá fazer sua prova, mais ninguém! Portanto, se não for ajudar, não atrapalhe as outras pessoas.

Quando estiver se sentindo inseguro e triste, recomendo a leitura das postagens antigas, que ouça a palestra da Lia Salgado. Tenho quase certeza de que você se sentirá melhor.

Aprenda a exercitar a sua paciência para esperar a sua "fila" andar e chegar a sua vez de ser aprovado. Afinal, concurso é questão de maturação e espera. A fila vai andando até que chegará a sua vez.

Em se tratando de isolamento, considero como algo inevitável. Ficar ausente, deixar pessoas com saudades de você é absolutamente é normal, mas passageiro. Peça compreensão.

Resumo da Ópera: Estudar para concursos é uma questão de respirar fundo e agüentar firme porque é apenas uma fase na sua vida. Quanto mais disciplinado você for, mais rápido sua aprovação chegará.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Notinha: Aqui vai a música Suddenly I see - KT Tunstall do filme ´O Diabo veste Prada` que serve para ajudar a dar força e auto-confiança para mulheres concurseiras.

6 Response to "Coluna da Raquel - Reflexões de uma concurseira"

  1. "As peças vão se juntando até formar um conjunto único". Esse trecho da sua coluna lembra um pouco alguns conhecimentos de Antropologia que aprendi na faculdade... É mais uma formada em Ciências Sociais?
    Sucesso para todos nós.

    Raquel says:

    Muito bom artigo. Essa moça está de parabéns! AHuHAuHauHAuAhuA

    Raquel

    Anônimo says:

    Valeu, Raquel, muito conciso, claro, e com toques novos. Quando puder, volte a escrever !!!

    Raquel says:

    Alexandre, o STJ agora tem um posicionamento que é um alento pra nós. Se o concurso tiver vagas ou se terceirizados estiverem contratados em detrimento dos concursados, o concursado tem preferência à vaga.

    Vamos nos animar! O artigo que escrevi foi com essa finalidade. Estudar, fazer prova com bom estado de espírito representa muita coisa na aprovação.

    Raquel

    Raquel says:

    Gente, obrigada! Sou apenas formada em Direito. Legal saber que inconscientemente eu estou teorizando sobre Ciências Sociais, rsrsrs.

    Continuem comentando os artigos! Tenho gostado muito de escrevê-los.

    Raquel

    Camisa 9 says:

    Belo artigo concurseira.
    Adorei suas reflexões.

    Bons estudos.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards