Artigo enviado por um leitor do blog - Herrar é o mano!!!

Minha Redassão: O mano

Quanto eu tiver um mano, vai-se chamar Herrar, porque Herrar é o mano.

Fin.

Se a sua redação parece com isso, ligue o sinal de alerta. Para prestar concursos públicos que exigem redação é necessário escrever bem. Não basta saber a matéria, é preciso conhecer as normas do nosso idioma. Português não é difícil, falamos desde que nascemos, o problema são suas normas, regras e exceções.

Um texto confuso, mal estruturado, com erros gramaticais e ortográficos não pode ser considerado uma redação. Por contas desses “deslizes” milhares de candidatos são eliminados de concursos, desde nível técnico até os concursos jurídicos.

Estudar para concursos é fazer um bom planejamento, dominar a matéria, treinar bastante e ter tranqüilidade para fazer uma boa prova. Assim é com a redação.

Algumas dicas:

1) A melhor forma de aprender a escrever é escrevendo;

2) Leia muito. Não passe o olho por cima, procure compreender o que lê.

3) Torna-se crítico, procure relacionar o que você leu com outros textos e tire suas conclusões;

4) Trace um plano, um projeto, um esboço do que será explorado nas linhas do texto;

5) É imprescindível que você domine a matéria ou o tema que irá explorar;

6) Divida o texto em 3 etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão;

7) Na introdução, apresente o ponto central da argumentação;

8) No desenvolvimento, procure argumentar de forma clara e concisa;

9) A conclusão é o fechamento do texto e deve ser objetivo;

10) E não se esqueça de escrever sobre aquilo que acredita. Afinal de contas, você só irá conseguir sustentar o que escrever se acreditar naquilo.

Outro grande problema de redação para concursos é a dúvida dos candidatos acerca da letra. Afinal, deve ser usada a letra de forma ou a letra cursiva? A não ser que a banca examinadora obrigue a utilização da letra cursiva (deve constar no edital ou no caderno de provas), não há nenhum problema na utilização da letra de forma, desde que tome o cuidado de diferenciar a letra maiúscula da letra minúscula, além de manter as letras unidas que compõem a palavra.

Resumo da ópera: Na redação, você é o autor da obra. Naquele momento você tem a faca e o queijo nas mãos. A banca quer conhecer a sua opinião sobre o tema proposto e quer saber se você articula bem suas idéias e consegue repassar para o papel. Em um texto para concursos, é necessário que você tenha a idéia de quem irá ler o seu texto. Não adianta ter um texto rebuscado, isso pode te atrapalhar ao invés de ajudar. Por isso, é preciso tomar certos cuidados para apresentar à banca um texto claro e objetivo. Não faça com o mano do Herrar, escreva muito, faça muitas redações. Afinal, “um texto escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer”, já dizia o escritor inglês Samuel Johnson.

Tiago Gomes, um solitário concurseiro especialmente para o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Como você estuda redação para concursos públicos que cobram esse tipo de prova discursiva? Quais suas técnicas? Como você procura garantir uma boa nota?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

AVISOS

MSN - Como tinha prometido, criei um MSN para podermos bater papo de vez em quando (vou tentar acessar meia-horinha diariamente). O email que cadastrei é concurseiro_solitario@hotmail.com . ATENÇÃO – Esse email é somente para usar o Messenger, não envie nenhuma mensagem para ele porque não vou acessá-lo. Use as ferramentas de comentários do blog para isso.

BATE PAPO – No domingo às 20:00 abrirei uma sala de chat no UOL (sou assinante) para os concurseiros solitários de plantão. Então poderemos bater um bom papo sobre concursos, motivação, técnicas de estudo. VEJAM AMANHÃ AQUI o link para essa sala.

POR FAVOR – Peço a todos que enviarem mensagens através das ferramentas de comentários do blog que deixem seu email para contato. Muitas vezes recebo perguntas, que não tenho como responder por falta de email do remetente.

ORKUT – Nossa comunidade no Orkut está crescendo. Não deixe de se inscrever. Se já estiver inscrito, não deixe de participar postando perguntas, comentários. Vamos agitar essa comunidade, transformando-a numa extensão do blog.

———«»———«»———«»———

A partir desse final final o blog terá aos sábados e domingos artigos enviados pelos leitores ou de professores de cursinhos para concursos especialmente convidados. Espero que gostem da novidade.

0 Response to "Artigo enviado por um leitor do blog - Herrar é o mano!!!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards