O assunto é Informática, Matemática & Raciocínio Lógico e Matemático

Ontem me esqueci de que essa semana falaria do “Quinteto Fantástico”, como chamo as cinco matérias que são cobradas em praticamente qualquer concurso público. Mas não tem problema, ajeito as coisas. Hoje o assunto é Informática, Matemática & Raciocínio Lógico e Matemático, matérias que são motivo de surpresas desagradáveis para muitos concurseiros.

Comecemos pela famigerada Informática. Essa matéria é realmente odiada por uma legião de concurseiros. Não poderia ser de outro modo. É extensa, cheia de detalhes, trabalhosa de estudar. Além disso, muitos consideram meio ilógico cobrar uma matéria prática com questões teóricas.

O que pega, no entanto, é que quem já é usuário de computadores tende a achar que não precisa estudar a matéria e se ferra. Quem não é usuário de computadores tem uma dificuldade danada para aprender a matéria só na teoria e se ferra. Logo, é necessário ter muito cuidado com essa matéria, pois pode tanto garantir pontos preciosos quanto derrubar o concurseiro (lembre-se que há desempenhos mínimos para as matérias, não atingiu essa marca, está desclassificado).

Para quem já é usuário de computadores e Internet, o negócio é não achar que sabe tudo (porque não sabe), ser humilde e estudar os detalhes da matéria. Não tem outro jeito, mesmo porque muitas vezes as perguntas são sobre funções ou atalhos pouco usados pelo usuário médio.

Quem não é usuário precisa dobrar os esforços para aprender a matéria e, principalmente, gastar algumas boas várias horas diante do computador vendo na prática como funciona o que aprendeu na teoria. Não tem outro jeito, o melhor modo de fixar esses conhecimentos é vendo como cada coisa acontece no clique do mouse.

Ainda não encontrei um livro ou apostila definitivos dessa matéria, mesmo porque é muito extensa. Geralmente estudo com apostilas digitais que encontro nos sites dos desenvolvedores (Microsoft, BrOffice, Mozilla, ...) ou outras disponíveis gratuitamente na Internet em sites de confiança. É necessário, no entanto, tomar cuidado com erros nesses materiais, daí a importância de estudar o mesmo assunto por mais de uma fonte.

Agora vejamos Matemática. Essa matéria é geralmente cobrada em provas de nível médio e também engana muita gente, principalmente os que já tiraram diploma de curso superior. Do mesmo modo que em Informática, muita gente acredita que já sabe a matéria, por isso não precisa estudar, então chega o dia da prova e a surpresa é desagradável.

Estude os tópicos de matemática que constam do edital. Geralmente são assuntos fáceis que precisam somente ser praticados com muitos exercícios. Pode-se encontrar ótimas explicações desses tópicos na própria internet ou em qualquer livro de matemática ginasial ou do secundário numa visita a qualquer biblioteca pública.

Essa matéria é daquelas que garantem pontos fáceis para quem se preocupa em estudá-la com atenção por alguns dias e penaliza com pontos perdidos os que vão naquela de “vi isso quando fiz a 8ª série, é fácil, não preciso estudar” (só que o cara cursou a 8ª série em 1990).

O famigerado Raciocínio Lógico e Matemático intriga quem não o conhece, apavora quem está começando a estudá-lo, mas ainda não o domina e é fonte de diversão para quem já o domina completamente.

Essa matéria não é tão difícil quanto muitos concurseiros reclamam. O que pega é a necessidade de muita atenção e persistência para aprender seus segredos. No começo pode parecer meio estranho aprender técnicas cheias de Vs e Fs e coisas assim, mas uma vez que se entende seus mecanismos, fica fácil.

Não se enganem, essa matéria é cobrada em praticamente todos os concursos de nível superior e é preciso sabe-la muito bem. Outra coisa, ela precisa ser sempre praticada. Eu que o diga. Na prova do TST levei um banho nessa matéria por ter ficado sem praticar desde dezembro. Chegou na hora da prova, eu sabia como resolver várias questões da matéria, mas não me lembrava direito dos mecanismos ou então os confundia. Resultado, meu desempenho na matéria foi horrível e se tivesse praticado uma semana que fosse, teria acertado o triplo de questões e seria classificado para a segunda fase do concurso. Entenderam a importância da coisa?

Resumo da ópera – Informática, matemática e raciocínio lógico e matemático (essa um ramo da segunda) são os bichos papões para muitos concurseiros. (In)Felizmente elas são cobradas na grande maioria dos concursos e isso significa que devem ser estudadas com cuidado e atenção, além de praticadas sempre. Quando estudando essas matérias o desânimo/desespero chegar, pense que elas serão degraus que o levarão para a tão sonhada posse em cargo público, daí tudo fica mais fácil.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Quais são suas dicas para estudar melhor informática, matemática e raciocínio lógico e matemático? Como não sofre para aprender essas matérias?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).
———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Vocês já notaram que gosto de música velha, hehehehe. Não tenho culpa, gosto é gosto. Para hoje trouxe uma versão em francês(!) de Besame Mucho, clássico da música romântica. Não tenho certeza, mas acho que é interpretada pela Edit Piaf, ícone da música francesa. O interessante é que essa música é 100% anos 60, inclusive com efeitos sonoros ao fundo. Quando a ouço, me vem à mente Las Vegas, não me perguntem por que.

1 Response to "O assunto é Informática, Matemática & Raciocínio Lógico e Matemático"

  1. Raquel says:

    Oi, Charles. Já notei que seu gosto musical é mesmo diferente. Um dia você está dance music, no outro anos 80 e em outro dia Piaf! Não posso falar nada, pois também tenho um gosto musical muito sortido e também adoro Piaf.

    Bem, não posso dar dicas sobre essas matérias, bem porque fiz cursos e continuei me sentindo insegura em relação a elas. Além disso, parei de estudá-las porque meu atual concurso-foco não as cobra. No mais, acho mesmo que treino leva a perfeição.

    Já estou escrevendo o artigo do final de semana. Acho que ficará bom. Aguarde e confie, rsrsrs.

    Um abraço!
    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards