Concurseiros falsificados

Não faz muito tempo fui obrigado a deixar os estudos por algumas horas para sair para comprar um tênis novo. Como precisava de algo simples para o dia-a-dia, resolvi comprar aqui em Minas, mesmo, ao invés de esperar a próxima ida para São Paulo. Lá fui eu dar uma olhada nas cinco lojas de tênis e calçados que há na cidade onde moro enquanto me preparo para concursos públicos, uma cidade relativamente grande e próxima da capital paulista. Para minha surpresa, deparei-me em todas as lojas com algo reprovável, tênis originais e falsificações “made in China” na mesma vitrine, os últimos com etiquetas de preços de originais.

Quando o assunto é gente que estuda para concursos púbicos, também há muitos originais e falsificações na mesma vitrine. Quem não conhece pelo menos um concurseiro falso, aquela pessoa que diz que está estudando para concursos, tem todo um jargão, até sabe falar do assunto, faz provas com alguma regularidade, mas que no fundo não estudacom seriedade ou tem determinação para ser aprovado? Eu conheço pelo menos uns quatro pessoalmente, pela Internet já perdi a conta.

Cheguei à conclusão de que concurseiros sérios devem ficar longe de concurseiros falsos a todo custo. Esse pessoal só nos atrapalha a vida, de diferentes maneiras. Vejamos.

Gasta nosso tempo fazendo teatro de que querem trocar informações – Muitas vezes não reconhecemos um concurseiro falso no primeiro contato, mesmo porque muitos deles já estão nessa há anos e sabem “vender” sua imagem. Geralmente esse pessoal é pentelho, querem trocar informações, montar grupos de estudo e coisas do gênero. No começo você vai na deles, crente de que está fazendo algo útil para seus esforços de aprovação. Com o tempo vai-se notando que esse pessoal não é lá muito sério, que fazem mais fumaça do que fogo, que falam mais do que realmente estudam ou sabem. No final você descobre que são concurseiros falsos, fica puto da vida porque perdeu seu tempo e se afasta deles.

Engrossam o número de candidatos dos concursos mais divulgados – Não sou somente eu que acredita que há uma relação direta entre a dificuldade das provas de concursos e o número de candidatos inscritos. Isso tem lógica, afinal de contas, quanto mais candidatos concorrendo, mais estreito terá de ser o funil para que os aprovados atendam ou superem as expectativas dos órgãos que estão oferecendo vagas. Como não são poucos os concurseiros falsos, e seu número aumenta rapidamente nesses tempos em que concursos públicos vêm ganhando fama, não é difícil acreditar que eles acabam atrapalhando até certo ponto os concurseiros sérios ao engrossar o número de candidatos (sendo que não estão realmente concorrendo, mesmo porque não se preparam com seriedade) e ajudando a tornar os concursos mais difíceis.

Traçam uma imagem deturpada do que é estudar para concursos – Acho que o pior que esse pessoal pode fazer para atrapalhar nossas vidas é deturpar, ainda mais, a figura do concurseiro. Quem conhece primeiro um concurseiro falsificado não formará uma boa imagem da nossa, digamos, categoria. As pessoas vêm esse pessoal falando em concursos, mas sem estudar afinco e dedicação, daí generalizarão essa figura para todos os outros concurseiros, olhando-os com um certo preconceito.

Resumo da ópera – Em todo lugar, em todas as “categorias” há falsificações. Infelizmente, muita gente acredita que sendo uma falsificação, poderá usufruir dos benefícios da posição sem ter de espremer os limões que quem está nessa tem de espremer sem reclamar. Talvez isso seja uma forma de fuga ou de mascarar a insegurança. O que importa é que esse pessoal atrapalha nossa vida e devemos guardar distância deles. Portanto, muito cuidado ao conhecer outros concurseiros, analise com cuidado o que dizem e como agem, procurando identificar sinais de falsificação, se encontrar, dê tchau, deseje boa sorte e siga seu caminho. Pode parecer cruel, mas o que está em jogo é a sua felicidade, não a dele.

———«»———«»———«»———

AVISOS

MSN - Como tinha prometido, criei um MSN para podermos bater papo de vez em quando (vou tentar acessar meia-horinha diariamente). O email que cadastrei é concurseiro_solitario@hotmail.com . ATENÇÃO – Esse email é somente para usar o Messenger, não envie nenhuma mensagem para ele porque não vou acessá-lo. Use as ferramentas de comentários do blog para isso.

BATE PAPO – No domingo às 20:00 abrirei uma sala de chat no UOL (sou assinante) para os concurseiros solitários de plantão. Então poderemos bater um bom papo sobre concursos, motivação, técnicas de estudo.

POR FAVOR – Peço a todos que enviarem mensagens através das ferramentas de comentários do blog que deixem seu email para contato. Muitas vezes recebo perguntas, que não tenho como responder por falta de email do remetente.

ORKUT – Nossa comunidade no Orkut está crescendo. Não deixe de se inscrever. Se já estiver inscrito, não deixe de participar postando perguntas, comentários. Vamos agitar essa comunidade, transformando-a numa extensão do blog.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

O que você acha dos concurseiros falsificados? Já conheceu algum?
Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

——«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA

Nada melhor para uma quinta-feira que uma música animada. Com vocês a versão do BlueLagoon de “Heartbreaker”.

2 Response to "Concurseiros falsificados"

  1. Raquel says:

    Quer um conselho de concurseira original? Não abra tantas frentes de comunicação e discussões porque elas podem atrapalhar seus estudos. Eu tenho MSN, mas raramente o uso. Quando uso, é pra tirar dúvidas com meus amigos e, mesmo assim, entro Offline. São sacrifícios que temos que fazer. Deixe os concurseiros se contentarem com a comunidade e o blog porque já está de bom tamanho.


    Um abraço e bons estudos,
    Raquel

    Camisa 9 says:

    Sem comentários, pq tomei um balde de água fria do brother...

    Éu

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards