TRABALHO TEMPORÁRIO PARA CONCURSEIROS

Talvez um dos maiores problemas que os concurseiros enfrentam em relação à família e, principalmente, entre eles mesmos, seja a questão de não trabalhar para se dedicar exclusivamente aos estudos, sobrevivendo por longos períodos por conta dos pais ou de alguma reserva dos últimos trabalhos (FGTS, seguro desemprego, 13º salário etc.).

Entretanto, essa escolha nem sempre é bem vista pelas outras pessoas, principalmente pelos familiares e amigos, que não concordam que alguém vire um eremita da noite para o dia, se enclausurando em um quarto, ou seja, que vive isolado de tudo e de todos, vivendo exclusivamente para o estudo.

Todos nós sabemos como é caro estudar para concursos públicos. Os livros são caros e precisam ser atualizados a cada ano, os cursos preparatórios que custam uma fortuna, gastos com viagens e hospedagem para prestar concursos em outros estados, além das taxas de inscrições, que em menos de cinco anos já dobraram de valor.

Agora imagine a situação para um candidato sem nenhuma renda e que tenha que arcar com todas essas despesas, isso é possível? Claro que é! Basta somente que ele seja criativo e esteja aberto para novas oportunidades.

Uma boa dica são as “vagas temporárias” ou de “meio período”, abertas em todo o país por conta do Natal e do final de ano. A oferta de trabalho temporário não para de crescer a cada ano, e nem é preciso ter muita experiência para ser contratado. As empresas querem mesmo é mão de obra para vender mais e atender melhor seus clientes.

Algumas perguntas e respostas sobre trabalho temporário:

Como funciona o trabalho temporário?

Antes de tudo é bom dizer que trabalho temporário não é “bico”, funciona como qualquer outra atividade, só que com um prazo determinado de no máximo três meses.

O trabalhador temporário tem os mesmos direitos em relação aos outros trabalhadores?

O trabalhador temporário possui todos os direitos legais estabelecidos na CLT para os demais trabalhadores, como por exemplo, jornada de oito horas, férias proporcionais, 13º proporcional, horas-extras, seguro de acidentes de trabalho, benefícios da previdência social, FGTS, repouso semanal remunerado e ainda receber o salário igual aos funcionários da sua mesma categoria. Sem esquecer outros benefícios como o vale-transporte, ou vale-alimentação (dependendo do trabalho). Além disso, se você já tem mais de cinco anos de carteira assinada e trabalhou somente por um mês (com carteira assinada) no ano anterior, receberá um salário mínimo proveniente do PIS.

Onde estão essas vagas temporárias?

Em praticamente todas as áreas como: indústrias, shoppings, supermercados, internet... Exercendo funções de vendedores, fiscais de loja, promotores, web design, atendentes, operadores de telemarketing, caixas, seguranças, motoristas, entre outras.

Além dos trabalhos temporários, ainda existem outras atividades que não necessitam de tempo integral e nem de grande experiência na área. Até mesmo nas redes sociais como o Facebook e o Twitter, é possível encontrar ótimas oportunidades de trabalhos que podem ser executados em casa mesmo, somente com a ajuda da internet.

Portanto, conseguindo um trabalho temporário ou fazendo qualquer outra atividade que gere alguma renda extra, o concurseiro matará vários coelhos com uma paulada só: 1. dar uma reforçada legal no seu caixa, atualizando todo o material de estudo, fazer aquele curso das matérias que você está com mais dificuldade de aprender, e se preparar para despesas eventuais com viagens e taxas de inscrições etc.; 2. ficar bem na fita com o pessoal de casa, com os amigos e com você mesmo; 3. curtir um pouco a realidade, atualizando-se com as novas mudanças e dando um bom tempo para organizar suas ideias e os projetos futuros.

RESUMO DA ÓPERA – Estudar para concurso público não deve ser encarado como uma única meta na sua vida, mas sim como algo natural e prazeroso, igual a qualquer outra atividade. Algo que faça parte da sua vida e, ao mesmo tempo, que possa ser também compartilhado por todos que lhe cercam.

"O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade." (Voltaire)

FONTENELE é um concurseiro que está aprendendo a conciliar o trabalho, a família e o lazer com os estudos.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "TRABALHO TEMPORÁRIO PARA CONCURSEIROS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards