Planejar os estudos não é fácil!


Uma das dúvidas mais comuns que recebemos de leitores do blog é sobre como planejar os estudos para algum concurso público. Muitos nem sabem direito o que é planejar os estudos, porém sabem que isso é importante ... o que realmente importa (perdão pelo trocadilho).

Há uma frase atribuída ao célebre pensador chinês Confúcio que diz o seguinte:

"O sucesso depende da preparação prévia, e sem tal preparação o fracasso será uma certeza”

Um dos aspectos dessa “preparação prévia” é justamente o planejamento ... ou seja ... o processo de determinar metas, desenvolver estratégias e definir atividades e cronogramas para se atingir essas metas. Trabalhemos um pouco todo esse palavrório.

Qual é a meta do concurseiro? Passar e ser empossado servidor público.

A estratégia é a visão geral do caminho entre o ponto onde está o concurseiro em dado momento e o alcance da meta, ou seja, o caminho de estudos que garantirá a você passar nas provas e ser empossado.

Se a estratégia é a visão geral, as atividades é o que se deve fazer no curto e médio prazo. Estratégia é a escadaria, as atividades os degraus.

Cronograma é o modo como o concurseiro se propõe a realizar as atividades determinadas no tempo que tem disponível para estudar.

A soma da meta a ser atingida, da estratégia escolhida, das atividades determinadas e do cronograma de realização de tudo isso é justamente o planejamento.

Tomemos um exemplo prático. Mariana tem como meta passar em um concurso público e ser empossada. Qual concurso? Não importa, pode ser do INSS, do Senado, da Receita Federal. Ela então monta uma estratégia de estudos baseada no quanto já estudou, no quanto poderá estudar, no material de estudo que terá disponível, no tempo para estudar que poderá lançar mão, na sua capacidade de aprendizado e memorização e um monte de outras coisas. Como Mariana é uma concurseira esperta, sabe que terá de dar um passo de cada vez , passos esses que são as atividades. Ela também sabe que como tem tempo limitado entre o começar a estudar e o dia da prova, terá de definir um cronograma de realização de tais atividades Isso é planejar os estudos.

Sem planejamento cuidadoso passar em concursos públicos será muito mais difícil e demorado do que você imagina e muito menos gostaria. Porque? Simples, se tornar servidor público é a meta de muita gente, porém não é algo fácil, rápido ou simples. É preciso muito estudo, muita preparação, muita tentativa e erro, muito sangue frio. Quem planeja os estudos te m uma grande vantagem competitiva em relação a quem não planeja, afinal de contas, esses concurseiros sabem o que querem e sabem o caminho a seguir. Vamos a uma analogia didática. Imagine dois fãs algum cantor famosíssimo que têm como meta assistir a seu próximo show da primeira fileira, bem de cara com o palco. Quem planeja procura saber quando e onde serão os próximos shows desses canto, compra o ingresso com antecedência e chega ao local do show com dias de antecedência necessário ... quem não planeja fica sabendo do show na véspera, compra ingresso cara de cambistas e chega no local do show em cima da hora do show ... quem você acha que atingirá sua meta?



Planejar os estudos não é fácil, isso é fato, porém também é necessário. Como fazer isso? Bem, há diversos modos, alguns mais simples e outros mais complexos, alguns mais completos e outros mais superficiais. Pesquise e encontre o método que lhe pareça o melhor. Uma sugestão é começar por esse livro:

Escrevi esse livro para ensinar aos concurseiros sérios que ainda não sabem a planejar seus estudos a como fazer isso de forma fácil, prática e muito eficiente. Com uma folha de papel, lápis e dez minutos você saíra do “Como estudar tantas matérias em tão pouco tempo?” para o “Nossa, conseguirei estudar tudo e nem precisarei passar madrugas acordado estudando” ... simples assim.

RESUMO DA ÓPERA – Nem pense em deixar de planejar seus estudos ... nem ao menos pense nisso ... a não ser que você não esteja a fim de estudar sério, para passar e ser empossado.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

NÃO PERCA TEMPO! Adquira hoje mesmo seu exemplar do "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" com um bom desconto na Livraria Concursar, parceira do blog.


———«»———«»———«»———

0 Response to "Planejar os estudos não é fácil!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards