Teste físico – Começando a correr

Para algumas pessoas não é mais segredo, mas para muitos ainda é. Estou na segunda fase de um concurso para uma carreira maravilhosa. Vou detalhar mais sobre o processo seletivo depois que ele acabar. Por enquanto, estou atravessando-o e acho que é cedo para comentá-lo.

Bem, uma das etapas dele consiste em um teste físico composto de natação e corrida. Sabendo das minhas experiências anteriores com corridas, decidi novamente voltar aos meus treinos com bastante antecedência para a prova. Eu nem bem sabia do resultado da primeira etapa, mas resolvi começar logo. Apesar de ter passado uns meses sem correr, fiquei animada quando soube que um amigo sedentário estava correndo 5km. Fiquei pasma!

No meu teste físico, eu preciso correr 2.400 metros em 17 minutos. É uma distância tranquila para quem treina e um trajeto tortuoso para quem está sedentário. Por isso, tratei de treinar bem. Em 2 meses, eu consegui fazer o percurso exigido no edital e já estava ficando pronta para conseguir correr mais. E olha que eu precisei matar uns treinos, pois fiquei gripada algumas vezes. Choveu em algumas semanas. O fato é que é totalmente possível.

Para concretizar o treino, consultei um professor de educação física e ele me passou esse treino do site: http://www.coolrunning.com/engine/2/2_3/181.shtml . Veja bem, o texto está em inglês, mas se você usar o navegador Google Crome, pode traduzir as informações para o português. O fato é que trata-se de um treinamento gradual, que não força seu físico em demasia. A carga é aumentada semanalmente, de forma a chegar aos 5 km.

Para a prova de natação, preciso nadar 25 metros em 1 minuto. É fácil, mas precisa de treino. Como eu estava afastada das piscinas há um bom tempo, matriculei-me em uma academia e fiz dois meses de natação. Claro que o ideal é começar antes, mas eu não sabia que passaria de fase. Então, ficou tudo para cima da hora. O bom é que eu já estava com bom preparo físico e consegui progredir bem nos nados.

Sei que muitos lerão o artigo e quererão começar a correr pra ontem. Ok, mas antes consulte um médico para saber se você pode praticar esportes. A corrida é algo que exige muito do coração. A natação exige dos nossos pulmões. São exercícios aeróbicos ótimos para emagrecer, ótimos para a saúde, mas devem ser feitos com supervisão.

RESUMO DA ÓPERA – O esporte é bom para a saúde, bom para ajudar nos estudos (oxigenando o cérebro) e importante para alguns certames. Se seu médico autorizar, treine!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Teste físico – Começando a correr"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards