O maravilhoso poder relaxante da música

Nunca fui de ouvir música, sério. Note que isso não signfica que eu não goste de música, mas nunca tive o costume e paciência para tirar um tempo para ouvir música, como faz muita gente. Música para mim sempre foi trilha sonora, ou seja, algo que toca em segundo plano para tornar alguma coisa mais interessante e divertida.

Depois que comecei a estudar para concursos públicos passei a ouvir mais música, agora como trilha sonora para meus estudos. Ok, ok, essa questão de estudar ouvindo música é para lá de controversa, muitos defendem, outros tantos condenam. Particularmente, penso que isso é algo que pode ser bom ou ruim depende da pessoa, depende do momento, depende da música.

Nunca gostei de músicas cantadas em português ou espanhol. Explico. Como para mim é música de fundo, trilha sonora, se for numa língua que entendo sem precisar prestar atenção consciente no que é cantado acaba me tirando a atenção e, portanto, atrapalhando o que quer que esteja fazendo (note que somente ouço música quando estou fazendo algo). Por conta disso, sempre estudei ouvindo músicas instrumentais ou cantadas em qualquer outro idioma que não esses dois.

Quanto ao tipo de música, claro que é importante. Em dias que estou mais desanimado, ouço pop ou rock. Quando estou muito acelerado, ouço música clássica ou blues. Quando preciso de inspiração, ouço jazz ou blues (como estou fazendo no exato momento que escrevo esse artigo). Muitas vezes não quero é ouvir música alguma, apenas o som do silêncio.

Ora, há concurseiros que querem ouvir rock quando estão acelerados, ou blue quando estão deprimidos ... claro, a música acabará atrapalhando os estudos, trucidando com a concentração.

Portanto aqui vão algumas dicas para ouvir música enquanto se estuda.

Dica 1 - Não acredite nessas balelas de que ouvir música enquanto se estuda é algum pecado mortal ou então o segredo de estudar muito melhor. Tudo depende de você e também da hora;

Dica 2 - Descubra qual o tipo de música é mais adequado para cada estado emocional e não cometa a idiotice de ouvir o tipo errado de música para determinado humor;

Dica 3 - Use fones de ouvido e volume suficiente para que apenas você ouça a música, afinal de contas, você não alugou o ouvido de ninguém que está perto de você!

RESUMO DA ÓPERA - Música é bom e pode ser algo muito interessante para alavancar seus estudos, desde que se saiba como utilizá-la.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "O maravilhoso poder relaxante da música"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards