CONCURSEIRO ESCOLHA UM CAMINHO, NÃO FIQUE PERDIDO!

O primeiro impulso de quem inicia os estudos para concurso público é fazer tudo quanto é prova de concurso que aparece, independentemente, da área de conhecimento (nível superior), ou de quais matérias vão ser cobradas (nível médio). É tudo novidade e tudo parece muito fácil de posse de uma apostila ou matriculado no melhor preparatório da cidade. Como na bebedeira, no dia seguinte, vem a ressaca e a realidade vem à tona, mostrando o quanto é difícil caminhar sem antes saber para onde se quer chegar.

Vamos imaginar o concurso como uma longa viagem sem hora e nem dia para chegar, porém com um destino certo, que é a posse em um cargo público e vamos usar a mesma lógica para aplicar no estudo para concurso público.

No planejamento dessa viagem você precisa ser organizado para não perder muito tempo preocupado com o roteiro, arrumando as malas, calculando as despesas, entre outros. No concurso é a mesma coisa, é necessário definir uma meta a ser alcançada. Calcular o investimento com livros, cursos, inscrições, viagens e, principalmente, não ficar alterando esse trajeto toda vez que um edital é publicado.

Muitos candidatos perdem longos anos de estudo porque não conseguem andar em linha reta, sempre caem na tentação de seguir outros caminhos, tentar a sorte em outros concursos, que na maioria das vezes, nem são tão importantes e recompensadores assim, causando até a desistência dos estudos. Portanto, demandando esforço e gastos financeiros desnecessários.

Há vários casos de sucesso, onde o candidato planejou seu roteiro e seguiu firme em sua trajetória, alcançando a aprovação em poucos anos e até mesmo em alguns meses (difícil, mas não impossível).

Observe a figura que ilustra o que realmente acontece com o concurseiro bem no inicio, quando ele “está mais perdido do que cego em tiroteio” e depois de escolher bem seu objetivo (exemplo: concurso TRT), segue em frente, sem aquelas “paradinhas” básicas para prestar outros concursos, até finalmente chegar ao seu destino, a posse em um cargo público.


Diante disso, o roteiro seguiria assim:

1. Planejamento

Escolha exatamente o que você quer. A área de concurso que você tenha mais afinidade. Exemplo: Advogado – concursos para Tribunais (TRTs, TREs, TRFs, TJs etc.), Contador – concursos para área fiscal (Receita Federal, SEFAZ, Bancos etc.), Outras formações – concursos para Agências Reguladoras, Policial, Estatais etc. Depois busque os editais referentes ao cargo pretendido e estude antecipadamente através de exercícios com questões de provas anteriores das empresas organizadoras. Faça simulados, cursos preparatórios (extensivos e questões comentadas) e revisões periódicas.

2. Métodos eficientes de estudo

Estude de várias maneiras diferentes, alternando entre leitura, resumos, exercícios, métodos e técnicas de memorização. Utilize sem moderação: mapas mentais, fixas resumos, aulas em vídeo e áudio, leitura em voz alta, estudo em grupo etc.

3. Organização e Disciplina (OrDis)

Ser organizado e disciplinado é o ponto-chave no estudo para concursos público. Basta fazer uma comparação com a preparação dos atletas e observar como eles conseguem os melhores resultados.

Veja abaixo este quadro comparativo:

(Clique no quadro para vê-lo maior)

RESUMO DA ÓPERA - Escolher um caminho qualquer é até fácil, difícil mesmo é continuar seguindo nele sem olhar para trás, caindo a todo o momento na tentação de desviar-se do destino principal, achando que está no caminho errado ou completamente perdido. Portanto, aconteça o que acontecer, não desista e siga em frente, acreditando sempre que vai conseguir chegar e, se tiver que parar (pit stop), que seja por pouco tempo, apenas para um breve e merecido abastecimento de muito ânimo e bastante fé.

"Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer concurso serve, mas para quem procura a aprovação só existe um único caminho." (Fontenele)

FONTENELE é um concurseiro que não tem mais dúvidas sobre qual caminho seguir.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———

0 Response to "CONCURSEIRO ESCOLHA UM CAMINHO, NÃO FIQUE PERDIDO!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards