Como vencer essa guerra? Tendo paciência

Pois bem, é exatamente por isso que costumo comparar a luta para se passar em concursos públicos e ser empossado com uma guerra de resistência, onde o segredo para vitória reside em uma única palavra e atitude ... paciência.
Mas afinal de contas, o que é essa tal de paciência? Consultemos nosso velho amigo, o dicionário.
Paciência
s. f.
Virtude que faz suportar com resignação a maldade, as injúrias, as importunações etc.
Perseverança, constância.
Perder a paciência, começar a não poder mais esperar, suportar ou procurar.
Revestir-se de paciência, esperar com calma.
É claro como o dia (e daqueles bem ensolarados de céu do mais puro azul) que sem paciência concurseiro algum consegue estudar com determinação pelo tempo necessário para se ganhar e amadurecer o onhecimento que resultará em aprovações e posses.
A falta de paciência é um grande mal que faz com que muitos concurseiros fraquegem ou mesmo desistam de estudar, abandonando a luta porque não querem mais se dedicar tanto, sofrer tanto, esperar tanto.
Existe uma frase muito interessante que é atribuída ao famoso cientista e pensador inglês Sir Isaac Newton que diz o seguinte ... "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento". Verdade verdadeira.
Vejamos alguns exemplos que testemunhei pessoalmente de como a paciência leva à vitória.
EXEMPLO 1 - Meus pais moram em uma casa grande e têm meia dúzia de gatos. O mais novo, um filho adotado, começou a aprender com um dos gatos mais velhos a como caçar insetos no quintal da casa. Um dia estava observando os dois e testemunhei algo muito interessante. O filhote tentou porque tentou tirar de uma fresta entre dois tijolos um grilo, que esperto ficou escondido onde estava seguro. O gatinho tentou enfiar as patas lá, deu pulos, acredito até que tentou pegar o grilo com a linguinha, sem sucesso. Enquanto isso o gato adulto estava sentado lá perto, com "cara de paisagem". O filho desistiu e se deitou desanimado ali por perto. E o gato adulto lá, como quem não quer nada. Depois de alguns minutos o grilo achou que estava seguro, colocou metade do corpo para fora e então ... paft ... o gato adulto deu um pulo e pegou o danado ... e ainda olhou para o filhote com cara de "Aprende como se faz, moleque";
EXEMPLO 2 - Tempos atrás estava na casa de um amigo conversando com ele enquanto seu filho jogava vídeo game. Lá pelas tantas o menino ficou putíssimo porque não conseguia de maneira alguma terminar uma fase onde tinha de passar o personagem por uma série de peças que tentavam esmagá-lo. Quando o frustrado rapazinho bufou um desanimado "Desisto!" esse meu amigo me deu aquela olhada, pegou o controle das mãos do filho, observou de forma atenta o padrão de movimento das peças e rapidamente passou o personagem por ela, terminando a fase enquanto o menino suspirava um "Mas como?!";
EXEMPLO 3 - Quando fiz cursinho para entrar na faculdade, tinha um colega que queria porque queria ingressar na faculdade de medicina. Ele fez um ano de cursinho e não passou. Dois anos e não passou. Quatro anos e não passou. Somente no sexto ano conseguiu uma vaguinha na dita faculdade. Hoje é um ótimo médico, respeitado e com a agenda lotada.
RESUMO DA ÓPERA - "A paciência é mais heróica das virtudes, justamente por não ter nenhuma aparência de heroísmo" - Giacomo Leopardi, poeta, ensaísta e filólogo italiano.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
![]() | ![]() | ![]() |
0 Response to "Como vencer essa guerra? Tendo paciência"
Postar um comentário