Estudar sério VERSUS horas diárias de estudos

Não faz muito tempo recebi o email de uma menina que atualmente cursava essa no, se não me engano, o penúltimo ano da faculdade de química e que tem muito interesse em se tornar servidora pública no seu ramo de formação, ou seja, ela quer ser uma química servidora pública (sim, existem químicos servidores públicos em laboratórios públicos, na vigilância sanitária, em vários órgãos e entidades públicos), o problema é que ela tem praticamente todo o tempo tomado pela faculdade e pelos compromissos da iniciação científica, o que a deixa preocupada de não poder estudar sério para concursos públicos.

Como diria nosso bom amigo Jack, o estripador, vamos por partes. Temos uma concurseira que ainda demorará pelo menos um ano para se formar e então poder prestar concursos públicos, visto que ela quer ser servidora pública em sua área de formação. Temos também que essa concurseira tem muito pouco tempo livre durante a semana. E, finalmente, temos que ela está preocupada em não poder estudar seriamente para os concursos que irá prestar por conta de não ter muito tempo livre para isso.

Hummmm. Fica claro que essa concurseira tem um projeto de longo prazo para passar em concursos públicos, mas está começando bem por conta de já estar estudando mais de um ano de antecedência. Lógico que ela deverá estudar baseando-se em editais para concursos para o cargo de química que aconteceram em 2009, assim terá uma base de que matérias fora aquelas que já faz parte de sua grade curricular acadêmica costumam ser cobradas, ou seja, os clássicos português, Direito Administrativo, Direito Constitucional e por aí vai. Logo, ela deverá estudar no tempo livro essas matérias.

Muitos concurseiros confundem o "estudar sério" com o "estudar muitas horas por dia", o que é um enorme engano. Uma coisa não em nada a ver com a outra. Um concurseiro pode estudar sério estudando uma ou duas horas por dia durante a semana, enquanto outro concurseiro pode estudar superficialmente (algo nada sério) durante oito horas por dia todos os dias. Na verdade conheço vários concurseiros de ambos os tipos, os primeiros são, sim, fortes concorrentes nos concursos públicos que prestam, já os segundos, bem, não passam de buchas de canhão.

Para essa concurseira e outros concurseiros que trabalham ou fazem faculdade durante a semana e, portanto, têm apenas algumas horas livres para poderem estudar para concursos públicos, digo que se essas horas forem dedicadas ao estudo planejado com disciplina e determinação, estão estarão, sim, estudando sério. O que no final importa não é, simplesmente, número de horas estudadas, mas, sim, o número de horas estudadas COM QUALIDADE. É a mesma coisa que ler um texto, do que adianta alguém ler um texto de 200 páginas em uma hora sendo que captou apenas 10% do conteúdo, enquanto outra pessoa leu apenas 50 páginas do mesmo texto, porém captou 90% do conteúdo? No final das contas o primeiro terá captado efetivamente apenas 20 páginas enquanto o segundo terá captado efetivamente 45 páginas!

Resumo da ópera - Se você tem poucas horas diárias para estudar, use-as para estudar de forma planejada, seja disciplinado nessas horas de estudo e tenha determinação para fazer esse estudo sério. Não caia nessa falsa crença de que o vale são horas e horas de estudo, pois o que realmente importa é a qualidade do estudo, apenas isso.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
ATENÇÃO, se você ainda não assistiu ao meu terceiro videocast, no qual falo do assunto "Quando é melhor começar a estudar?", clique aqui.
———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———


1 Response to "Estudar sério VERSUS horas diárias de estudos"

  1. Camisa 9 says:

    É sempre bom frisar a diferença entre horas estudadas de qq jeitos das horas estudadas com qualidade. Mesmo que o número de horas seja menor, a segunda opção é sem dúvida a melhor.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards