Vale a pena considerar mudar de cidade

Na guerra dos concursos públicos não são poucos os concurseiros que consideram seriamente a possibilidade de se mudarem para longe em busca da conquista do sonho da estabilidade da carreira pública.

Não, não estou me referindo apenas a mudar para assumir um cargo, o que era o mais comum até algum tempo atrás, mas também nas mudanças anteriores à posse. Vejamos:

Mudar para poder estudar melhor

Muitos concurseiros vivem em lugares que não favorecem os estudos, seja porque não há tranquilidade suficiente para tal, e vocês sabem como barulho e movimentação afetam negativamente os estudos, seja porque não há os recursos necessários para o estudo de qualidade, em muitas cidades do interior Internet só discada e ainda por cima por DDD, por exemplo, ou no pior dos cenários ambos. É compreensível que concurseiros nessa situação considerem seriamente se mudarem de cidade e até de estado em busca de melhores condições de estudo, se possível de condições ideais.

Esse foi o meu caso. Eu morava na capital paulista e quando decidi estudar para concursos públicos, resolvi me mudar de volta para o interior de Minas, de onde sou originário, voltando para a casa dos meus pais, em busca de condições ideais de estudo. Aqui não há correria, não tenho gente me ligando o dia todo, não preciso me preocupar em manter uma casa, ou seja, posso me dedicar totalmente aos estudos, diferente do que aconteceria se tivesse continuado a morar em São Paulo.

Mudar para poder prestar mais e melhores concursos

Para quem mora no eixo São Paulo – Rio de Janeiro não há problemas para prestar praticamente todos os melhores concursos estaduais e federais do país. Se for preciso ir para Brasília prestar prova, é um pulinho e relativamente barato. Agora, para quem mora fora desse eixo, nas outras regiões do país, aí o bicho pega. Imagine um concurseiro que mora no sul do Rio Grande do Sul ou no interiorzão do Piauí, para esse pessoal prestar concursos é algo muito mais difícil e trabalhoso, além de muito mais limitado.

Por conta disso, não são poucos os concurseiro que abrem mão de viverem próximos da família e dos amigos para se mudarem para Brasília ou para o eixo São Paulo – Rio de Janeiro a fim de poderem prestar mais e melhores concursos. Claro que os gastos envolvidos não são poucos, mas no final compensa pela maior gama de concursos que poderão prestar.

Resumo da ópera – Quando se trata de se mudar por conta da meta de ocupar um cargo público, tudo deve ser pensado mais com a razão e com o bolso do que com a emoção. O concurseiro deve considerar os gastos envolvidos e também se tal mudança irá realmente aumentar sensivelmente suas chances de vitória na guerra dos concursos públicos. Nessa hora é bom deixar a emoção de lado e nem pensar em questões como saudade, abrir mão da tranquilidade de morar sozinho, a falta dos amigos, e coisas assim. Assim como soldados que vão para a guerra, também concurseiros têm de abrir mão de coisas que lhe são caras.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Gente, esse final de semana estava arrumando outras coisas aqui e encontrei mais um livro que não vou usar visto que também é voltado para concursos da área fiscal e que por isso estou vendendo. Lembro que o frete é por minha conta, eu pago o Correio para enviar o livro. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

MANUAL DE CONTABILIDADE DAS SOCIEDADES POR AÇÕES (APLICÁVEL ÀS DEMAIS SOCIEDADES) - Sério de Iudicibus, Eliseu Martins e Ernesto Gelbcke - Editora Atlas / FIPECAFI - Sexta Edição - R$59

1 Response to "Vale a pena considerar mudar de cidade"

  1. Camisa 9 says:

    Você não tocou no assunto de mesmo prestando prova perto se classificar, por escolha ou não, em lugares longe da sua "casa"!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards