Nível médio, superior ou ambos ... that´s the question

Concurseiro é mesmo um ser que vive rodeado por dúvidas. Quem vê de fora até pensa que somos absolutamente indecisos ou algo que o valha, apesar de não ser nada disso. O problema é que cada decisão que tomamos, ou mesmo não tomamos, pode nos custar uma posse garantida ou meses de estudo. Dureza.

Ultimamente venho sendo achacado por uma dúvida danada. Como já disse em artigos anteriores, estou me preparando já faz algum tempo para o concurso do Banco Central que, dizem, terá o edital publicado em novembro. Pois bem, haverão cargos de nível superior e um de nível médio. Alguns desses cargos de nível superior serão reservados para economistas, provavelmente, profissão na qual sou diplomado. Daí vem a dúvida. Encarar apenas um cargo de nível superior na minha área, apenas o cargo de nível médio … ou ambos? Dúvida, dúvida, dúvida.

Vejamos um pouco mais de perto cada uma dessas opções.

Estudar apenas para o cargo de nível superior significará concentrar esforços em minha área de formação. Isso é bom, já que terei de estudar matérias com as quais tive contato na faculdade. Além disso, se houver um cargo reservado para graduados em economia, meu caso, enfrentarei uma concorrência menor. Mas como nem tudo sem flores, vejamos os contras. Essas matérias específicas vi na faculdade faz anos e me lembro muito pouco delas, e por ser um cargo restrito para economistas enfrentarei gente que está terminando ou terminou recentemente a faculdade de Economia e tem tudo fresquinho na cabeça, pior, enfrentarei gente que está se preparando pesado para o exame de pós-graduação em Economia, onde são cobradas as mesmas matérias.

Estudas apenas para o cargo de nível médio significará ter menos matérias para estudar e ter uma vantagem competitiva por estar estudando a maioria delas há um bom tempo. O lado ruim é que a concorrência é muito maior e pelo volume de matérias ser menor, terei de praticamente decorar tudo para ter boas chances de ficar classificado dentro do número de vagas.

Estudar para ambos os cargos … loucura total. É muita matéria para estudar muiiiiiiito bem, e já notei que fazer isso, algumas vezes, é pedir para não ter reais chances de classificação dentro do número de vagas para ambos os cargos.

Resumo da ópera - Sinceramente, não decidi ainda o que farei. Enquanto isso sigo estudando as matérias comuns baseando-me no edital do concurso anterior da instituição, como tem feito a maioria dos que pretendem prestar o próximo concurso. Sei que terei de escolher logo, mas algumas vezes isso é complicado, as dúvidas são muitas, as incertezas mais ainda. Vamos ver o que rola.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




PROMOÇÃO CONCURSEIRO SOLITÁRIO NO TWITTER

Seguinte, gente. Hoje o Twitter do blog tem pouco menos de 200 seguidores. A promoção é a seguinte. Ajude a trazermos concurseiros para serem seguidores do nosso Twitter e assim que atingirmos 500 seguidores sortearei um livro de concursos públicos. Agora a melhor parte. Darei ao ganhador três opções de livros para escolher uma e alguns dias após a escolha o livro chegará em sua casa, sem custo algum.

1 Response to "Nível médio, superior ou ambos ... that´s the question"

  1. Camisa 9 says:

    Que nem eu. Sou formado Téc. em Telecomunicações desde 2003, mas desde 2004 eu não uso o curso então nem lembro de mais nada. Teria de fazer uma reciclagem de 1 ano pra poder ter chances em concurso que pedem tal graduação. Sempre tem amigos meus que estudaram comigo que mostram pra mim Edital do CTA e da Anatel (prestei em 2004), entre outros, mas nem rola mais...agora só nível médio comum. E quando fizer faculdade de Eng. Info. aí sim eu presto pra ela :D.

    No seu caso eu ficaria com apenas nível médio, visto que você tá a muito tempo nesse barco e mesmo que o salário seja metade do de nível superior, mais vale um pássaro na mão do que dois voando hehehe

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards