Estratégias em comum

Semana passada um leitor do blog sugeriu uma enquete sobre como os concurseiros leitores do blog fazendo quando estão prestando concursos com o CESPE como banca organizadora e se vêm diante do clássico dilema de “chutar ou não chutar, eis a questão”. Pois bem, a ideia era boa, colocarmos a enquete no ar e o resultado surgiu faz alguns dias.

Sinceramente, esperava que o resultado fosse mais equilibrado entre as três opções oferecidas na enquete, mas, pelo contrário, observamos uma forte concentração em apenas uma delas. Vejamos.

“Chuta as respostas que não sabe” - 7%

A minoria dos concurseiros que responderam a pesquisa afirmaram que chutam as respostas que não sabem. Realmente essa é uma estratégia bastante arriscada em virtude do famoso “mata mata” do CESPE, mas esperava que fosse mais adotada do que isso. Imaginava que entre 10% e 15% declarariam que adotam essa estratégia.

“Não chuta nada, de jeito nenhum “ - 23%

Também aqui, apesar do número relevante e três vezes maior que o da opção anterior, o número de concuseiros avessos ao chute foi menor do que esperava. Sinceramente, acreditava que pelo menos 30% dos concurseiros declarariam adotar essa estratégia.

“Chuta dependendo da prova “ - 68%

É, os concurseiros estão sendo mesmo mais estrategistas. A maioria dos que responderam a enquete declararam que chutam dependendo da prova e, por extensão, dependendo das questões, do quanto estudaram, do seu humor e por aí vai. Aqui esperava um número bem menor, algo em torno de 50%.

Dessa enquete, respondida por 117 concurseiros (putz, gente, esperava que mais leitores respondessem … vergonha), podemos apreender três coisas:

1 – Os concurseiros estão se arriscando um pouco mais, mas com segurança e estratégia;

2 – Concurseiros que procuram se informar sobre concursos públicos e não somente estudar, como vocês que lêem este blog, tendem a ser mais ponderados em termos estratégicos;

3 – A briga entre concurseiros sérios, os que realmente estão disputando as vagas nos concursos públicos, está mais acirrada e um ponto ganho ou perdido faz muita, mas muita diferenças mesmo.

Resumo da ópera – É, amigos concurseiros solitários, não somos tão diferentes assim, somos mais espertos que a maioria dos ursos e sabemos nos arriscar calculadamente. Coitados dos concurseiros menos preparados, seja em termos de estudos ou de estratégia, estão ferrados.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

IMPORTANTE

Preciso de dois artigos escritos por leitores do blog para publicar nesse feriadão. Quem se habilita? É só escrever um artigo legal sobre concursos públicos e me enviar até amanhã (sexta-feira) às 17 horas para o email para concurseirosolitario@gmail.com

———«»———«»———«»———

Último livro para concursos que estou vendendo. Esse é para estudar para as provas de informática. Estude por esse livro e não erre mais questões de Excel. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$25. O custo de envio pelo Correio eu pago.

0 Response to "Estratégias em comum"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards