Cuidado com as "balinhas"


Não faz muito tempo uma concurseira postou no shoutbox do blog que estava tendo dificuldades para se concentrar nos estudos e perguntava se alguém tinha o mesmo problema e se usava algum expediente farmacológico natural ou não para resolvê-lo. Pois bem, já escrevi sobre o assunto aqui no blog faz alguns meses, mas nunca é demais fazer um repeteco.

Também não faz muito tempo estava assistindo na TV uma reportagem sobre o estresse das grandes cidades e um daqueles médicos conceituados que sempre são entrevistados em programas de televisão comentou mais ou menos o seguinte, “muita gente acorda relaxada depois de uma boa noite de sono, mas por precisar ficar ligada em 220 para dar conta das tarefas diárias toma um comprimido de estimulante. Quando chega no final do dia em casa, por ainda estarem agitados e elétricos por conta do estimulante e por precisarem relaxar para descansar e ter uma boa noite de sono, tomam um comprimido de relaxante”. Achei muito interessante essa historinha do médico por conhece várias pessoas que fazer justamente isso.

Antes de mais nada, estudar para concursos públicos exige muita “cuca fresca”, atenção, capacidade de concentração e memorização, entre outras coisas. Se há uma coisa que não combina com isso tudo é tomar um comprimidinho para dar conta da falta de uma ou algumas delas. Tudo bem que em um primeiro momento tal expediente farmacológico pode se revelar como o clássico dos comerciais de TV “seus problemas acabaram”, mas não demorará muito para cobrarem um preço alto do concurseiro, que, inclusive, pode se ver numa situação muito pior do que a em que estava quando decidiu por essa solução rápida. Ou seja, esqueça desse negócio de “vou tomar um comprimidinho e estudar muito melhor”, isso não rola de jeito nenhum.

É necessário também muito cuidado com os chamados “remédios naturais”. O que tem de remédio natural para emagrecimento, por exemplo, que ferram com a vida de muita gente por estarem generosamente salpicados com anfetaminas (fármacos muito perigosos com alto potencial de vício químico e psicológico). Então não ache que aquele vidro de “estimulante natural” é 100% natural, pois pode ser uma bomba relógio que irá ferrar com seus estudos e com toda sua vida.

Quer ter mais disposição e capacidade de concentração para estudar? Vou dar a receita, que leva quatro ingredientes principais:

Boa alimentação

Não dá para pensar em estudar no ritmo e com a profundidade que a guerra dos concursos públicos exige sem ter uma alimentação adequada. É preciso se alimentar de forma leve e frugal, já que não rola mesmo encarar uma tarde de estudo pesado depois de uma feijoada. Prefira muitas frutas, verduras e legumes, além de carne mais magra e pouco açúcar. Alimente-se pouco e várias vezes. Nada de estudar de estômago vazio, que é um ótimo desconcentrador. O ideal é procurar o auxílio de um nutricionista, que irá indicar com exatidão a melhor alimentação para seu biotipo e necessidade de estudos.

Bom sono

Dormir bem e poder estudar bem no dia seguinte. Para ter um bom sono é preciso ter um travesseiro legal, não ir dormir tarde demais, não comer nada pesado antes de se deitar e também procurar deitar quando se estiver mais tranquilo. Clique AQUI para ler algumas ótimas dicas de como ter boas noites de sono.

Exercícios físicos

Exercícios físicos leves e regulares são essenciais para uma boa qualidade de vida de qualquer pessoa, ainda mais dos concurseiros sérios que passam horas e horas estudando sedentariamente. “Além de fortalecimento muscular, aumento da capacidade cardiopulmonar e melhora da estética, sair do sedentarismo também pode trazer outros benefícios como a melhora do sono, humor e memória”. E qual concurseiro sério não quer tudo isso?! E você não precisa gastar uma grana para fazer exercícios físicos regulares. Você pode optar por uma caminhada no seu bairro ou em algum parque da cidade, até subir e descer as escadas de incêndio do prédio está valendo. Leia AQUI um artigo muito legal sobre o assunto.

Disciplina

Sejamos sinceros, estudar é bom, mas não é a melhor coisa do mundo. Só doido para preferir tirar uma tarde estudando para concursos públicos do que estar deitado tranquilamente na praia, na espreguiçadeira da piscina do clube ou numa rede num sítio tranquilo. Só que estudar é necessário para que sejamos classificados, nomeados e empossados num belo cargo público que nos pagará bem o suficiente para que possamos relaxar tranquilos por todos os finais de semana e feriados do resto de nossas vidas. E como fazer para driblar a preguiça, o desânimo e tal, simples, tendo disciplina. Montar um horário de estudo e obedecê-lo religiosamente faz com que o estudo se torne um hábito e que depois de algum tempo passe a ser parte de nossa vida, algo que independe de ânimo e que não dá preguiça. Simples assim.

Resumo da ópera – Esqueça dessa história de que tomando um comprimidinho seus problemas acabarão, porque não acabarão coisa nenhuma, você estará é arrumando outros problemas muito mais sérios. Alimente-se direito, durma bem, pratique exercícios físicos e seja disciplinado nos estudos, juntando isso ao estudo sério e comprometido, a posse é uma questão de tempo apenas.

Só um toque que não tem nada a ver com o assunto, mas ... Seguinte, quem estiver precisando de um bom livro de contabilidade para concursos dê uma olhadinha na mensagem em laranja logo abaixo da figura com link para o twitter do blog.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Gente, esse final de semana estava arrumando outras coisas aqui e encontrei mais um livro que não vou usar visto que também é voltado para concursos da área fiscal e que por isso estou vendendo. Lembro que o frete é por minha conta, eu pago o Correio para enviar o livro. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

MANUAL DE CONTABILIDADE DAS SOCIEDADES POR AÇÕES (APLICÁVEL ÀS DEMAIS SOCIEDADES) - Sério de Iudicibus, Eliseu Martins e Ernesto Gelbcke - Editora Atlas / FIPECAFI - Sexta Edição - R$59

1 Response to "Cuidado com as "balinhas""

  1. Maciel says:

    Nunca esqueça de ter um copo e uma garrafa de água do lado, quando estiver estudando.

    A água ajuda a "lubrificar o cérebro"...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards