Perservarança é o ingrediente!

O Correio Web vive fazendo aqueles concursos de frases sobre quais os ingredientes para o sucesso. Eu sempre respondo, mas nunca é o que eles querem ler. Eu sempre falo de perseverança, coragem, vontade, ser pró-ativa, mas eles não escolhe minhas frases como vencedora. Afinal, comprar livros novos é sempre caro e essa é a oportunidade para mim. Uma pena, pois o que eu estou dizendo não é original nem engraçado, mas verdadeiro.

Tenho contato com muitos concurseiros em toda parte. Isso porque é muito fácil, pois todo mundo hoje se diz concurseiro ou quer "tirar a sorte grande da vida", ou seja, ter um empregão público. Converso com muitos deles, pois não sei se deu pra perceber, mas eu sou muito falante. Adoro puxar um papo, onde quer que eu esteja (risos).

Nesses bate-papos, noto que existe uma angústia coletiva que volta-e-meia faz visitas aos concurseiros de todas as espécies. Eu já provei desse veneno.

É veneno porque nos impede de enxergar a realidade que nos circunda de forma clara. Enxergamos miragens. Seja porque tomamos um tombo com um resultado desfavorável, seja porque adiamos estudar com afinco, pensando que será uma tarefa hercúlea. O fato é que, muitas vezes, desconhecemos contra que estamos lutando efetivamente.

Conheço concurseiros que estudam, estudam, estudam sem ter contato com o edital. Eles se cansam, se exaurem emocionalmente porque não sabem quais as reais dimensões do obstáculo. Querem sempre suprir lacunas, adiam enfrentar provas e querem aparecer somente no momento do grand finale. Não mais triste porque a prova vai dar um norte do que é preciso adaptar. O edital vai demonstrar a estratégia a adotar. Meus caros, estamos carecas de saber que concurso é uma categoria especial de estudo. Vence quem se adapta a elas!

Voltando ao aspecto motivacional, quero ressaltar que não sou nenhuma autoridade no assunto. Entretanto, passei por alguns momentos desastrosos, consegui superá-los e saí fortalecida deles. O que me fez conseguir olhar com otimismo para a vida foi pensar que posso errar quantas vezes for necessário, mas só pararei de estudar quando obtiver sucesso. Parar de estudar não me traria paz, realização, felicidade. Somente alcançar meus sonhos me trariam esse estado de espírito.

Aliás, o serviço público tem dado sinais de que quer um profissional pronto, como eu já tive oportunidade de dizer num artigo publicado no www.professordouglas.com. Isso exige um profissional que constantemente se atualize. Por isso, quando falo de parar, falo de estudar com mais calma.

Outra coisa que aprendi a respeito da coragem, da vontade e da pró-atividade (coisas que parecem pertencer ao mesmo léxico), é que não devemos nos cobrar excessivamente. Cobrar é bom porque nos mantém competitivos, mas em excesso, no imobiliza. Precisamos ter em mente que essa preparação é um processo. E como tal, não existe forma perfeita e acabada de estudo. Tentamos um método X. Não deu certo, tentamos outra coisa. É na base da tentativa e erro mesmo! Não podemos ficar tensos porque temos que manter uma imagem, uma aura de sucesso, pois isso é custoso demais para nossas vidas.

Resumo da Ópera - Creio que o segredo do sucesso somente cada um, em seu íntimo, vai poder conhecer. Entretanto, se pudermos minimizar os efeitos danosos do cotidiano desgastante do concurseiro, devemos fazê-lo urgentemente. Portanto, que persigamos a paz e a perseverança, mesmo sem ganhar livro com frase de efeito!

Raquel Monteiro é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Último livro para concursos que estou vendendo. Esse é para estudar para as provas de informática. Estude por esse livro e não erre mais questões de Excel. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$25. O custo de envio pelo Correio eu pago.


1 Response to "Perservarança é o ingrediente!"

  1. Camisa 9 says:

    Eu também não consigo ganhar nada com frases de efeito...e às vezes ainda critico a vencedora achando que a minha era mais "legal"´; no mínimo... :p, mas eu continuo tentando :D!

    Bons estudos, Rachel!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards