A espera para a prova


Lendo os comentários dos leitores do Blog, um deles tocou num assunto que me pareceu interessante abordar, e pedir a opinião dos leitores do blog.

Todos os concurseiros devem planejar seu tempo para chegar no local da prova sem problemas. Isso é um coisa bem natural e mesmo recomendada.

Pergunto: Ficar esperando na sala de prova ou do lado de fora? E como esperar?

No dia da prova, é comum vermos aquele amontoado de gente do lado de fora do prédio escolhido. Alguns estão como se esperando um ônibus passar; outros arranjam um encosto e esperam; outros continuam estudando improvisados até o último segundo, lendo apostilas ou resumos da matéria; já cheguei até mesmo a ver aulas de matemática ao vivo feita por um professor de um curso conhecido num quadro improvisado (e com platéia !).

Pessoalmente ODEIO esperar do lado de fora. Gostaria de chegar sempre faltando 10 a 15 minutos antes do início da prova. Evitaria distrações. Porém, não se pode dar bobeira para os imprevistos no caminho ao local de prova. Engarrafamentos, grandes distâncias, além da adaptação ao lugar designado na sala, nunca se sabe. Então acabo mesmo chegando pelo menos 1 hora antes ao local certo e entro o mais cedo possível. Mas confesso que esperar na sala pode ser tedioso para mim. A CESPE não permite nada na mesa a não ser sua caneta e identidade, fora o maldito saco de plástico onde vai meu MP3 Player e celular.. E aí tenho que ficar a me distrair contando carneirinhos... Nessas horas uma higiene mental faz bem. Não pensar na matéria, mas sim mentalizar para ler com calma as questões e lembrar aqueles conselhos que podem fazer a diferença (como fazer as questões mais fáceis primeiro). Esse tempo tem que ser aproveitado (embora preferisse ouvir música para relaxar). Outras bancas permitem que você leve alguma coisa e consiga se entreter (ou se preferir estudar) até 15 a minutos antes da prova. Já vi pessoas lendo livros em sala. Mas também faço a higiene mental nesses casos. De qualquer forma, estar na sala é melhor que ficar do lado de fora para mim.

Mas sempre que posso, vejo se algum amigo meu estará prestando a mesma prova que eu. Combinar de ir com alguem e ficar conversando é sempre mais agradável. Nesses casos entro faltando mesmo pouco tempo para a prova começar. Porém isso é bem mais raro infelizmente...

Resumo da ópera - Parodiando Cap. Nascimento: fazer prova é uma arte, amigo. A preparação é longa, a prova começa bem cedo e não acaba até marcar o ultimo campo do quadro de respostas.

Bernardo José é leitor do Blog Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.





0 Response to "A espera para a prova"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards