Sobre diversos assuntos

Fraude do Enem

Num dos fóruns sobre concursos públicos que frequento há uma discussão acalorada a respeito do escândalo da fraude recente do Enem e em como isso deve acontecer com regularidade assustadora em concursos públicos por todo o país.

Realmente é assustador pensar que estamos sujeitos a sermos passados para trás em fraudes como a levada a público pelo jornal O Estado de São Paulo. Não duvido que isso ocorra mesmo com frequência maior do que imaginamos em concursos públicos. Tanto acontece que não são raros os escândalos e anulações de concursos por todo o país.

O problema é a velha ideia brazuca de “levar vantagem em tudo”, a famosa Lei de Gerson. O que não faltam por aí são falsos concurseiros desonestos que não pensam duas vezes antes de pagar algumas dezenas de milhares de reais para ter acesso prévio à provas ou gabaritos, na certeza de que depois da posse reaverão o “investimento”.

O que podemos fazer é ficar de orelhas em pé e olhos atentos para qualquer indício de fraudes, que devem ser denunciadas. Infelizmente sempre houve e sempre vão haver pessoas que não se vexam em caminhar por caminhos escusos, triste, porém real.

Bacen x Cesgranrio

Putz, faço coro com os concurseiros inconformados com a escolha por parte do Banco Central do Cesgranrio como banca para o concurso que irá promover brevemente. Eu que apostava no CESPE estou decepcionadíssimo.

Nunca prestei uma prova do Cesgranrio e nem tenho ideia de como é essa banca (alguma dica?), portanto não tenho como dizer como se preparar da melhor forma para enfrentá-la.

Sei, não, mas desconfio que essas bancas de segunda linha andam fazendo muiiiito lobby ($$$) para pegarem esses concursos grandes. São concursos grandes organizados por bancas desconhecidas e de seriedade discutível como Cesgranrio, Funrio e outras. Tudo bem que as grandes bancas não estão imunes a fraudes, mas pelo menos pelo tamanho e por estarem sob os holofotos são tecnicamente um pouco menos propensas a fraudes.

Agora, gente, é esperar para ver … melhor, estudar muito e ver o que rola.

Novela do TJSP

Ontem mesmo escrevi sobre o efeito danoso dos rumores na vida dos concurseiros. Batata, ontem mesmo surgiu um novo rumor a respeito das nomeações no concurso do TJSP para a circunscrição de Guaratinguetá, no qual estou numa colocação bastante confortável e que não foi até hoje premiado com NENHUMA nomeação por conta de um rolo de Mandatos de Segurança de um PNE.

O boato da vez é quanto a mais uma afirmação do presidente do TJSP de que irá nomear todos os aprovados no concurso das circunscrições do interior realizado ainda em 2007 (!) e que até hoje têm as nomeações pingando devagar, devagar quase parando.

Mais uma vez, é esperar para ver … torcendo os dedos para ser verdade o que o cara disse.

Comentários do blog

Gente, sorry por não aprovar os comentários postados no blog nas últimas semanas. Há quase cinquenta comentários aguardando aprovação. Mea culpa. No feriado vou cuidar disso, podem deixar comigo.

Resumo da ópera – Vida de concurseiro é isso mesmo, gente, lidar com rumores, com escolhas injustas de bancas, com contratempos e falta de tempo. O que não podemos é desanimas ou perder a motivação, afinal, só vence quem perdura na luta.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.




———«»———«»———«»———

Amigos, estou vendendo alguns livros para concurso, a maioria nova e sem uso, que poderá ser mais útil para outros concurseiros do que para mim que uso outro material de estudo. O envio é por minha conta para qualquer lugar do país. Se alguém quiser ficar com todos, dou um desconto legal. Interessados enviem um email para concurseirosolitario@gmail.com

Microsoft Excel XP (Série Estudo Dirigido) - André Luiz Manzano e José Augusto Manzano - Editora Érica - Semi-novo - Novo custa R$69,50, estou vendendo por R$25.

1 Response to "Sobre diversos assuntos"

  1. Olá...

    Sobre a CESGRANRIO, ela é tradicional, organizava o vestibular unificado aqui no rio de janeiro com todas as faculdades, tanto publicas como particulares, além de organizar vários concursos de renome, como BNDES e Petrobras, e agora mais recentemente, ter assumido o ENEM junto com o CESPE. Acho que essa banca não deve te dar muitos sustos a nivel de organização.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards