COLUNA DA RAQUEL - - Diário de bordo

Sexta-feira, dia 04 de julho:

Antes da prova, para acalmar meu coração, escrevi um oração. Não sei se vocês têm fé, mas eu ainda tenho. Ei-la:

"Sinto um enorme aperto no coração. Minha cabeça oscila entre a certeza da aprovação e a incerteza. Estou calma, mas ansiosa. Não adianta querer pensar que domingo não sera um dia importante na minha vida, pois será. Eu espero por esse dia há tempos.

Depois dele, ramificar-se-ão diversas possibilidades. Quando esse dia tiver passado, eu creio que vá sentir um tremendo alívio, mesmo que o pior aconteça (a reprovação). Aí, sim, terei de tomar as diversas decisões. Algumas delas serão difíceis e dolorosas para serem tomadas, mas eu terei de agir. Isso tem feito a minha fome ir para o espaço. Não consigo comer.

A vida é mesmo muito difícil e vive colocando desafios a nossa frente para serem transpostos. Será doído, mas eu preciso pensar no longo prazo e nas repercussões da minha vida e da minha idade. À partir daí, repensarei meus planos de fazer provas para fora do Rio de Janeiro com mais convicção.

Estou preparada para a derrota, caso ela ocorra. Bate na madeira! No passado, apesar de não tão bem preparada, eu não pensava na não aprovação. Ficava sem chão. Agora, me sinto vacinada, porém tenho envidado todos os esforços e tenho feito absolutamente tudo que posso fazer para alcançar o sucesso.

Meu bom Deus, eu te peço uma única chance de me permitir sentir tamanha felicidade. Já sacrifiquei tanta coisa da minha vida, já sofri tanto, já enfrentei tantas dificuldades. Será que não sou merecedora de tal prêmio pelo meu esforço? Se devo me esforçar, o que é esforçar-se suficientemente? O que é deixar de ter preguiça e disciplina? Qual é o caminho certo? Quão longo é o caminho a se percorrer? Quanto ainda hei de errar? Quanto ainda preciso aprender com meus erros? Como ficar calma? Já dei demonstrações suficientes de devoção e obstinação? peço-te para que enchas meu coração de esperança e me ilumine rumo à felicidade".

Dia 07 de julho:

No sabado, eu passei muito mal. Senti um tremendo mal-estar, mas no domingo um milagre aconteceu e eu fiquei tremendamente calma. Eu consegui ficar de bom humor, brincar com os colegas de curso que foram lá fazer prova. Conversei com um monte de gente que estava a minha volta, conheci outros concurseiros e ainda ajudei uma colega que passou mal durante a prova. Senti pena porque ela devia estar nervosa.

Bem, vocês devem querer saber as minhas impressões sobre a prova, não é? O que posso dizer é que fui melhor que no ano anterior, mas isso não significa que eu esteja dentro. A prova teve coisas que eu não lembrava, mas que um dia qualquer estudei e umas outras que não deram para estudar. Houve algumas questões em que fiquei em dúvida (muitas delas) e poucas que parecia que nunca ter visto na vida.

Dia 08 de julho:

O que posso dizer é que eu estava em transe antes e que estava muito nervosa, sem conseguir sair desse estado. Só que eu consegui. Ainda bem! Eu sentiria muita raiva de mim se colocasse tudo a perder por nervosismo. Eu percebo que se eu não passar, eu já sei o que tenho que fazer: continuar a estudar. Não me resta mais nada a fazer!

Caros concurseiros, eu também cheguei para ficar. Adoro escrever para o Concurseiro Solitário, pois me sinto muito à vontade e sinto que aprendo muito nesse espaço. Adoro quando recebo comentários de vocês, seja no Orkut, seja aqui. Isso torna o trabalho de escrever tremendamente gratificante. Não deixem de consignar uma impressão sobre os meus artigos. Um grande abraço a todos e bons estudos!

———«»———«»———«»———

Música do dia

Músicas para baixar gratuitamente:


———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Amanhã, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br/)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1.

6 Response to "COLUNA DA RAQUEL - - Diário de bordo"

  1. Oi Raquel!
    Para mim é sagrado! Todo sábado eu tenho de ler o seu artigo. Parabéns! Cada dia está melhor! Estou torcendo muito pela sua aprovação nesse concurso.
    bjs.

    Anônimo says:

    Raquel, parabéns pelo seu post viu?
    E tb por sua coluna aqui no CS. Sempre gosto do que vc escreve. Aliás, do que todos vcs escrevem.

    Olha, teu post de hj foi mto bom pq assim tenho certeza que não sou a única a passar por isso. É sempre bom compartilhar sentimentos com pessoas que nos entendem. Tenho certeza que tudo vai dar certo pra vc. Se não for essa hora, vai ser em outra, mas tudo vai dar certo.

    Tenho sim mta fé em Deus e sem isso acho que seria impossível continuar essa jornada!

    Abraços, Helineide

    Raquel,

    Hj vc me tirou as palavras. Cada vez que conheço vocês (Charles, Flávia e você) através desses artigos, vejo que talvez tenha feito a melhor escolha da vida. Será muito gratificante tê-los como amigos no serviço público muito em breve.

    Também compartilho da sua fé, minha vida sem Deus não é nada. Tomei a liberdade de colocar aqui uma passagem que têm me confortado nesse árduo caminho, espero lhe ajude também:
    "Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, eu és meu. Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelo rios eles, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador..." Isaías 43:1-3.

    Continua caminhando forte, não esmoreça. A sua hora vai chegar e torço para que esteja perto.

    Tiago Gomes

    Camisa 9 says:

    Excelente post Raquel!
    Tenha fé e sua graça chegará!
    Belas palavras à ela, e à todos também, as do Tiago!

    Que seus estudos rendam muitos frutos, "porque quem muito planta, muito colhe e quem pouco planta, só lhe resta pouco a colher"
    Abraços

    Raquel says:

    Muito obrigada pela força, Alfredo, Helineide!
    Tiago, que bela passagem bíblica!

    Continuemos com a luta!

    Raquel

    Raquel says:

    Obrigada, Camisa 9!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards