Teoria versus Realidade


Na primeira vez que pensei em escrever sobre este assunto, cheguei a desistir. Depois de pensar mais um pouco, resolvi escrever, mesmo achando que pode tratar-se de um tema, digamos, polêmico.

A questão é que, como todo concurseiro, tenho certeza que este sentimento acaba sendo compartilhado por todos os que estudam. Quem, em sã consciência, nunca se deparou com a realidade do nosso país e ficou indignado ao perceber que quase tudo que estudou não passou de teoria? É incrível notar o quanto nossas leis são bem feitas, bem pensadas, bem elaboradas e escritas, mas na grande maioria dos casos, completamente desrespeitadas. É claro que este sentimento também é compartilhado por aqueles que depositam todas as suas fichas no ramo do direito, e sonham com um canudo e uma aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

O fato, e a grande verdade, é que mais de 80% do que aprendemos nos serve apenas para realizar a prova, ser aprovados no concurso. Nos exames são cobradas as Leis, Decretos, Regimentos e tudo aquilo que precisamos “saber” para uma aprovação; enfim, aquilo que para nós realmente importa. Sem falar que é muito bom conhecer as leis, o funcionamento da máquina pública, nossos direitos e deveres. Isso realmente traz a sensação de se tornar um verdadeiro cidadão (algo que pouquíssimas pessoas possuem e sabem do que se trata). Por outro lado, é claro que é muito triste constatar esta realidade, e perceber que em nosso país, infelizmente, a política e os interesses partidários e pessoais falam muito mais alto do que as normas e leis, o que poderíamos traduzir como a “verdadeira vontade do povo”. Se há solução para isso? Não me arrisco a dizer, pelo menos não vejo muitas esperanças a curto prazo.

RESUMO DA ÓPERA: Essa é uma realidade brasileira, mas isso não pode desanimar um verdadeiro concurseiro. Todos os que estudam se deparam com isto, e em alguns momentos, podem até se sentir contrariados e revoltados. O importante é conhecer nossas leis, estudar e aprender cada vez mais e, quem sabe, nos tornarmos futuros agentes de uma mudança tão necessária para o nosso país. Independente das constatações e boatos (aqueles das vagas compradas, principalmente), continue na luta! Aos que persistem, a vitória é sempre certa.


Alisson Felipe é servidor público, concurseiro e autor do primeiro romance concurseiro da literatura brasileira entitulado "APROVAÇÃO".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
 
———«»———«»———«»———
 
PROMOÇÃO EXCLUSIVA




Que tal comprar um exemplar do ótimo "Aprovação" de Alisson Felipe autografado com um super desconto e ainda receber em casa com frete GRÁTIS? Para isso basta enviar um email para alissonfelipe@hotmail.com
———«»———«»———«»———


0 Response to "Teoria versus Realidade"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards