Estrada e estradas


Muitos concurseiros imaginam que passar em concursos públicos é tão cansativo, difícil e enjoado como sair de uma grande cidade às 18 horas de uma véspera de feriado prolongado no começo do mês quando todo mundo está com dinheiro no bolso para viajar ... não poderiam estar mais enganos.

Temos uma falsa noção de que ao estudar para concursos públicos concorremos com milhares de outros candidatos por umas poucas vagas ... será isso verdade? Sim, mas uma verdade aparente que esconde uma verdade muito mais profunda.

Você já ouviu aquela expressão "É apenas a ponta do iceberg"? É uma expressão popular que quer dizer que o que se vê é apenas uma pequena parte do problema. Um iceberg, aqueles imensos blocos de gelo que vagam pelos oceanos, realmente têm uma pequena fração de sua massa aparente na superfície da água, ficando a maior parte imersa ... o capitão do Titanic descobriu isso da pior forma possível. Pois bem, a concorrência com outros concurseiros é apenas a ponta do iceberg ... existe, é visível, palpável ... mas é apenas uma pequena parte do problema.

Concorrer consigo mesmo que é o "x" da questão!

Com um pouco de prática torna-se fácil ignorarmos outras pessoas ... seja quem nos cobra, quem nos critica, quem é nosso concorrente e por aí vai. Agora, não podemos calar a nós mesmos, nossa próprio auto cobrança, auto crítica, auto sabotagem. 

O que é pior ... dirigir numa estrada movimentadíssima  ... ou numa estrada vazia? Na primeira temos de tomar o maior cuidado, prestar atenção em tudo, dirigir para a gente e para os outros ... isso é cansativo, dá trabalho. Na segunda temos de tomar o maior cuidado para não dormirmos, para não nos deixar levar por divagações e esquecer que estamos dirigindo ... isso é cansativo, dá trabalho.

Seja como for, o correto é lidarmos com a realidade de que a estrada para a posse em cargo público é mais vazia do que imaginamos, mais difícil do que gostaríamos, mais longa do que poderíamos imaginar. Isso é bom? É ruim? Não importa, é a realidade que tem de ser enfrentada e ponto final ... e fazer isso poderá ser menos ou mais difícil dependendo de como você encara a questão.

RESUMO DA ÓPERA - Pare de se preocupar com a concorrência aparente e se preocupe com o que realmente importa, concurseiro!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Estrada e estradas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards