Tem gente que não dá mesmo valor no que conquistou


"Relatório da Controladoria Geral da União (CGU) aponta que entre janeiro e abril deste ano 162 servidores federais foram expulsos de suas funções em razão de "práticas ilícitas comprovadas". É o maior número de servidores expulsos no período desde 2007, quando foram registradas 173 expulsões.

Dos funcionários públicos expulsos, 138 servidores foram demitidos, 18 destituídos de cargos comissionados e seis tiveram suas aposentadoria cassadas.

Entre as práticas ilícitas estão uso indevido do cargo, improbidade administrativa (que inclui casos como enriquecimento ilícito, tráfico de influência, favorecimento, entre outros), recebimento de propina, abandono de cargo e desídia, que é preguiça ou desleixo no serviço público. Uma mesma pessoa pode ser expulsa por mais de uma causa."

Antes que alguém levante o argumento que há muito, mas muito mais servidores que merecem ser expulsos do serviço público, me adianto dizendo que concordo com isso, mas que quero analisar essa notícia sob outro foco.

Passar em concursos públicos e ser empossado servidor público não é fácil, de modo algum. Sei exatamente do que estou falando. Estudei alguns bons anos em tempo integral para garantir minha vaguinha no serviço público federal. Como servidor público procuro sempre fazer um bom trabalho, afinal de contas, eu recebo mensalmente exatamente para isso, não estou fazendo favor para ninguém trabalhando decentemente.

Há uma frase muito interessante atribuída à Gandhi:

"A Terra provê o bastante para satisfazer a necessidade de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens."

Ouso parafrasear o grande humanista:

"O serviço público provê o bastante para satisfazer a necessidade de todos os servidores, mas não a ganância de alguns os servidores."

Somente a ganância explica porque alguém que conquistou uma vaga no serviço público, algo que milhares de brasileiros lutam insesantemente e a grandes penas para fazer, colocaria tudo a perder agindo contra a lei e os principios básicos da ética no serviço público ... da ética na vida em sociedade para dizer a verdade.

RESUMO DA ÓPERA - Quando você for empossado servidor público, não jogue no lixo todo seu esforço e estudo sério deixando-se levar pela ganância, atalho curtíssimo para desonestidade!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Tem gente que não dá mesmo valor no que conquistou"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards