Série Concurseiros x Família - Prioridades

Hoje inicio uma série de artigos com os quais pretendo trabalhar um pouco com vocês a questão do relacionamento dos concurseiros com suas famílias, algo que tende a ser complicado em maior ou menor proporção, mas que nunca é 100% pacífica e positiva.

São vários os aspectos que iria abordar nessa série de artigos e começamos com um dos mais espinhosos, a determinação das prioridades na vida do concurseiro e a relação disso com sua família.

Estudar sério para concursos públicos muda muita coisa na vida do concurseiro, afinal de contas, não é pouca coisa que é preciso aprender e memorizar, muito pelo contrário, algo que requer dedicação, planejamento, esforço e, principalmente, tempo.

O tempo é um recurso escasso e não renovável. Se você perdeu meia hora, não terá como recuperá-la. Se para quem não está lutando por uma vaga no serviço público isso já é algo complicado, imaginem, então, para quem como nós faz de tudo para estudar mais e melhor.

Muitas famílias, simplesmente, não aceitam que o concurseiro dedique praticamente todo e qualquer tempo livre aos estudos para concursos públicos. Algumas porque acham isso um desperdício, outras porque se preocupam que o concurseiro irá pirar de tanto estudar.

Como o concurseiro dedica praticamente todo e qualquer tempo livre aos estudos para concursos públicos, o que significa ter de sacrificar a ida a eventos sociais (churrascos, almoços, festas, ...), não demora muito para serem taxados de anti-sociais ... de chatos.

Se para muitos isso significa apenas ser “deixado de lado”, para outros acaba sendo um enorme problema “diplomático” com conseqüências desagradáveis ... as quais são pior porque além de desagradáveis atrapalham os estudos.

A fim de evitar eventuais problemas “diplomáticos”, converse com sua família dando ênfase a três pontos de importância vital:

1 – Explique que essa sua fase “anti-social” será apenas até você passar e ser empossado;

2 – Deixe claro que essa fase é temporária, mas que com certeza não será tão temporária quanto você gostaria;

3 – Frise que você precisa conta com a compreensão de todos para que possa ter focos nos estudos, que é o que mais importa nesse momento da sua vida.

RESUMO DA ÓPERA – Não adianta querer ignorar o problema que a família pode se revelar no intento do concurseiro de passar em concursos públicos. Tente conversar, angariar a solidariedade dos seus familiares, se isso não for possível, que pelo menos o deixem estudar em paz.
 
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Série Concurseiros x Família - Prioridades"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards