Sangue de barata, não

O brasileiro é muito criativo quando o assunto é criar expressões que caem no gosto popular e se tornam de uso comum. Muitas vezes engraçadas e um tanto exóticas, são uma forma rápida de expressar um ideia complexa.

Uma dessas expressões é a famosa "sangue de barata" que significa:

"Sangue frio, mas em sentido depreciativo, de falta de brio. Pessoa que não reage em situações desagradáveis, ofensivas."

 Concurseiros vira e mexe são defrontados com situações ofensivas e totalmente desagradáveis causadas por quem nunca estudou para concursos públicos e não tem a mínima ideia do que é isso. São pais, irmãos, parentes, amigos, conhecidos, colegas de trabalho.

Que jogue a primeira pedra o concurseiro que nunca se sentiu ofendido e/ou humilhado com comentários, cobranças e críticas, sejam daquelas fruto da pura falta de bom senso e sensibilidade de quem as fez ou por maldade mesmo. 

Ponha uma coisa em suas cabeças, se você mostrar que tem "sangue de barata" e não reagir, esse tipo de bullying (sim, é um tipo de bullying, não tenha dúvidas) era se repetir. Não quero dizer de forma alguma que você deva partir para a violência, mas há formas de reagir a situações do tipo muito eficazes. Vejamos três delas:

Estratégia da concordância - Quando alguém começar a critica-lo ou a fazer perguntas que tem o único propósito de "tirar uma com sua cara", concorde com tudo que logo a "brincadeira" perderá a graça. Um exemplo prático:

- Tá demorando para passar, hein.

- Estou mesmo e acho que vai demorar ainda mais.

Estratégia da "loira burra" - Finja que não entendeu a crítica ou pergunta e peça para a pessoa explicar ... várias vezes. Logo  a "brincadeira" perderá a graça. Um exemplo prático:

- Tá demorando para passar, hein.

- Você diz passar por algum lugar? Onde? Não entendi. 

Estratégia do chato - Geralmente as críticas e perguntas impertinentes feitas a concurseiros têm o propósito de "alfinetá-los" ou de servir de piada, de qualquer forma não têm a intenção de serem prolongadas em uma troca de argumentos. Por isso mesmo, prolongue o assunto, peça a opinião de quem está enchendo sua paciência, seja um chato muito chato e logo a "brincadeira" perderá a graça. Um exemplo prático:

- Tá demorando para passar, hein.

- Pode ser. Quanto tempo você considera um prazo razoável para passar? Você não acha que isso pode variar muito em função de fatores exógenos?

RESUMO DA ÓPERA - O que quero dizer é simples, não tenha sangue de barata e deixe fazerem piada ou exercitarem instintos sádicos às suas custas. Quem estuda para concursos públicos em busca de uma vida mais estável e farta merece respeito. Faça-se respeitar, concurseiro!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———





0 Response to "Sangue de barata, não"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards