Preguiça não combina com estudar sério para concursos públicos

Alguns tipos de emails que recebemos no blog são mais que recorrentes, são repetitivos, mesmo. Muitos são de dúvidas comuns a concurseiros iniciantes, outras a concurseiros com mais tempo de estudo. Quando podemos ajudar com respostas claras e objetivas, ajudamos dentro de nossas possibilidades de dar conta de responder o que podemos dentro de nossa limitação de tempo. O problema são os emails de concurseiros preguiçosos!

Há muitas coisas que não combinam com estudar sério para concursos públicos como (dentre várias):

- Enganar a si mesmo;

- Falta de humildade;

- Deixar-se levar por críticas e cobranças;

- Apego;

Mas algo que definitivamente está no "top ten" dessas coisas é a PREGUIÇA.

s.f. Aversão ao trabalho; pouca disposição para trabalhar. Lentidão em fazer qualquer coisa; moleza; morosidade.

Daqueles emails recorrentes que recebemos no blog, um número relativamente grande é enviado por concurseiros preguiçosos, infelizmente. São concurseiros que querem que montemos seus planejamentos de estudo, que escolhamos os livros com os quais estudarão ou os concursos prestarão, que façamos seus recursos de prova, enfim, que querem que façamos coisas que eles (ou elas) deveriam fazer.

Notem que há uma diferença muito grande, enorme, entre pedir orientação para fazer algo e pedir para que alguém efetivamente faça esse algo em seu lugar. Tomemos como exemplo a definição do material de estudo para determinada matéria. Quem busca orientação pergunta algo do tipo:
 
"Para estudar a matéria xpto para prestar o concurso xyz quais são os livros que você indicam? Ou seria melhor fazer um cursinho online da matéria?"
 
Agora, concurseiros preguiçosos perguntam algo do tipo:
 
"Preciso estudar a matéria xpto para o concurso xyz, me mande o nome do livro que preciso comprar para estudar."
 
 É clara a diferença. O primeiro busca uma orientação, um "norte" para poder a partir daí ele mesmo decidir que material utilizar dentre as opções disponíveis. O segundo quer que você indique para ele o livro que deverá utilizar, se possível com o link da livraria onde o mesmo pode ser encontrado mais barato.

Concurseiros preguiçosos serão assim em todas as fases do estudo, da definição de que concursos prestar, à escolha do material, montagem do planejamento de estudos, pior, do próprio estudo. E vocês acham que o sucesso brotará da preguiça? Nunca!

RESUMO DA ÓPERA - Todos nós temos a tendência à preguiça, algumas vezes uma tendência mais leve, outras vezes uma tendência enorme, no entanto devemos a todo custo não nos deixar levar por essa tendência, por menor que seja. Passar em concursos públicos implica em muitos sacrifícios, isso é fato, e quem tem preguiça não está disposto a fazer esses sacrifícios. Capiche?

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Preguiça não combina com estudar sério para concursos públicos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards