Há filas que não têm como serem furadas

Esses dias estava conversando com um amigo que começou a estudar para concursos públicos há pouco tempo e o cara já estava "chorando as pitangas" com uma conversado do tipo:

- "Putz, bateu um desânimo essa semana".

- "Ué, já?"

- "Então, estava conversando com um cara no cursinho que estudou pra caralho para a prova do TRE-SP e mesmo assim ficou classificado em três mil e tanto. Se ele que já estuda desde janeiro não foi bem, e eu que comecei a estudar mês passado?"

O pior é que há muitos concurseiros que caem em ambas as armadilhas ... O quê, você não está vendo que armadilhas são essas? Jura? Tudo bem, estou bem humorado nessa linda manhã encoberta de quinta-feira e serei bem didático.

1a armadilha - Querer se comparar com outros concurseiros. Isso é, no mínimo, uma grande perda de tempo, mas geralmente se configura num grande desmotivador. Ponha de uma vez em sua cabecinha dura que esse tipo de comparação de tão inválidade e sem fundamento não vale a pena ser feita. Explico. Concurseiros são tão diferentes, enfrentam realidades tão diversas, e têm relações tão díspares com os estudos para concursos públicos que essa comparação é tão válida quanto comparar um rinoceronte albino com um relatório contábil de um banco Norueguês ... a única coisa que você conseguirá espremer dessa comparação será a frustração de não conseguir dado aproveitável algum;

2a armadilha -  Querer enconcarar um concurso concorridíssimo como os de tribunal eleitoral com apenas alguns meses de estudo ... achando que dá para passar. Gente, isso não existe a não ser que o concurseiro tenha uma capacidade prodigiosa, sobre humana, de aprendizado e memorização. Estudar para concursos públicos é mesmo, como bem disse o guru dos concurseiros William Douglas, uma fila que você pega no final quando começa a estudar, vai andando enquanto estuda e finalmente passa e é empossado quando chega sua vez. E essa fila não tem como furar ... a não ser que você se volte para o mundo do crime e fraude o concurso.

RESUMO DA ÓPERA - A jornada do concurseiro é dura por si só e pontuada por armadilhas, algumas mais perigosas, outras mais ocultas, portanto é preciso sempre ter muito cuidado para não se deixar levar por "conversa fura", atalhos eficientíssimos para muitas dessas armadilhas. Estude com seriedade e também com pé no chão, se subestimar e tão perigoso quanto se superestimar, nunca se esqueça disso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Há filas que não têm como serem furadas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards