Ganhar perdendo


No início desse ano comecei a praticar um esporte que sempre apreciei, mas somente agora tive oportunidade para abraçar, tanto em termos de tempo quanto de grana para bancar os custos, o tiro de pressão esportivo.

Com muito treino e um bom equipamento, pouco tempo atrás conquistei a medalha de primeiro lugar na categoria "iniciante" de uma modalidade de tiro chamada Bechrest. Continuei a treinar, melhorar minha técnica  e no último final de semana conquistei ... o 8o lugar!

Triste ...que nada, já que conquistei o 8o lugar da categoria "master". Explico. As categorias são determinadas pela pontuação. O máximo que se pode fazer nessa prova é 250 pontos. Pontuação até 180 é categoria "iniciante" e acima disso é categoria "master". Ou seja, perdi o primeiro lugar ... porque fiz pontuação maior e passei para a categoria "master". 

O que isso tem a ver com concursos públicos? Vejamos com um exemplo prático.

Joana é uma concurseira séria que trabalha e estuda. Dedicada, planeja seus estudos e se debruça sobre os livros com disciplina e dedicação. No final do ano passado ela prestou um concurso no qual foi classificada, porém fora do número de vagas previstas no edital. Ficou muito satisfeita com o resultado apesar dessa vitória não garantir sua posse e continuou estudando como vinha fazendo. No concurso que ela prestou mês passado ela conseguiu pontuação para ser não apenas classificada, mas numa colocação dentro do número de vagas do edital. Ela está feliz da vida.

Pois bem, há três coisas muito importantes a serem depreendidas de tudo isso:

1 - Nem sempre uma derrota é 100% derrota. Há ganho também na derrota, ganho de experiência, ganho de vontade de continuar se preparando, ganho de humildade para aceitar que ainda é preciso se preparar mais e melhor;

2 - Não se pode deixar acomodar com um resultado apenas mediano. É uma vitória figurar na lista de classificados de um concurso público fora do número de vagas do edital ... sim, mas uma meia-vitória apenas;

3 - Quem continua se preparando com P2D (Planejamento, Determinação e Disciplina) vê frutificar seus esforços uma hora ou outra. Agora, quem não faz isso nunca verá frutificação alguma.

RESUMO DA ÓPERA - Saiba dar a importância que as pequenas meia-vitórias merecem, mas não se deixe enganar por elas já que são meros indicativos de que a vitória está próxima, mas que precisa ser conquistada com muita preparação.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Ganhar perdendo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards