Até concurseiros veteranos erram
06:00
Concurseiro Solitario
, Posted in
Sobre estudar para concursos públicos
,
0 Comments
É engraçado como nossa autoconfiança funciona e, principalmente, pode ser enganadora. O que é autoconfiança? Vejamos ... "É a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa."
Primeiro vamos ao seu funcionamento.
A autoconfiança tem uma característica muito forte, ela é cumulativa. Quanto mais o tempo passa, quanto mais aprendemos e praticamos algo, quanto mais acumulamos conhecimento e experiência, mais passamos a assumir que não precisamos aprender/praticar tanto mais e tendemos fortemente a super avaliar o que já "temos no bolso".
O famoso "salto alto" é uma desnaturação da autoconfiança e se dá quando achamos que sabemos ou podemos mais do que na realidade sabemos e podemos ... e como o salto é alto, quando "caímos" por falta de sustentação, quebramos a cara.
Agora vamos a como é enganadora.
Você sabia que apenas 6% dos acidentes aéreos fatais com jatos comerciais no mundo tem como causa erros mecânicos? Isso mesmo, a grande maioria dos acidentes tem como causa alguma tranqueira feita por um ser humano. E, acredite, boa parte dessas tranqueiras é causa pela autoconfiança em excesso.
Autoconfiança demais nos faz ter a sensação, falsa, é claro, de que somos infalíveis ou próximos disso, quando a realidade é muito menos positiva.
Concurseiros veteranos sofrem com o excesso de autoconfiança em um momento ou outro de sua jornada na guerra dos concursos públicos ... e isso é tão certo quanto azul ser a cor do céu (em dias de sol, é claro).
Já vi muitos concurseiros veteranos seríssimos cometerem erros bobíssimos por excesso de autoconfiança ... eu incluído. Muitas vezes esses erros custam pontos preciosos em provas de concursos públicos ... e aprovações, consequentemente.
O remédio para o excesso de autoconfiança? A humildade. O queé isso?
"A humildade é uma virtude, um estado intelectual apto para aprender sempre."
RESUMO DA ÓPERA - Autoconfiança é, sim, necessário não apenas em nossos preparo para enfrentar os concursos públicos, mas em toda nossa vida. No entanto, como a grande maioria das coisas na vida, ela também tem um lado negro, um lado nefasto que devemos evitar a todo custo. Seja humilde, concurseiro, você só tem a ganhar com isso.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE
- Os textos publicados nesse blog são de inteira
responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões
expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a)
de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de
inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
0 Response to "Até concurseiros veteranos erram"
Postar um comentário