É necessário tempo para que os resultados apareçam

Peço licença para reproduzir esta pequena história:

A História do Bambu Chinês

A semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.

Durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.

Então, no final do quinto ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de vinte e cinco metros.


Não sei se a história acima é real, assim como também não sei quem seja o autor. No entanto, o que importa para nós, aqui, é que a realidade dos concursos é muito parecida com essa história.

Quando iniciamos nossos estudos parece que nada aprendemos. Direitos fundamentais, controle de constitucionalidade, atos administrativos, jurisdição, contencioso administrativo, horas in tinere: tudo isso parece um bicho de sete cabeças.

No entanto, depois de ler algumas vezes, de persistir no aprendizado, os assuntos parecem se encaixar, parece haver, de fato, um nexo entre as matérias, entre os temas, entre os tópicos.

Nesta época de nossos estudos a nossa mente é como os primeiros quatro anos de crescimento do bambu. É nessa época que vamos criando as bases, os fundamentos, o lastro necessário para o crescimento externo.

Posteriormente, após muitas HBC (horas-bunda-cadeira) e a resolução de muitos exercícios, fora a paciência e a perseverança, é que os resultados começam a acontecer. E aí as coisas já se parecem com o quinto ano do crescimento do bambu.

E os resultados começam a aparecer porque as matérias já estão enraizadas em nossa mente, porque na hora da prova os assuntos já estão consolidados, firmes e fortes.

Agora, você já imaginou se os resultados nos concursos viessem com apenas um ou dois meses de estudo descompromissado? Já imaginou as consequências de um servidor que conseguiu a aprovação sem despender o menor esforço? Os resultados seriam catastróficos! Como assim? Porque após a aprovação não daríamos o devido valor à labuta. As consequências seriam: corrupção, desídia, desleixo, ineficiência, imoralidade, ilegalidade, pessoalidade, e tantas outras mazelas.

Enfim, se você pensa que estudar para concursos é moleza, então “caia na real”. Mas não se preocupe, lembre-se da história do bambu chinês e de que por esta fase sem resultados os concurseiros de sucesso também passaram.

RESUMO DA ÓPERA -
Você acha que os estudos não estão rendendo, que os estudos não estão tendo nenhum progresso? Lembre-se que todo aprendizado é demorado, e de que é necessário tempo para que os assuntos dos concursos se enraízem e se fortaleçam em sua mente. Mas persista, persevere, pois os resultados certamente virão.

Ulisses Silva Maia é pai, professor, estudante, concurseiro, e sabe que a cada dias os resultados estão mais próximos.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "É necessário tempo para que os resultados apareçam"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards