Sobre velocidade do estudo

Recebemos recentemente a seguinte dúvida de um concurseiro leitor do blog:

"Boa noite pessoal tenho uma dúvida.Estou me preparando somente para técnico judiciario dos trt´s e os tre´s.Tenho dúvida com relação ao direito administrativo .Estou estudando pelo livro do alexandrino ,mas sinto dificuldade em progredir na matéria .Se faço resumos perco muito tempo e se leio direto sinto que nunca entendi completamente.To começando a surtar com isso."

Essa questão da velocidade do estudo é daquelas que entra ano, sai ano sempre retorna com a mesma força. Será que existe uma velocidade ideal de estudo? Será que "menos é mais"? Será que há uma forma de turbinar os estudos?

Antes de mais nada temos de diferenciar leitura de estudo, isso porque a simples leitura de um texto não implica em seu estudo, muito pelo contrário. Ler é decifrar o conteúdo de informação contido nas palavras, um processo mecânico e automático. Outra coisa é estudar um texto, ou seja, analisar e memorizar as informações que traz.

Ora, podemos ler rápido e não estudar nada ... como também podemos estudar muito lendo devagar. Estranho, mas verdadeiro.

Tenha sempre em mente que estudar não é apenas ler. Enquanto na leitura despretenciosa fazemos apenas pausas, na leitura para estudo fazemos interrupções constante para que possamos analizar pormenores, comparando, correlacionando, avalizando e memorizando informações críticas presentes no texto. 

Por isso nosso amigo concurseiro sobre porque " (...) se leio direto sinto que nunca entendi completamente", afinal de contas, quando faz isso ele pratica tão apenas a leitura despretenciosa, que não é, de modo algum, o objetivo de quem tem como meta estudar sério para concursos públicos.

Estudar fazendo resumos é muito eficiente em termos de entendimento da matéria e memorização de informações, ao custo da lentidão do processo. Agora, há uma diferença muito grande, enorme, colossal, gigantesca, entre estudar devagar e perder tempo ... preciso mesmo diferenciar ambas?!
Lembre-se sempre do "menos é mais", ou seja, vale mais estudar com menor velocidade para ganhar no aprendizado do que estudar rápido e não aprender muita coisa. 
Essa vontade de estudar rápido não combina nem um pouco com estudar para concursos públicos, que é projeto para no mínimo médio prazo, coisa para alguns anos de estudo. É compreensível esse afã entre concurseiros novatos apenas, que no entanto deve ser devidamente rescaldada pela conscientização de que você não passará em um bom concurso público estudando rápido apenas algumas semanas ou meses, não mesmo.

RESUMO DA ÓPERA - Estudar sério para concursos públicos é estudar com qualidade, algo que raramente não é um processo mais lento e denso, portanto, menos confortável e emocionante do que gostaríamos que fosse, mas é o modo que quem passar em concursos públicos estuda.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———





0 Response to "Sobre velocidade do estudo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards