COLUNA DA RAQUEL - Pagando um preço alto

Será que estou pagando um preço muito alto por querer, por enquanto, prestar concursos somente para o Sudeste? Ficar perto dos meus familiares e de pessoas com quem gosto de conviver, ter minha vida estruturada por aqui parece que retardarão a sonhada aprovação.

Falo isso porque o Sudeste, principalmente o Rio de Janeiro, tem as provas mais difíceis para cargos que tradicionalmente são mais fáceis de conseguir aprovação em outros estados. O nível de exigência não permanece estável enquanto vou me preparando, pelo contrário, vai aumentando, e isso é meio frustrante.

Explico o porquê de me sentir assim. No último final de semana fiz provas para “Analista Judiciário - Área Judiciária” e “Analista Judiciário - Execução de Mandados” d o TRT-RJ. Ambos exigem curso de graduação em Direito e fui mal.

Antes que diga que isso aconteceu porque mudei meu foco, deixo claro que venho estudando para esse certame desde setembro de 2007 e só a partir de fevereiro passei a concentrar mais meus estudos para o concurso da Marinha. Além disso, há matérias comuns que continuam sendo estudadas por mim até hoje: Direito Civil, Constitucional, Administrativo, Processual Civil e redação. As demais, como Trabalho e Processo do Trabalho. Nesse período estudei quase todo o programa. Inclusive fiz curso de raciocínio lógico em uma turma voltada para concursos fiscais para aprender a matéria do jeito mais puxado.

O que importa é que fui bem mal nas provas. Marquei as questões de Raciocínio Lógico sem lê-las! Senti-me uma concurseira falsa, mesmo não sendo uma. Foi uma tremenda rasteira! Não que eu tivesse qualquer pretensão de estar entre os melhores, mas não precisava ser do jeito que foi.

Passada a maior parte da mágoa, pude analisar melhor e com alguma frieza o ocorrido. Vejo que a CESPE precisava mesmo lançar mão de tamanha dificuldade para ceifar 98% dos candidatos, do contrário, selecionar candidatos para as vagas seria inviável. Para vocês terem uma idéia, vi num fórum pessoas comentarem que, além de cair redação, cobraram até conhecimentos de súmulas de tribunais superiores para o cargo de técnico judiciário!

Por esta razão, estou considerando seriamente a idéia de fazer provas para cargos em outros estados. Ainda não decidi para onde, mas sinto que não tenho muitas opções.

Existem provas que fogem a essa regra do Rio de Janeiro, mas são poucas. Além do mais, venho me preparando e seguindo paradigmas. O problema é que eles mudam constantemente. A sensação que dá é de que minha preparação será perene.

O lado bom de ter feito essa prova foi ter reencontrado alguns amigos e poder matar as saudades. Isso foi legal e fez o stress e a decepção vale a pena.

Ah, um parênteses. Creeeeeedo!!!! Os fiscais da CESPE são uns mal-educados despreparados! Eles não páram de falar e o fazem em alto e bom som, sem se importarem se estão atrapalhando quem está fazendo prova. Querem parecer importantes, mas só conseguem atrapalhar e nos irritar! Na minha sala não conseguiam sequer descolar pontualmente os adesivos do tempo de prova. Um deles deu orientações erradas sobre o preenchimento de uma frase para verificação de assinatura, dizendo que era "título de redação". Outro permitiu que um rapaz fizesse prova com caneta que não fosse transparente. Um horror.

Resumo da Ópera - Devemos estar sempre preparados para dar uma sacodida na vida, tomar rumos nunca antes considerados. Às vezes nadar contra a maré pode ser a melhor estratégia.

Raquel, uma legítima concurseira carioca.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA





Uma música para animar a todos que estão na reta final dessa guerra que parece não acabar nunca!

———«»———«»———«»———

Bate-papo do Concurseiro Solitário
(Amanhã, DOMINGO, a partir das 20:00)

Vá ao chat do IG (http://batepapo.ig.com.br)

Escolha nas opções de salas o Afinidades.

Escolha o canal Atualidades.

O bate-papo será na Sala 1

7 Response to "COLUNA DA RAQUEL - Pagando um preço alto"

  1. Anônimo says:

    Ótimo artigo Raquel. Também estou priorizando os concursos na minha região, não sei até quando.

    E a música é bem legal!

    Andréa says:

    Olá, Raquel!!
    Parabéns pelo artigo!
    Eu entendo perfeitamente esse tipo de dilema, pois também tenho dado prioridade aos concursos da minha região (moro no Paraná).
    Mas entendo que devemos estar abertos à reflexão sempre que a vida pede, como no caso dos concursos.
    Mas isso é só você mesma que pode saber e sentir, depende da situação de cada pessoa.

    Um abraço!

    Raquel says:

    Obrigada!

    Raquel, é impressionante como pensamos da mesma forma aqui em Brasília. Sempre achamos que as provas aqui são as mais difíceis e que temos até que sair daqui para conseguir uma aprovação melhor. Na verdade, o que acontece aí no Rio ou aqui em Brasília, anda acontecendo por todo o Brasil. Basta o concurso ser bem concorrido. Lamento informar, mas o tanto que a gente estuda, anda sendo pouco. RsRsRs!!!
    Parabéns pelo artigo... já ví que não é só eu que sofre com isso.

    Raquel says:

    Eita, pelo visto é um fenômeno nacional!

    Camisa 9 says:

    Que estado estás pensando?
    Meu amigo me mandou prestar em Tocantins, sabia?
    Ainda preparei meu tempo pra estudar sobre isso...
    Boa sorte na próxima prova!

    Raquel says:

    Eita, ainda nem sei. Vou deixar as oportunidades aparecerem.
    Obrigada pela sugestão!

    Raquel

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards