Compartilhar ou não compartilhar?

Muitos acreditam que estudar com o melhor material de estudo possível é uma das melhores armas que o concurseiro pode dispor. Que não adianta nada investir dezenas de HBCE (horas de bunda na cadeira estudado) quando se tem um material de qualidade inferior, superficial ou mesmo errado, afinal de contas, provas de concursos públicos são impiedosas para quem não estuda, estuda pouco ou estuda errado.

(In)felizmente não são todos os inscritos em concursos que têm acesso ao melhor material de estudo. Apenas uma parcela poderá estudar com esse material ótimo, uma grande parte estudará com um material apenas bom, outra parte com um material fraco e ainda sobra gente para estudar com material totalmente inapropriado.

Os concurseiros sérios que não fazem parte do grupo que estuda com o melhor material procurarão de todas as maneiras possíveis conseguir esse material, nem que seja somente uma parte, e não sossegarão enquanto não conseguirem. O que esses concurseiros podem fazer para atingir seu intento? Pode-se pesquisar na Internet, onde há muito material excelente disponível gratuitamente, buscar material em bibliotecas públicas e recorrer a outros concurseiros.

Aí que o bicho pega, no “recorrer a outros concurseiros”. É comum em fóruns e listas de discussão de concursos públicos de gente pedindo material de estudo. O que fazer nessas situações, ajudar os colegas concurseiros ou não?

Essa é uma questão controvertida. Basicamente são três os posicionamentos adotados:

Não compartilhar – Muitos concurseiros simplesmente não compartilham informações e material de estudo, e ponto final. Esses concurseiros consideram o material que têm para estudar como uma vantagem competitiva e não cogitam abrir mão dessa vantagem.

Compartilhar – Outros concurseiros acreditam justamente no contrário, que a vantagem competitiva está no conhecimento acumulado e em como e quanto se estuda, não nas informações ou material de estudo. Por conta disso, não vêem problema em compartilhar esse material e informações com outros concurseiros.

Compartilhar dependendo da pessoa – Alguns outros concurseiros acreditam que compartilhar ou não material de estudo e informações dependerá de quem está pedindo. Alguns preferem trocar material, outros analisam a seriedade de quem está procurando material antes de decidir ajudar ou não.

Qual o melhor posicionamento? Tudo vai depender da personalidade e dos valores cultivados por cada concurseiro. É necessário saber, no entanto, que cada um tem vantagens e desvantagens. Vejamos algumas:

“Não compartilhar” realmente pode trazer um ganho em termos de preparo em relação a muitos candidatos, o problema é que não se poderá saber se esse ganho é sobre os candidatos melhor ou pior preparados. A desvantagem é que amanhã o jogo pode mudar, passando você a precisar de alguma informação e material, mas não conseguir porque no recusou compartilhar material com alguém que estará em posição de compartilhá-lo e provavelmente não o fará por conta disso.

“Compartilhar” significa com toda certeza receber informações e material das pessoas que você ajudou ou mesmo pessoas que também compartilham porque sabem que você “é da turma”. A desvantagem é que esse posicionamento realmente carrega o risco de dar munição para candidatos com maior conhecimento acumulado, mais tempo disponível, melhores técnicas de estudo e vontade de estudar, que no final farão melhor prova e poderão deixá-lo de fora da lista de aprovados.

“Compartilhar dependendo da pessoa” permite que se diferencie concurseiros sérios que estão tendo dificuldade de encontrar algumas informações e materiais mais específicos, de gente preguiçosa que quer receber tudo de graça e sem fazer nenhum esforço para conseguir isso sozinho. A desvantagem é que muitas informações e materiais de difícil acesso podem, realmente, ser a diferença entre a aprovação ou não.

Eu faço parte do terceiro grupo, dos que compartilham dependendo da pessoa. Sinceramente, há por aí muita gente preguiçosa que não gasta um minuto para pesquisar procurar material de estudo e informações sobre concursos, preferindo pedir material em fóruns e listas de discussão para conseguir tudo de graça e sem esforços. Simplesmente não compactuo com essa galera. Agora, se noto que a pessoa é séria e realmente está pedindo ajuda porque está tendo dificuldade em encontrar certo material ou informação que possuo, ajudo sem problemas. Não acredito que apenas material e informação garantam a aprovação de nenhum concurseiro. Se fosse assim, bastaria comprar todos os melhores livros e apostilas, assinar todos os jornais e sites de concursos, sentando então na cadeira aguardando a nomeação. Acho que a diferença está no modo de estudar, no quanto já se estudou e no quanto se estudará.

Resumo da ópera – Compartilhar material e informações é um assunto espinhoso. Deve-se analisar com cuidado os prós e contras em relação a cada posicionamento antes de assumir um deles. O que não pode acontecer é não se adotar posicionamento nenhum ... ou então ser preguiçoso e querer receber tudo de graça.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você é daquele tipo de concurseiro que compartilha informações e material de estudo com colegas que vão prestar provas para os mesmos cargos que você? Porquê?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA





A música de hoje é um polka-techno instrumental muito interessante do produtor musical suíço-iraniano Samim, chamado "Heater" ("Get Physical") que tem feito muito sucesso na Europa.

1 Response to "Compartilhar ou não compartilhar?"

  1. Camisa 9 says:

    Somos do grupo 3, mas confesso que sou um pouco preguiçoso e ignorante na hora de fazer buscas...Tenho bastante material que ainda nem dei uma olhada e na maioria dos materias que tentei estudar ou apenas olhei eu não gostei muito. Não sei classificar os materiais por hora, fica pra próxima!

    Abs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards