Então é por isso ...

Poucas coisas são mais frustrantes para um concurseiro quanto pegar o edital de um concurso que considere interessante, procurar pelas matérias que serão cobradas e depois de ler com cuidado, coçar a cabeça diante de tópicos que além de amplos são também misteriosos quanto ao que é para estudar.

Foi exatamente isso que aconteceu comigo quando li o edital do concurso do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, com provas marcadas para esse final de semana.

Se muita coisa era clara e fácil de localizar para estudar, outros tantos tópicos eram vagos, amplos e misteriosos. Veja por exemplo “Conceitos de Estado, Sociedade e Mercado”. Putz, dá tanto para resumir esses conceitos em meia folha de papel quanto escrever um livro de mil e duzentas páginas sobre o assunto.

O maior problema com esses tópicos não é nem como estudá-los, mas onde encontrar material adequado para estudá-los. Apelei para livros de faculdade e na Internet para artigos acadêmicos, sempre com uma pergunta sem resposta me incomodando, “de onde será que as bancas tiram esses tópicos?”

Essa semana, na reta final dos estudos e ainda com vários tópicos sem estudar por não ter encontrado material adequado, me toco a pesquisar na Internet. E então, bingo, encontrei sem querer a resposta para a tal pergunta que me incomodava.

Pesquisava um dos tópicos de “Ciência Política e Administração Pública” no Google, quando encontrei uma referência exata ao mesmo em uma página da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Clico no link e sou levado à ementa de um tal “Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
APP - Especialização em Políticas Públicas” do Instituto de Economia dessa universidade pública federal. Então, para minha surpresa, lá estavam, praticamente, todos os tópicos que seriam cobradas no concurso do MPOG de “Ciência Política e Administração Pública”.

É isso mesmo, gente, os tópicos de “Ciência Política e Administração Pública” que serão cobrados nesse final de semana nas provas do concurso do MPOG para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, serão dados em aula no “Módulo 1 – Teoria Política do Estado e da Gestão Pública” desse curso de graduação Lato Sensu da UFRJ com início em agosto desse ano e que custa uma bagatela: “Valor Básico do Curso: R$ 9.120,00 em 12 x de R$ 760,00”.

Vejam só:


Tópicos que estão no edital (clique aqui para acessá-lo ou clique na imagem para vê-maior).


Matérias que estão na tal ementa do curso da UFRJ (clique aqui para acessá-la ou clique na imagem para vê-maior).

Sinceramente não sei quem copiou de quem, se a ESAF da UFRJ ou se a UFRJ da ESAF. Também não sei se isso pode acontecer ou não. O que importa é que está sendo exigido dos candidatos ao tal cargo um nível de pós-graduado no assunto.

Isso me acalmou, sinceramente. Estava muito preocupado por não ter conseguido dar conta de todos os tópicos do edital, de não ter conseguido material bom e suficiente para estudar tudo o que era pedido. Mas depois de encontrar essa “coincidência” e sabendo que em pós-graduação se estuda muito com capítulos e passagens de livros, artigos acadêmicos e materiais diversos, não me culpo mais por não ter dado conta de todo o edital.

Resumo da ópera – Essa “coincidência” é para deixar claro de uma vez que, definitivamente, os concursos públicos estão não somente se tornando mais concorridos, mas também muito mais difíceis e cobrando um nível muito alto de conhecimento dos candidatos. Não se enganem, é preciso estudar muito, mas muito mesmo e isso só tende a se tornar ainda mais complicado. Não assustarei se daqui a pouco descobrir que estão cobrando nível de doutorado para passar em concursos públicos, não vou mesmo.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
A música de hoje encontrei por acaso na Internet. Infelizmente não descobri ainda muita coisa sobre ela, mas a batida é muito legal. O nome é "Nathan Haines feat.Marlena Shaw - Squire for Hire".

5 Response to "Então é por isso ..."

  1. Raquel says:

    :O
    Essa sou eu, boquiaberta.

    Se eu antes eu estava desconfiada disso, agora minha certeza é ainda maior. Eu estive pensando nisso porque noto que alguns dos concursos que faço têm um nível de cobrança de questões que um bacharel comum tem dificuldade de enfrentar. Não é impossível, mas torna-se mais difícil.

    Noto que os pós-graduados e outras pessoas com maior tempo de formadas conseguem ir melhor em determinadas provas. Os cargos podem até não exigir a pós, mas o estudo para determinados concursos deve fluir melhor quando se cursa alguma especialização.

    Eu preciso fazer uma pós-graduação. O problema é conseguir pagar por uma. Tomara que eu consiga um dia!

    Anônimo says:

    Charles (não se esse o teu nome, mas já vi outras pessoas te chamando assim, então vou arriscar..rsrsr),

    te desejo uma ótima prova no concurso que vc vai fazer esse final de semana.

    Ah, fica a dica pra vc e pra mais algum concurseiro que tiver interesse: saiu ontem o edital do TRT de Alagoas. É cadastro de reserva, mas os salários são muito bons. As provas serão em setembro, dia 21 e as matérias estão bem fáceis. Será FCC. Maceió, além de ser uma cidade linda, não tem custo de vida alto. Sou suspeita pra falar pq moro aqui, mas é verdade. Então, quem se interessar é só ir no site do TRT dar uma olhada no edital e vê se vale a pena ou não.

    Mais uma vez, boa prova e boa sorte!!!!

    Abraços, Helineide

    Camisa 9 says:

    Vc é Maceió Helineide! LEGAL!
    Adoraria trabalhar e morar aí, o problema é pagar a passagem até ai rsrs

    Camisa 9 says:

    Ainda bem que, por enquanto, eu só presto concurso pra nível médio! :p

    Olá, tudo bem? Gostaria de saber qual material voce usou para estudar "Conceitos de Estado, sociedade e mercado". Vai cair num concurso e nao sei qual material usar. Voce tem algo? Um abraço e valeu!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards