Enquanto isso, durante as horas vagas de descanso ...

Você sabe que é um concurseiro sério se quando não está estudando fica preocupado de que deveria estar estudando, se fica encucado de que está vagabundando, jogando tempo fora, ou seja, não fica em paz durante as horas livres de descanso de que dispõe.

Antes de tudo, isso é natural, porém, como tudo na vida, tem um lado bom e um lado ruim.

O lado bom é que isso mostra que você está realmente sintonizado em se preparar para as provas e que está na guerra dos concursos públicos para ganhar. O lado ruim é que todo ser humano precisa de um pouco de descanso mental e que essa preocupação mata qualquer chance de descansar com qualidade.

Mas como lidar com essa questão da culpa?

A resposta para essa pergunta é simples. Basta otimizar o uso do seu tempo livre de descanso de forma a alavancar suas horas de estudo. É isso que eu e muitos outros concurseiros fazem e tem dado muito certo.

Não tem coisa pior quando estamos estudando do que interrupções. Quando somos interrompidos por alguma coisa perdemos o ritmo de estudo. Quando nos livramos do motivo da interrupção demora um pouco até pegar novamente “o fio da meada” e o ritmo. Nisso já comprometemos tempo precioso. O pior é que 80% das interrupções são causadas por coisas bestas, como quando nos lembrarmos de fazer alguma coisa, fazer uma ligação, enviar um email, pegar um livro que precisamos para estudar e não achamos, colocar grafite da lapiseira, ...

Agora pense bem. De um lado o concurseiro tem o problema das interrupções nos horários de estudo. De outro lado tem as horas livres de descanso. Porque então não utilizar parte deste para minimizar aquele? Será que é tão difícil assim usarmos um pouco do tempo livre para fazer coisas menores que costumam nos interromper quando estamos estudando. Claro que não. É exatamente isso que é otimizar o uso do tempo e alavancar as horas de estudo.

Assim aproveite seu tempo livre para fazer tudo o que possa interrompê-lo quando estiver estudando. Envie seus emails, faça suas ligações telefônicas, separe seu material de estudo do dia, coloque grafite nas suas lapiseiras e tudo o mais. Fazendo isso você eliminará, no mínimo, 70% das interrupções durante o horário de estudo. Ótimo, não?

Outra coisa que deve ser feita nas horas livres de descanso é unir o útil ao agradável. Atualidades é matéria comum em concursos públicos, cobrada diretamente em questões específicas e previstas no edital, ou indiretamente em questões de outras matérias. E como estudar essa matéria? Simples, se mantendo atualizado com o que acontece no Brasil e no mundo em termos de política, tecnologia, comportamento, cultura, esportes, acontecimentos. E para se manter atualizado você precisa assistir a um bom telejornal diário noturno, quando há um resumo do que aconteceu no dia, ler pelo menos dois jornais diários, que podem ser online ou em papel, dar uma olhada em um bom canal virtual de notícias (G1, Terra, Uol, IG, ...), ler uma revista semanal (Veja, Isto É, Época, ...). Tudo isso você pode fazer nas horas livres de descanso, já que não demandam concentração pesada como outras matérias.

Agora, descansar a mente é tão importante quanto estudar. E como se descansa a mente? Assistindo a um bom filme ou programa de TV, lendo um livro interessante que não tem nada a ver com concursos, praticando esportes, papeando com os amigos, brincando com o gato ou cachorro de estimação, praticando algum hobby. Quando descansamos a mente a preparamos para receber novas informações no próximo bloco de estudo. Mente cansada significa estudo ruim, isso é fato.

Tá aí a receita de como otimizar seu tempo livre de descanso. Aproveite-o para se livrar do que pode interrompê-lo enquanto estuda, para se manter atualizado sobre o que anda acontecendo no mundo e, claro, para descansar sua mente, afinal de contas, você não é uma máquina.

Resumo da ópera – Use suas horas livres de descanso de forma inteligente ao invés de ficar cochilando no sofá ou se remoendo que não está estudando. Isso depende somente de um pouquinho de planejamento e de boa vontade. E nada melhor do que descansar merecidamente após um dia proveitoso de estudos, tranqüilo de que você cumpriu seu dever e que está um pouquinho mais próximo da sonhada aprovação em concurso público.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Como você costuma gastar o tempo que tem livre? Você procura esquecer concursos? Você procurar fazer algo que seja complementar aos estudos?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA





A música de hoje é um jazz moderninho do músico austríaco Parov Stelar (Marcus Füreder) com participação especial da cantora, também austríaca, Gabriella Hanninen. A música se chama "Charleston Butterfly".

1 Response to "Enquanto isso, durante as horas vagas de descanso ..."

  1. Camisa 9 says:

    Às vezes só cochilar, ou praticar um esporte já me bastava!
    E depois ia pro cursinho heheh

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards