Concurseiro doente é concurseiro fora de combate

Indisposição, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios, corisa (nariz escorrendo), febre baixa, garganta arranhando. Esses são sintomas de uma das mais comuns e chatas doenças enfrentadas pela raça humana, o resfriado comum. Apesar de na maioria dos casos não evoluir para algo mais sério, o resfriado está longe de ter uma cura que não seja natural (leia-se, esperar o corpo se cure sozinho). Em todo mundo o resfriado comum é a principal causa de visitas a médicos e faltas à escola e ao trabalho, além de ser responsável por prejuízos anuais na casa de centenas de milhões de dólares por conta dessas faltas.

Pois bem, ontem, a quatro dias das provas do concurso do MPOG (acontecerá nesse sábado e domingo), acordei com esses sintomas. E é uma droga acordar com resfriado. Para começar, não se tem disposição sequer para sair da cama, muito menos para encarar um dia de estudos.

Infelizmente, por melhor que nos cuidemos, corremos o risco constante de ter algum problema de saúde, seja mais simples, como um resfriado, um pouco mais complicado ou até mais grave, como aconteceu recentemente com gente que conheço:

- Não faz muito tempo, uma amiga concurseira enfrentou um ataque alérgico bravo que a tirou do ar por uma semana. Entre médicos, remédios, erupções de pele e sintomas nada agradáveis, ela simplesmente não pôde estudar. Mas a menina não desanimou, assim que melhorou voltou a estudar com força total para tirar o atraso e colocar os estudos em dia.

- Outro amigo concurseiro passou por algo mais complicado. Um dia, no cursinho para concursos, começou a sentir uma forte dor abdominal. O cara teve de ser levado de ambulância ao hospital. Diagnóstico, apendicite aguda. Ele entrou no bisturi pouco depois de ser hospitalizado. Apesar de ser um procedimento cirúrgico relativamente simples, ele também ficou sem poder estudar por quase uma semana.

E estudar doente é complicado, com dor então é pior ainda.

Cara, estava ajudando meu pai a montar uma cama daquelas antigas, pesadonas, e uma madeira caiu no meu dedão. Doeu, mas não dei muita bola, estava de tênis. Só quando fui tomar banho que notei a unha pretinha. No dia seguinte tinha prova o dia todo, mas como tava doendo muito, resolvi ir antes ao pronto socorro, achei que tinha quebrado o dedo. Lá furaram minha unha com um metal quente e vazaram o sangue acumulado sob a unha, que fazia pressão e causava a dor. Depois fui fazer prova e não foi fácil, rapaz, não foi mesmo”.

Quem contou isso foi um concurseiro que conheci em Brasília e que também prestava o concurso do TST. Imagine fazer prova com o dedão doendo, deve ser complicado, principalmente em termos de concentração.

Diante de todos esses exemplos, algumas coisas ficam muito claras:

- Temos de tomar muito, mas muito cuidado mesmo com nossa saúde. Infelizmente isso é algo deixado de lado por muitos concurseiros, que depois reclamam quando ficam impedidos de estudar por alguma doença.

- Se ficar doente, o melhor é tratar da saúde devidamente, aceitar que nessas épocas fica mesmo muito difícil estudar, e tirar o atraso depois de convalescer, com tranqüilidade.

- Além de problemas de saúde comuns, acidentes acontecem (unhas esmagadas, braços quebrados, cortes, cabeçadas, ...) e necessitam de tratamento imediato, assim como doenças.

- Nada de ficar com algum sintoma achando que não é nada e não procurar um médico. Uma dorzinha insistente de estômago pode ser uma úlcera ou gastrite, dor de cabeça pode ser pressão alta ou problema nos olhos, e assim vai. Então, sentiu algum sintoma, procure um médico.

- Nada de auto-medicação. Essa é uma mania brasileira que muitas vezes resulta no agravamento de doenças até então simples de serem tratadas.

Resumo da ópera – Com saúde não se brinca, gente. Somente quem já teve de ficar um tempo sem estudar por conta de alguma doença sabe o quanto isso é ruim e como não se pode fazer nada a não ser aceitar a situação. Ignorar um sintoma aparentemente sem importância e se auto-medicar pode ser o caminho mais curto para um longo período sem poder estudar. Se isso acontecer, sobrará o arrependimento. Portanto, cuidado com sua saúde. Quanto ao meu resfriado, o negócio é tomar bastante líquido, um antigripal e esperar meu organismo dar conta dela.

———«»———«»———«»———

PERGUNTA DO DIA

Você já teve de diminuir o rítmo de estudo ou mesmo parar de estudar por algum tempo por conta de alguma doença? Como lida com ficar doente com algo que, tecnicamente, não atrapalharia os estudos, mas acaba atrapalhando?

Essa pergunta deve ser respondida em nossa comunidade no Orkut. Basta clicar no homenzinho ai em cima (você precisa estar conectado no Orkut em outra janela de navegador para ser levado à página de resposta).

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA
Você já ouviu algo de uma cantora chamada Mathangi Maya Arulpragasam? Exatamente por conta do nome praticamente impronunciável, a menina usa o nome artístico de M.I.A. Natural do Sri lanka (daí seu nome pra lá de diferente) e naturalizada inglesa, a menina alcançou a fama em 2004/5 ao misturar o funk e treços de músicas em português em suas músicas. "Boyz" é uma música muito legal, animada, dançante. Aos meus ouvidos o "boyz" é pronunciádo quase igual ao nosso tradicional "pois é", hehehe.

3 Response to "Concurseiro doente é concurseiro fora de combate"

  1. Anônimo says:

    Ah,detesto ficar doente!!! E quem gosta,né?rssrsrssrsrsr.....

    Mas, o jeito é se cuidar, parar, dar tempo para o nosso organismo se recuperar! E depois, seguir em frente que atrás vem gente!!!rssrsrsrs....

    Abraços, Helineide

    Raquel says:

    Rapaz, se cuida porque isso pode acontecer sem aviso com qualquer um de nós. Se não tem jeito, descanse, não se torture por ficar encostado esses dias e volte com carga total quando estiver melhor. Sabe como é, eu tenho conhecimento de causa! Minha alergia foi muito severa.

    Raquel

    Camisa 9 says:

    Sei que é meio tarde para vir ateh aki te desejar melhoras, mas espero que vc já esteja 100%!

    Abraços

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards